# Kalúnia 2023 para 2024 - Recuerdos deSobral Pinto /

Kalúnia 50 - um jornal de boatos confirmados - Peru com farofa a brasileira

(Este texto foi mandado ao jornal Folha de São Paulo, mas dele não teve qualquer satisfação)

Zulcy Borges de Souza - editor/jornalista formado em Comunicação Social

pela Faculdade Cásper Libero.

O advogado Sobral Pinto disse, numa memorável entrevista ao Pasquim, na década de 70, disse que o Regime Militar de então estava tentando criar uma democracia brasileira como se tentasse inventar o perú a califórnia. O grande jurisconsulto ironizava, assim, os senadores biônicos (indicados sem eleição) e outros casuísmos da chamada democracia indireta, de caserna, dos generais Geisel e Golbery.

Para Sobral Pinto, a democracia e o perú assado só poderiam ser feitos de uma maneira - não necessitavam disfarces. Já a democracia atual brasileira é um peru a califórnia, e torrado.

Nas eleições municipais deste ano, e do próximo ano, já houve e haverão milhões de votos brancos, nulos e abstenções de evidente protesto enquanto os votos válidos elegerão centenas de vereadores e prefeitos ficha-suja; candidatos muitas vezes eleitos com apenas 500 votos de legenda, em municípios de até 50 mil habitantes. Os absurdos são tantos que partidos chegaram a colocar candidatos sem autorização dos próprios, apenas para cumprir cotas como a de candidatos mulheres.

Arrematando, a eleição acontece em conjunto com um julgamento de corrupção política de última instância em que nenhum partido vai ser condenado. Isto apesar de todos continuarem coordenando compras massivas de votos, sob todas as formas (dinheiro, cestas básicas, cargos,contratos) em todo o país.

Compras acompanhadas de campanhas milionárias onde não se sabe a maioria da origem de recursos. O golpe é tranquilo, já que sob uma legislação totalmente leniente e que admite um número infinito de partidos de qualquer natureza.

Entretanto, imprensa e opinião pública jazem inertes depois de permitirem que se amarre cachorro com linguiça na Constituição.

Cabe estritamente aos políticos uma reforma eleitoral e partidária, mas eles não fazem absolutamente nada neste sentido.

Para se ter uma ideia,

um dos últimos balões de ensaio ou de São João dos senhores, senhoras e senhoritas do Congresso é a discussão do fim dos salários dos vereadores.

Um primor de hipocrisia. E logo depois eles aprovaram a "semana do deputado", de terça a quinta-feira.

Alguém já se deu conta de que enquanto o STF julgava e condenava o mensalão a CPI do Cachoeira foi adiada ?

Mais um Natal está chegando e nós somos o peru que está indo para o forno.

Zulcy Borges de Souza, 53, é jornalista e editor do portal Mantiqueira 7 Artes, em reestruturação.

Zulcy Borges e editor e jornalista irresponsável
Enviado por Saskia Bitencourt em 22/12/2023
Reeditado em 22/12/2023
Código do texto: T7959748
Classificação de conteúdo: seguro