# No Momento de Uruguaiana - Justiça aceita denúncia contra acusado de matar pasto / Adiós Luizito Suárez /

Um jornal de atualidades

MORTE DO PASTOR

- A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público (MP) contra o homem de 28 anos acusado de assassinar o pastor evangélico Renato Coronel da Silva, em Uruguaiana, no dia 22 de novembro. Com isso, Luiz Ariel Gonzales virou réu na Justiça e responde por homicídio triplamente qualificado. Ele está preso na Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

A denúncia foi aceita em 13 de dezembro, mas a informação só foi divulgada pela Polícia Civil nesta terça-feira, 19/12. Segundo a investigação da Polícia, Gonzales foi contratado por uma empresária para cometer o crime contra Renato, de 34 anos. Ele foi morto a tiros em frente à padaria da qual era proprietário. A motivação para o crime seria uma dívida do pastor com a empresária.

o acusado foi preso pela Brigada Militar numa ação desencadeada a partir de uma investigação coordenada pelo delegado Wellington Pinheiro, da 2ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana e que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Além de Luiz, a suposta mandante do crime também acabou presa ao longo da investigação.

# A Crônica do Mahl : Adiós, Luizito Suárez

Mahl Crônico (mas hoje bonzinho)

Poucas despedidas de jogadores de futebol no Brasil foram mais emocionantes, nos últimos anos, do que a do craque uruguaio , Luizito Suárez, do Grêmio , no último 3 de dezembro, mesmo porque em pleno estádio e com um golaço do próprio para vitória de seu time.

Entretanto, não se viu nenhum cronista esportivo comentar que a marca do Pistoleiro goleador foi de um estrangeiro, enquanto os jogadores cá da terrinha continuam mais de terrão.

Não é xenofobia, Suárez sempre jogou no Grêmio como se fosse pelo Nacional, pelo Penãrol. Acontece que os jogadores brasileiros, já faz muito tempo, preferem jogar quando jogam é no Barcelona, na Roma, no Arsenal, ou qualquer timinho da Arábia Saudita como o Neimar.

Tá, Suárez ganhava R$ 400 mil por mês no Grêmio. Só que tem neguinho e loirinho tupiniquim ganhando o dobro no Brasil e fora para viver machucado ou jogando pedrinha na seleçãozinha - aquela que perdeu para a Argentina, outra noite, no Maracanã.

Chute seco com efeito em curva, o goleiro voa, a bola passa estourando na rede: Grêmio 1 x O Vasco da Gama. Adios, Suárez.

Olha aí:

Desde o começo da tarde desta quinta-feira (7), Luis Suárez integra mais um clã futebolístico. Durante sua vitoriosa carreira, o uruguaio ingressou em seletos grupos, como o de grandes artilheiros, jogadores multicampeões e de atletas que disputaram quatro Copas do Mundo. Agora, ele se junta a nomes como de Zico, Falcão, Taffarel, Júnior, Romário, Kaká, Adriano Imperador e Ronaldinho Gaúcho. Todos eleitos como melhor jogador do Brasileirão ao vencerem a Bola de Ouro.

Outro gremista, o paraguaio Villasanti, conquistou a Bola de Prata por ter entrado na seleção desta edição. A premiação é promovida pelos canais ESPN.

No palco dos Estúdio Quanta, em São Paulo, Suárez recebeu o troféu das mãos do ex-zagueiro Lugano, seu ex-companheiro de seleção uruguaia em 65 partidas. Ainda no palco, Suárez, emocionado, disse:

— O prêmio é do time, do pessoal que trabalha no CT. É difícil para um jogador de quase 37 anos, no ano que mais joguei na minha carreira, foi o ano que mais fiquei longe da minha mulher e dos meus filhos. Esse trabalho e sacrifício foi para eles e teve sua recompensa. Obrigado a todos.

Não é preciso pensar muito para entender as razões das escolhas. Apenas na quarta-feira (6), ele marcou dois gols icônicos. Ainda tiveram outros golaços e lances menos plásticos, mas de suma importância para o vice-campeonato gremista. Luisito foi responsável direto por 28 (17 gols e 11 assistências) dos 63 gols marcados pelo Grêmio na campanha.

Seus principais concorrentes eram os atleticanos Paulinho e Hulk. Os últimos formam com Suárez a dupla de ataque da Bola de Prata, premiação conjunta que elege a seleção do Brasileirão desde 1970, quando foi disputada a última edição do torneio Roberto Gomes Pedrosa. A formação da equipe ideal é feita através de média das notas recebidas por cada jogador ao longo dos 380 jogos do Brasileirão — a avaliação é composta pela nota de um jornalista e outra dada por um algoritmo que leva em conta as estatísticas das partidas.

O camisa 9 é o quarto atleta do clube a receber a Bola Criada, criada em 1973 pela Revista Placar, dois anos depois da premiação ser iniciada. Seu conterrâneo Ancheta foi eleito no ano inaugural ao lado do goleiro santista Agustín Cejas. Depois, em 1981, ano do primeiro título tricolor no Brasileirão, o meia Paulo Isidoro foi o vencedor.

O último jogador gremista a ser eleito o craque de uma edição havia sido Lucas Leiva, em 2006, temporada que, assim como a de 2023, marcou o retorno do Grêmio à Série A do Brasileirão.

Com Villasanti e Suárez, o Grêmio soma agora 37 jogadores que venceram a Bola de Prata — Suárez recebe os dois troféus.

O técnico Renato Portaluppi concorreu com Pedro Caixinha, do Bragantino, e Abel Ferreira, do Palmeiras, como melhor técnico. O prêmio ficou com o palmeirense pelo segundo ano seguido.

O dia ainda deve reservar mais prêmios para Suárez. Ainda nesta quinta, o jogador participará da premiação do Troféu Mesa Redonda, concedido pela TV Gazeta, também sediada em São Paulo. Esses são os dois últimos eventos oficiais de Suárez como jogador do Grêmio. Nos próximos dias, deve ser anunciada a sua contratação pelo Inter Miami, onde reencontrará Messi, seu parceiro nos tempos de Barcelona. Na manhã desta sexta-feira (8), a direção gremista programou a despedida do atacante convocando os torcedores a irem ao Aeroporto Salgado Filho se despedir do uruguaio a partir das 7h.

A seleção dos melhores do Brasileirão pela Bola de Prata

Masculino

Goleiro: Weverton (Palmeiras)

Zagueiros: Adryelson (Botafogo) e Murilo (Palmeiras)

Laterais: Mayke (Palmeiras) e Piquerez (Palmeiras)

Volantes: Villasanti (Grêmio) e Erick Pulgar) (Flamengo)

Meias: Arrascaeta (Flamengo) e Raphael Veiga (Palmeiras)

Atacantes: Luis Suárez (Grêmio) e Hulk (Atlético Mineiro)

Treinador: Abel Ferreira (Palmeiras)

Bola de Ouro: Luis Suárez (Grêmio)

Artilheiro: Paulinho (Atlético Mineiro)

Gol mais bonito: Endrick (Palmeiras) contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos

Revelação: Endrick (Palmeiras)

Feminino

Goleira: Luciana (Ferroviária)

Zagueiras: Day Silva (Ferroviária) e Luana (Ferroviária)

Laterais: Kati (Corinthians) e Yasmin (Corinthians)

Volantes: Brena (Santos) e Luana Berolucci (Corinthians)

Meias: Duda Sampaio (Corinthians) e Vic Albuquerque (Corinthians)

Atacantes: Aline Gomes (Ferroviária) e Jheniffer (Corinthians)

Treinador do futebol feminino: Arthur Elias (Corinthians)

Bola de Ouro: Aline Gomes (Ferroviária)

Artilheira: Amanda Gutierres (Palmeiras)

Gol mais bonito: Vanessinha (Cruzeiro) contra o São Paulo, no Estádio Marcelo Portugal

Revelação: Aline Gomes (Ferroviária)

Uruguaiana recebe certificado "Cidade Educadora" do TCE

- O Teatro do Sesi, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, foi palco do último encontro que reuniu 448 representantes de 21 municípios mentorados pelo Educa Mais RS. São eles: Uruguaiana, Alvorada, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Eldorado do Sul, Frederico Westphalen, Guaíba, Lagoa Vermelha, Montenegro, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Angelo, São Francisco de Paula, Soledade, Triunfo, Vacaria e Viamão.

A secretária de Educação de Uruguaiana, Maria Helena Bairros, participou do evento e recebeu do presidente do TCE-RS, conselheiro Alexandre Postal a certificação de "Cidade Educadora". O reconhecimento simboliza o comprometimento da evolução na área educacional, consolidando a participação do município no programa e o esforço pela melhora na educação pública.

--“No início da nossa administração focamos na análise de resultados das políticas públicas. A convicção é de que o programa Educa Mais é duradouro, transcende a nossa gestão, marca um novo capítulo na relação entre o Tribunal de Contas do Estado, gestores da educação e prefeitos. O impacto futuro se refletirá em resultados concretos na qualificação da educação”, disse o presidente do TCE-RS.

O Educa Mais RS, gerenciado pelo Centro de Políticas Públicas e pela ESGC, objetiva aprimorar a administração educacional em municípios gaúchos para a melhoria dos indicadores de aprendizado. São oferecidos seis meses de mentoria de gestão educacional ministrada por especialistas de renome nacional, sob a supervisão dos auditores do CPP.

Também participaram da cerimônia de abertura o diretor-geral do TCE-RS, Mauro Carapeços; o diretor de Controle e Fiscalização, Bruno Londero; a diretora Administrativa, Livete Rajczuk Masiel Meira, além do diretor da Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) do tribunal, Anderson Bettanin.

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) abre processo seletivo para especialização lato sensu

Há vagas de pós-graduação de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática), Campus Bagé; Especialização em Gestão e Saúde, Campus Uruguaiana; e, Especialização em Mídia e Educação, Campus São Borja.

Inscrições - pelo sistema Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), até o id 28 de dezembro de 2023. A oferta, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), visa formar profissionais na área da educação superior por meio da disponibilização de cursos à distância.

No Campus Uruguaiana são 150 vagas para o curso de Especialização em Gestão e Saúde EAD. A carga horária é de 510 horas Já no Campus São Borja são 180 vagas para o curso de Especialização em Mídia e Educação EAD. A carga horária é de 405 horas.

Para o Campus Bagé são oferecidas 150 vagas para o curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática) EAD. A carga horária é de360 horas

Diesel baixa

- A partir desta sexta-feira (8), a Petrobras reduzirá em R$ 0,27 por litro o preço médio de venda de diesel A para as distribuidoras. Com isso, o valor passará a ser de R$ 3,78 por litro. A última vez que a empresa havia mexido no valor do combustível havia sido em outubro, quando elevou seu preço.

Segundo a Petrobras, "o ajuste é resultado da análise dos fundamentos dos mercados externo e interno frente à estratégia comercial da Petrobras, implementada em maio de 2023 em substituição à política de preços anterior, e que passou a incorporar parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação".

A petroleira calcula que, considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, "a parcela da Petrobras no preço ao consumidor terá uma redução de R$ 0,24 por litro e passará a ser, em média, R$ 3,33 a cada litro vendido na bomba".

De reajuste para frentistas a postos com prejuízo: Sulpetro explica o que motivou a alta recente no preço da gasolinaDe reajuste para frentistas a postos com prejuízo: Sulpetro explica o que motivou a alta recente no preço da gasolina

Se confirmada a previsão, o preço médio do diesel A S10 nas bombas poderia chegar a R$ 5,92 por litro, segundo cálculo da petroleira que considera o valor médio de R$ 6,16 por litro apurado pelo Levantamento de Preços de Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a semana de 26 de novembro a 2 de dezembro.

O valor cobrado ao consumidor final é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.

No ano, o preço de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras teve redução de R$ 0,71 por litro, equivalente a 15,8%.

Gasolina e GLP

Para a gasolina, neste momento, a Petrobras anunciou que está mantendo seus preços de venda às distribuidoras estáveis, tendo em vista o último movimento realizado em 21 de outubro, uma redução de R$ 0,12 por litro.

No ano, os preços de gasolina A da Petrobras para as distribuidoras acumulam uma redução de R$ 0,27 por litro, equivalente a 8,7%.

Para o GLP, os preços de venda às distribuidoras permanecem estáveis desde 1º de julho. No ano, os preços de GLP da Petrobras para as distribuidoras acumulam redução equivalente a R$ 10,40 por botijão de 13 quilos, ou 24,7%.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 21/12/2023
Reeditado em 21/12/2023
Código do texto: T7958889
Classificação de conteúdo: seguro