# Momento Itajubense : Itajubá cai para décimo quarto município do Sul de Minas / Petrobrás baixa preço do óleo diesel / Haddad parte para cima de Zema /

Jornal virtual de Itajubá, Sul de Minas Gerais

Quinta - feira, 7 de dezembro de 2023

Itajubá caiu

Mais dados do último Censo do IBGE relativos ao município de Itajubá. Ele aparece colocado em decimo quarto lugar em termos populacionais do Sul de Minas. Isto para um município que esteve muitos anos entre os cinco mais populosos é sem dúvida muito preocupante e explica sua falta de investimentos públicos e privados.

Outro dado negativo: o salário médio da população empregada não passa de 2,5 mínimos, ou seja , pouco mais de R$ 2 mil.

Diesel baixa

- A partir desta sexta-feira (8), a Petrobras reduzirá em R$ 0,27 por litro o preço médio de venda de diesel A para as distribuidoras. Com isso, o valor passará a ser de R$ 3,78 por litro. A última vez que a empresa havia mexido no valor do combustível havia sido em outubro, quando elevou seu preço.

Segundo a Petrobras, "o ajuste é resultado da análise dos fundamentos dos mercados externo e interno frente à estratégia comercial da Petrobras, implementada em maio de 2023 em substituição à política de preços anterior, e que passou a incorporar parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação".

A petroleira calcula que, considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, "a parcela da Petrobras no preço ao consumidor terá uma redução de R$ 0,24 por litro e passará a ser, em média, R$ 3,33 a cada litro vendido na bomba".

De reajuste para frentistas a postos com prejuízo: Sulpetro explica o que motivou a alta recente no preço da gasolinaDe reajuste para frentistas a postos com prejuízo: Sulpetro explica o que motivou a alta recente no preço da gasolina

Se confirmada a previsão, o preço médio do diesel A S10 nas bombas poderia chegar a R$ 5,92 por litro, segundo cálculo da petroleira que considera o valor médio de R$ 6,16 por litro apurado pelo Levantamento de Preços de Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a semana de 26 de novembro a 2 de dezembro.

O valor cobrado ao consumidor final é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.

No ano, o preço de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras teve redução de R$ 0,71 por litro, equivalente a 15,8%.

Gasolina e GLP

Para a gasolina, neste momento, a Petrobras anunciou que está mantendo seus preços de venda às distribuidoras estáveis, tendo em vista o último movimento realizado em 21 de outubro, uma redução de R$ 0,12 por litro.

No ano, os preços de gasolina A da Petrobras para as distribuidoras acumulam uma redução de R$ 0,27 por litro, equivalente a 8,7%.

Para o GLP, os preços de venda às distribuidoras permanecem estáveis desde 1º de julho. No ano, os preços de GLP da Petrobras para as distribuidoras acumulam redução equivalente a R$ 10,40 por botijão de 13 quilos, ou 24,7%.

O ministro da Economia , Fernando Haddad

critica o governador de Minas Gerais, Romeu Zema

Haddad afirmou que o governador de Minas praticamente governou com recursos federais, aumentou o valor da dívida de cerca de R$ 100 bilhões para R$ 160 bilhões e não conseguiu resolver o problema mesmo aliado a Jair Bolsonaro (PL).

--"Ele ficou quatro anos com um aliado no Planalto, podendo fazer alguma coisa por Minas. E tudo que ele fez foi endividar Minas. A dívida saiu de pouco mais de R$ 100 bilhões para R$ 160 bilhões", disse.

Zema tenta aprovar o Regime de Recuperação Fiscal na Assembleia Legislativa de Minas, mas Pacheco e Silveira têm costurado um plano B junto ao próprio presidente da República.

O próprio governo admite que, sem isso, os servidores públicos estaduais terão os salários atrasados a partir de fevereiro e, "muito provavelmente", voltarão a receber de forma parcelada no primeiro semestre.

O plano alternativo está baseado em três eixos: reduzir o valor da dívida; entregar ativos como a Cemig, a Codemig e a Copasa (de água) à União; e usar parte dos créditos da repactuação do acordo feito após o rompimento da barragem em Mariana.

Haddad disse que a federalização de ativos de Minas exige "muita cautela" por causa dos acionistas minoritários, e reforçou que o governo federal concorda em aumentar o prazo para que o governo mineiro apresente uma solução.

Zulcy Borges e editor e jornalista responsável
Enviado por Saskia Bitencourt em 07/12/2023
Reeditado em 07/12/2023
Código do texto: T7948969
Classificação de conteúdo: seguro