Isso vai dar m...

 

As últimas notícias falam que o referendo convocado pelo ditador da Venezuela teve como resultado o "sim" para a anexação da maior parte da Guiana Inglesa, sob a alegação de pertencer historicamente à Venezuela.

Convém lembrar que a Venezuela é um dos maiores países DO MUNDO e que a Guiana, sem Essequibo, se reduz à quase nada.

Vamos então voltar aos tempos de Heródoto, que viveu séculos antes de Cristo e escreveu uma História Universal?

Naquele tempo os reis eram absolutistas e tinham a mania do expansionismo. Quando se sentiam suficientemente fortes invadiam seus vizinhos por veneta, portanto sem sequer aventar pretextos. A própria fábula do lobo e do cordeiro...

Assim houve muita guerra, sangue derramado, injustiça e usurpação naqueles tempos sem lei ou regidos pela lei do mais forte.

Nos últimos séculos porém desenvolveu-se a diplomacia. Se agora temos embaixadas, ONU, OEA, tribunais internacionais, como é que um governo pode determinar unilateralmente uma guerra contra um país vizinho?

Maduro quer seguir o exemplo de Putin? Então é melhor pensar na possibilidade de a Guiana seguir o exemplo da Ucrânia.

Já tem guerras demais no mundo: na Europa, África, Oriente Medio e Ásia. O Papa Francisco mesmo, mais de uma vez disse que vivemos uma guerra mundial "em pedaços". Decididamente não precisamos que Maduro inclua a América do Sul no mapa bélico.

Se os pedaços de guerra se unirem aí sim haverá uma verdadeira guerra mundial. Alguém quer realmente que isso aconteça?

 

imagem freepik