As rodas de conversas de hoje e antigamente

 

 

 

     Em épocas onde não haviam aplicativos de mensagens e nem redes sociais, as notícias corriam de boca em boca. Algumas vezes puros boatos em que as pessoas passavam o tempo para falar sobre tudo e sobre todos. Eram rodas debaixo de árvores, cadeiras espalhadas pelas calçadas ou pessoas na janela olhando o movimento. Em algumas cidades isso ainda acontece, é uma espécie de ritual onde conversar sobre todo tipo de coisa virou um hábito. As notícias corriam rápido, muitas vezes de maneira verdadeira, e até de forma deturpada ou aumentada.

     Com o passar dos anos, o advento da tecnologia e a violência essas cenas se tornam raras, com exceção de cidades calmas e pequenas. Isso passou a ser uma preocupação e uma cautela, assim como brincadeiras e ficar até mais tarde na rua. Algumas pessoas passam mais tempo em suas casas, ao mesmo tempo que não deixam de sair para o seu lazer por se sentirem mais seguras. Mas a verdade é uma só: Ninguém está seguro em lugar algum, infelizmente.

      Sem contar que toda essa modernidade dá um certo "conforto" pois diante de tantas possibilidades, pode-se fazer muitas coisas em um clique. Em épocas marcadas pela impossibilidade de sair, tudo fica simples. Basta uma tela que tudo chega em casa, muitas coisas se resolvem, contas são pagas, trabalho, compras e estudo à distância. Tudo se torna prático até se dispensando as notas físicas de dinheiro em papel.

     Hoje, as rodas de conversas estão mais presentes em grupos nos aplicativos, mensagens de áudio e a visita online dá espaço às visitas físicas. Não que substitua ou sejam melhores. Existem sim as rodas cheias de contato, conversas, risadas, abraços e essas tecnologia alguma pode ser comparada, pois nada é páreo para a presença real das pessoas que gostamos de estar perto.

 

Publicado em: 18/05/2022

Republicação: 26/10/2023

AdriSill
Enviado por AdriSill em 26/10/2023
Código do texto: T7917523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.