Sexualidade uma realidade humana

Na teoria sobre a sexualidade fica claro que é uma realidade e uma dimensão humana, Freud através de seus estudos e seus atendimentos vai aos poucos desenvolvendo uma teoria que mudaria totalmente a forma de entender a psique humana.

Freud desvenda aos poucos os gatilhos, e estrutura psiquica, onde estão alojados os traumas das pessoas e qual é a maneira mais adequada de tratamento.

Aos poucos foi percebendo que os afetos não falados eram recalcados.

Ficou claro que desde o início da vida humana o desejo libidinoso, se na infância buscamos o seio materno como um meio para se alimentar, na fase aduta buscamos o seio como um meio de prazer. Logo, somos seres que somos voltados ao prazer.

A libido de uma energia inata do ser humano que o impulsiona ao desejo.

Da mesma forma que somos voltados para a vida (Eros), somos do mesmo modo, seres voltados para a morte (Tanatus).

Freud desenvolveu esta teoria, pois o mesmo viveu no contexto da guerra, e começou a se questionar, porque os homens se matavam, a partir daí, ele começou, a perceber que está característica psíquica também é algo que parte desde de a infância, no simples ato de mastigar o alimento, já se percebe a agressividade, pois precisamos de tal energia violenta para o detrimento do alimento.

Também o módulo deixou claro que a libido tem suas fases, que vai acompanhar toda a vida do homem.

A partir do olhar para a libido e suas fases, Freud desenvolveu outro conceito muito importante da psicanálise, o Narcisismo.

O Narcisismo faz com que a pessoa fique presa somente a suas vontades, ignorando as necessidades do outro, é a partir desses estudos que Sigmund Freud vai entendendo como nasce os traumas, de onde vem os traumas, e como cuidar do mesmo.

Outro conceito que o módulo 3 vai trabalhar é o complexo de Edipo, ou seja, o conflito da fase falica, é o período onde a criança começa a perceber seu corpo, e as diferenças entre o sexo felino e masculino, o complexo é anterior aos sintomas.

É ele que vai estar ligado as funções sociais, mas é com Lacan que nasce essa divisão no sentido de tarefas, denominado por "funções maternas" e "funções paternos".

Ao mesmo tempo que a criança fica próxima de um dos pais, e se afasta, do outro, a ponto de sentir raiva, pois psicologicamente vê o outro como rival.

O complexo de Edipo vai de encontro com os conflitos familiares, e este complexo esta relacionado a sexualidade da criança, pois ela percebe que tem desejos, e nesta fase infantil que o sujeito se estrutura psiquicamente seu ego.

Freud vai bordar como que isso se da no menino e na menina, em relação ao papel da mãe e do pai.

Em relação ao menino, ele se assegura no afeto da mãe, porém, temos que entender qual a figura matriarcal e o que ela representa. A mãe representa o amor como afeto muito forte. Então o pai  surgi como terceiro elemento.

Já a função paterna é responsável pelos limites, ele é a ferramenta de castração.

O menino busca o pai como referência, mas ao mesmo tempo o vê como rival. Busca ser o pai para conquistar a mãe, a criança interiorizar as regras e desiste da disputa com o pai, com medo de perder o amor do pai, e interiorizar essas regras que ele leva para seu ambiente social.

Já com a menina, acontece de forma diferente, ela vai ter uma relação afetiva com a mãe, e com o pai, mas se aproxima do pai com as características da mãe, mas ela entende que o mundo vai  além daquela relação e amadurece, mas é através deste complexo que o indivíduo percebe que é responsável pelas suas escolhas.

O que ficou muito claro para mim é que tanto a libido a pulsões e a sexualidade, são eixos centrais na psicanálise. Falar de psicanálise, é impossível falar sem citar Freud, pois é ele o responsável por aprofundar o tema, não podemos reduzir a sexualidade a somente ao sexo, e sim olharmos como este processo está relacionado ao desenvolvimento do psíquico social, pois nós seres humanos, somos seres sexuados, e por isso, esta intrinsicamente relacionado a maturidade mental.

A partir desta teoria, Freude desenvolve dois conceitos, o inconsciente e o consciente. E A partir daí desenvolve outros conceitos como: a libido e suas fases, e são elas 5 fases que tem uma sequências, sem ser linear, podendo evoluir, estagnar, ou retroceder.

E essas fases acontece desde o nascimento até a fase adulta.

São nessas fases que irão acontecer os pontos de fixação.

A primeira fase é a oral, pois a boca é a primeira via de acesso ao mundo do bebê, ela vai está ligada a sua sobrevivência, pois o bebê se alimenta através dela e ao mesmo tempo isso lhe da os primeiros prazeres, também experimenta suas primeiras agressividade, por causa do detrimento da alimentaçao pelos dentes.

Fase anal sua características estão no controle das fezes, e A partir dali que o individuo vai se percebendo, enquanto ser.  Depois temos a fase falicas, e sua característica está baseada nas zonas genitais, está ligada a curiosidade é a identificação, são os momentos de questionamentos e reconhecimentos.

Depois temos o período das

Latência, é o período das regras, fase da disciplina, e logo após vem a última fase a fase Genital, o que para muitos pais é uma fase complicada, pois é a fase da adolescência, o próprio termo fala por si só "adolescência" vem do latim "dolecer" que significa "adoecer, crescer com dor" , é este período que aparece a rebeldia, as quebras das regras, afrontamentos, medos e dúvidas, transformação muito grande, pois o indivíduo começa a encarar seus sentimentos, e começa adquirir sua identidade.

Portanto a psicanalise trás todos estes conceitos, e para entender ela num todo, tem que se olhar através deste prisma, o prisma da. Libido, pulsões e sexualidade.

guido campos
Enviado por guido campos em 24/09/2023
Código do texto: T7892899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.