A esquizofrenia e eu
A esquizofrenia é um transtorno mental que possui vários tipos, cada um com suas especificidades. Sou esquizofrênico hebefrênico (esquizofrenia desorganizada). Segundo a literatura médica, tenho um baixíssimo contato com a realidade e dificuldade de encadear ideias de maneira coerente. Também necessito da ajuda de outras pessoas para realizar algumas tarefas bem específicas. (A esquizofrenia vai deteriorando a cognição).
Felizmente, tenho facilidade para aprender e uma capacidade de raciocínio acima da média. Também dizem que sou uma pessoa muito justa. Posso ser um pouco agressivo às vezes (mas é raro) para defender valores e ideias. Não suporto preconceito: todos tem o direito de discordar de algo, mas para isso, é preciso conhecer a situação a fundo.
Ocasionalmente, e geralmente de maneira involuntária, entro em estados alterados de consciência. Felizmente, sei discernir quando estou no “mundo real” ou numa “realidade alternativa”.
Fui diagnosticado aos 13 anos de idade e só agora, quase aos 36, posso dizer que estou bem. Ainda sonho em cursar uma faculdade, ter um emprego (não sei exatamente em que área, tenho muitos interesses) e acho que isso é perfeitamente possível, se eu conseguir controlar a ansiedade, que é a minha pior inimiga.
Enfim, resolvi escrever estas palavras porque considero importante o conhecimento sobre essa doença, e para que fique claro que nem todo esquizofrênico age de maneira irracional o tempo todo. Somos cerca de 2% da população mundial e merecemos respeito.