Sacolas Plásticas e meio-ambiente
Na época em que foram lançadas as sacolas plásticas, eram consideradas como algo moderno e cômodo.Atualmente, elas são as vilãs do meio ambeinte, pois o ser humano, em sua maioria, não é capaz de usá-las da maneira correta.Desse modo, houve a criação de leis brasileiras, em âmbito estadual e municipal, proibindo a utilização desse tipo de sacola. Porém, ela não é devidamente respeitada pelos empresários e consumidores.
Não há dificuldade em relatar as consequencias da má utilização dos sacos plásticos , pois, cotidianamente, a mídia as expõe. Um dos problemas gerados é o assoreamento das galerias pluviais, aumentando a incidência de entupimentos e inundações, podendo causar doenças transmitidas através do contato com a água contaminada.
É inegável que as sacolas plásticas são transportadas por intermédio da ação dos ventos para diversos ambientes como, florestas, rios e mares, entre outros locais nos quais são ingeridos por animais que acabam confundindo o saco com alimento, morrendo sufocados, causando um desequilíbrio ambiental.
Com a necessidade de preservação da natureza, é de extrema importância ideias que visem à sustentabilidade. Uma delas é a adesão da população às sacolas biodegradáveis. De fato, elas contribuem para a redução da poluição, pois não agridem o meio ambiente e são produzidas a partir de materiais reciclados. Dessa maneira, também é fundamental que a lei criada para banir as sacolas plásticas, ganhe uma abrangência nacional, pois assim, ela será mais eficaz.
(Rubens Viana Neves Castelo)