Comentários e bloqueios no Recanto

 

De vez em quando surgem umas polêmicas em torno desse assunto. Claro está que cada recantista tem todo o direito de apagar comentários e bloquear usuários. Isso porém, respeitado o direito de cada um, não nos impede de desenvolver considerações.

Eu modero os comentários. A experiência me mostrou que é útil fazer isso, principalmente quando a gente toca em questões polêmicas. E isso por respeito aos leitores, inclusive crianças que tenham acesso aos nossos textos.

Mas notem bem, não sou desses que apagam comentários por discordarem de mim. No meu perfil consta: "As discordâncias são bem vindas".

Os casos em que eu apago são basicamente esses:

1) ofensas;

2) palavreado chulo;

3) ausência de foco (texto que ignora a matéria postada; não importa se elogioso);

4) recado lacônico e repetitivo, tipo "Passei para ler" ou "Muito bem, parabéns!", onde fica parecendo que o comentarista nem leu nosso texto;

5) comentários incompreensíveis.

Ainda existe uma sexta opção, se a própria pessoa pede para apagar sem postar, por ser apenas um recado pessoal.

Quanto aos bloqueios. Eu estou no Recanto há 10 anos e até hoje não bloqueei ninguém, mas várias pessoas me bloquearam. A maioria nem sei porque, um ou outro eu sei, mas não acho motivo suficiente.

Tomemos um caso, sem dizer o nome. Postei mensagem na escrivaninha de um colega recantista a quem já conhecia de outro espaço. Era um assunto polêmico, nem lembro mais o que foi, mas eu estava apoiando o autor. Bem, aí ele entrou no meu espaço, pegou uma postagem minha qualquer e utilizou o campo de comentário para tratar do caso, ignorando completamente o assunto da minha matéria.

Ora, isso é uma desfeita, mesmo que a pessoa não perceba ou não tenha a intenção.

Eu apaguei esse comentário que não era comentário. É o caso 3, a falta de foco.

Pois bem, ele reapareceu na minha escrivaninha, zangado por eu "restringir" comentários, disse até que eu não deveria comentar em lugar nenhum mas só me comunicar "em privado". Como da primeira vez, ele ignorou a postagem cujo campo para comentar utilizou.

E como da primeira vez eu apaguei seu texto.

Fui na sua matéria que eu comentara, ele tinha apagado meu texto, e também me bloqueou.

Paciência, entendo que eu fiz o que era certo.

Percebo certo padrão quando alguém faz um banimento em seu espaço:

1) quem bloqueia não avisa que vai bloquear;

2) quem bloqueia não avisa que bloqueou;

3) quem bloqueia não explica porque bloqueou (o caso narrado é uma exceção, se bem que a explicação não foi dada mas deduzida);

4) quem bloqueia jamais remove o bloqueio, salvo exceção, e

5) quem bloqueia jamais visita a escrivaninha da pessoa interditada, mesmo que o fizesse antes.

Quanto a esse último ponto: eu nunca bloqueei ninguém, nem mesmo quem me bloqueou, já que não cultivo o hábito da retaliação. Então, se algum dos que me bloquearam estiver lendo, queria avisar que se quiser pode comentar na minha escrivaninha sem problemas, exceto nos casos elencados acima. Discordar de mim ou ter bloqueado meu nome não é motivo para que eu recuse sua visita.

Vamos usar o bom senso.