A TRAVESSIA ( UMA HISTÓRIA ROMÂNTICA E FILOSÓFICA)
O jovem barqueiro aguardava trabalho, quando aquela senhora um pouco além da meia idade apareceu e lhe solicitou: - leva-me ao outro lado do rio, por favor... – Sim, senhora, ele respondeu, logo após Ter tomado em suas mãos algumas moedas que ela lhe entregou em pagamento. E enquanto ele remava, observava o rosto bonito daquela senhora... E ao mesmo tempo em que apreciava a bela paisagem de beira de rio, a senhora igualmente observava o rosto bonito do jovem. Quando estavam a meio da viagem, ele lhe disse: - Vejo em ti a beleza das marcas do tempo, a lucidez advinda da experiência de vida bem vivida, o caráter nobre de quem aprendeu a se amar, e a luz de quem se conserva eternamente jovem a despeito da idade que avança... E ela lhe disse: - Vejo em ti a beleza do teu corpo jovem, a sede de conhecer mais sobre si e o mundo, e quando te olhas ao espelho , sei que teus olhos emitem clarões do conhecimento das tuas melhores características, assim como sei que quando te deitas para o repouso necessário, meditas sobre tua juventude, e sobre os dias que virão e como chegar ao futuro sem as dores da consciências pesada... E então eles se calaram. E se olharam muito, e mesmo se apaixonaram! E quando chegaram ao outro lado do rio, ela era um hino de glória ao lúcido e amoroso passar do tempo; e ele era uma canção que celebrava o vigor presente. Mas ambos seguiram caminhos distintos: a bem dele, que ainda precisava aprimorar-se na condução de seu barco, nas muitas travessias que teria de fazer cruzando o rio; a bem dela, que já chegara à outra margem, sã e salva de quaisquer afundamentos. Mas não fora ele e seu barco forte e sua disposição em remar, e ela não teria atravessado, e não haveria hinos de glória... Mas não fora ela, e as moedas que lhe deu, e a confiança nele depositada como barqueiro, e ele não teria trabalhado, e não teria ganho um tanto de seu dia, e não haveria motivo para canções celebrativas... Sem ele, ela seria um sol reverberante, porém reticente... Sem ela, ele seria uma alvorada magnífica porém sem esperanças...