A origem da favela no Brasil

A primeira favela do Brasil foi criada no Rio de Janeiro no final de 1897 por combatentes da Guerra de Canudos que voltaram ao Rio para conseguir um imóvel que o Exército havia prometido como recompensa pela atuação na guerra. Porém, ao retornarem, os soldados não receberam a moradia e se instalaram no morro atrás da Central do Brasil, esperando uma providência. Na ocasião se juntaram a eles os ex-escravos que também foram abandonados a sorte com a abolição da escravidão. Por isso, uma das versões contadas é que por esse motivo o morro, localizado no Centro da capital fluminense, foi nomeado de Morro da Providência, permanecendo até hoje com o nome dado desde a época de sua ocupação.

Ao longo dos anos, as favelas foram se multiplicando em função do grande êxodo de pessoas que chegavam em busca de melhores condições de vida, e como não tinham qualquer privilégio na então capital da República do Brasil, precisavam residir mais próximo do trabalho. A partir daí começaram a construir suas casas nos morros em volta das regiões onde haviam mais ofertas de empregos disponíveis.

Nesse período o Rio de janeiro se tornou a principal cidade brasileira, abrangendo todas repartições públicas, destacando-se pelo grande volume de negócios, comércios e serviços e tornando-se consequentemente o local mais procurado pela população em todo território nacional na busca de oportunidades de trabalho.

Pessoas de várias partes do Rio de janeiro e do país se instalaram nessas comunidades, pois quanto mais perto do emprego, menos tempo gastariam para se deslocar.

Hoje, a cidade do Rio de Janeiro possui 763 favelas com mais de 1.209.000 moradores, segundo os dados do censo de 2022 do IBGE.

Assim como no Rio, as favelas que existem no Brasil tem predominantemente as mesmas características, entretanto elas tiveram sua expansão em função do grande abismo socioeconômico prevalecente no país e de políticas públicas de moradias insuficientes, já que o déficit habitacional é muito grande conforme aponta a Fundação João Pinheiro de Minas Gerais, mostrando que esse déficit é de quase 6 milhões de moradias.

Curiosidades do Brasil

Por Antônio de Magalhães

Jornalista

"favela" (Brasil)

substantivo feminino

Área urbana caracterizada por moradias precárias e infraestrutura de urbanização geralmente deficitária.

Antônio de Magalhães
Enviado por Antônio de Magalhães em 16/06/2023
Código do texto: T7814937
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.