Redação: Cronologia e Método de Ensino
REDAÇÃO
CRONOLOGIA E MÉTODO DE ENSINO
1. Conceito de Redação;
2. Tipos de textos para Redação;
3. Método de ensino;
4. Redação para o Enem.
* Tipo de texto do Enem;
* Escrever na terceira pessoa;
* Título é opcional;
* Respeitar as trinta linhas;
* Estrutura da Redação (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão);
* Coesão e Coerência( significado e exemplificação);
* Interpretação do enunciado do Tema;
* Prática de redação (sugestão de tema para avaliação);
* Prática de Redação (Introdução);
* Prática de Redação ( 1°parágrafo de desenvolvimento)
* Prática de Redação (2°parágrafo de desenvolvimento)
* Prática de Redação ( 3° parágrafo de desenvolvimento);
* Prática de Redação ( parágrafo de conclusão e proposta de Intervenção).
* Estudo de redação nota 1000.
* Prática de redação em sala de aula.
MÉTODO DE ENSINO
Construtivista (PIAGET)
Tem como objetivo executar as aulas estimulando o aprendizado dos estudantes com a participação ativa do mesmos, com intervenções e opiniões. Desenvolvendo o conhecimento e o senso crítico durante as aulas junto ao professor.
REDAÇÃO
É o ato de redigir, escrever com ordem e método como forma de expressar os pensamentos de forma clara e concisa.
TIPOS DE TEXTOS PARA REDAÇÃO
1. Narrativo;
2. Descritivo;
3. Dissertativo-argumentativo;
4. Injuntivo;
5. Jornalístico;
6. Carta.
1. Texto Narrativo
É o texto com narrativa de conflitos vividos com personagens, estruturada numa apresentação de desenvolvimento, clímax e desfecho.
2. Texto Descritivo
É o texto que consiste em observação, representada pelos cinco sentidos, num relato com riqueza de detalhes capaz de provocar imagens no subconsciente do leitor.
3. Dissertativo-argumentativo
É o texto mais exigido na maioria das seleções, incluindo o ENEM. Tem como principal característica a estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. São escritos na terceira pessoa, na língua formal culta, evitando linguagem coloquial, gírias e sentido figurado. Deve ser claro, objetivo e com pontuação correta.
4. Texto Injuntivo
É o texto de instrução, com o objetivo de orientar em um determinado processo como bula de remédios, manual de instrução, receitas, etc.
5. Texto Jornalístico
É o texto usado com o intuito de informar acontecimentos ou fatos de forma objetiva e clara. Pode conter mistura de elementos como narrativas, imagens, figuras e não exige opinião, apenas transmissão de informações relevantes.
6. Carta
É o texto de comunicação entre duas pessoas. Pode ser pessoal, escrita de forma simples e informal ou dirigida a uma autoridade, escrita numa linguagem formal-culta.
REDAÇÃO PARA O ENEM
Texto Dissertativo-argumentativo, escrito na linguagem da norma formal culta, em terceira pessoa. Respeitando a estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão com proposta de Intervenção que respeite os Direitos Humanos.
• O texto do Enem deve ser escrito na terceira pessoa para ser objetivo e impessoal.
• Utilizar título na redação é opcional, mas caso seja usado, faz parte da contagem de linhas escritas.
• A estrutura da Redação obedece a regra do texto Dissertativo-argumentativo: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Tema \ 1 parágrafo de 3 a 5
Tese /
Introdução : Primeiro parágrafo ( 3 a 5 linhas) deve-se tentar incluir o tema, para que o leitor compreenda do que se trata, e em seguida o seu posicionamento(tese).
Argumento 1. Segundo parágrafo da redação. Todo problema tem um porquê, explicite isso de forma negativa ou positiva de acordo com o que você escolheu argumentar, demonstrando conhecer bem causa e efeito.
Argumento 2. Terceiro parágrafo da redação. Cria-se um trabalho de contradição, com efeito de comparação, para demonstrar conhecimento, do ponto de vista contrário.
Argumento 3. Quarto parágrafo da redação. Trabalhar com exemplos, para tornar o texto mais rico e interessante. Com citações, dados, comparações, e para isso é fundamental ler livros, revistas, artigos, assistir jornais, entrevistas, séries, documentários etc.
Conclusão: Último parágrafo. Retorna-se a tese, com uma síntese geral e propõe uma sugestão para solucionar o conflito, indicando agentes competentes para exercer a proposta. Sempre respeitando os direitos humanos.
• Coesão e Coerência.
A Coesão é a utilização e ligação correta das palavras nas frases, períodos e parágrafos. Colaborando assim, com sua organização por meio de conectivos, em especial, as conjunções.
A Coerência é a relação entre duas ideias, com ligação lógica, harmoniosa, sem isso, fica incoerente.
Ex: Panetone, nozes e peru, mesa pronta para a Sexta feira Santa.
• Interpretação do enunciado do Tema da Redação. Compreender o que se pede no enunciado, qual o questionamento do tema.
• Prática de redação para avaliação. Proposta de redação com tema abrangente para avaliar as diversas linhas de pensamento, domínio da escrita, da estrutura da redação e da coerência.
• Prática de redação (Introdução). Proposta de redação feita em sala de aula, com a prática da construção interativa entre alunos e professor.
• Prática de redação (Desenvolvimento). Prática de redação feita em sala de aula com a prática de construção interativa entre alunos e professor.
• Prática de redação (Conclusão). Prática de Redação feita em sala de aula com a prática de construção interativa entre alunos e professor.
• Estudo de redação nota 1000.
Leitura e observação das redações nota 1000 das várias edições do Enem.
• Simulado de redação em sala de aula.
Valquiria Maria Duarte
Educadora Social
Referências:
Mundovestibular.com.br
Cartilha do Participante 2022
Curso preparatório e Guia do estudante ENEM.
Teoria do Construtivismo de Jean Piaget.