Redação: Cronologia e Método de Ensino

REDAÇÃO

CRONOLOGIA E MÉTODO DE ENSINO

1. Conceito de Redação;

2. Tipos de textos para Redação;

3. Método de ensino;

4. Redação para o Enem.

* Tipo de texto do Enem;

* Escrever na terceira pessoa;

* Título é opcional;

* Respeitar as trinta linhas;

* Estrutura da Redação (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão);

* Coesão e Coerência( significado e exemplificação);

* Interpretação do enunciado do Tema;

* Prática de redação (sugestão de tema para avaliação);

* Prática de Redação (Introdução);

* Prática de Redação ( 1°parágrafo de desenvolvimento)

* Prática de Redação (2°parágrafo de desenvolvimento)

* Prática de Redação ( 3° parágrafo de desenvolvimento);

* Prática de Redação ( parágrafo de conclusão e proposta de Intervenção).

* Estudo de redação nota 1000.

* Prática de redação em sala de aula.

MÉTODO DE ENSINO

Construtivista (PIAGET)

Tem como objetivo executar as aulas estimulando o aprendizado dos estudantes com a participação ativa do mesmos, com intervenções e opiniões. Desenvolvendo o conhecimento e o senso crítico durante as aulas junto ao professor.

REDAÇÃO

É o ato de redigir, escrever com ordem e método como forma de expressar os pensamentos de forma clara e concisa.

TIPOS DE TEXTOS PARA REDAÇÃO

1. Narrativo;

2. Descritivo;

3. Dissertativo-argumentativo;

4. Injuntivo;

5. Jornalístico;

6. Carta.

1. Texto Narrativo

É o texto com narrativa de conflitos vividos com personagens, estruturada numa apresentação de desenvolvimento, clímax e desfecho.

2. Texto Descritivo

É o texto que consiste em observação, representada pelos cinco sentidos, num relato com riqueza de detalhes capaz de provocar imagens no subconsciente do leitor.

3. Dissertativo-argumentativo

É o texto mais exigido na maioria das seleções, incluindo o ENEM. Tem como principal característica a estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. São escritos na terceira pessoa, na língua formal culta, evitando linguagem coloquial, gírias e sentido figurado. Deve ser claro, objetivo e com pontuação correta.

4. Texto Injuntivo

É o texto de instrução, com o objetivo de orientar em um determinado processo como bula de remédios, manual de instrução, receitas, etc.

5. Texto Jornalístico

É o texto usado com o intuito de informar acontecimentos ou fatos de forma objetiva e clara. Pode conter mistura de elementos como narrativas, imagens, figuras e não exige opinião, apenas transmissão de informações relevantes.

6. Carta

É o texto de comunicação entre duas pessoas. Pode ser pessoal, escrita de forma simples e informal ou dirigida a uma autoridade, escrita numa linguagem formal-culta.

REDAÇÃO PARA O ENEM

Texto Dissertativo-argumentativo, escrito na linguagem da norma formal culta, em terceira pessoa. Respeitando a estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão com proposta de Intervenção que respeite os Direitos Humanos.

• O texto do Enem deve ser escrito na terceira pessoa para ser objetivo e impessoal.

• Utilizar título na redação é opcional, mas caso seja usado, faz parte da contagem de linhas escritas.

• A estrutura da Redação obedece a regra do texto Dissertativo-argumentativo: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Tema \ 1 parágrafo de 3 a 5

Tese /

Introdução : Primeiro parágrafo ( 3 a 5 linhas) deve-se tentar incluir o tema, para que o leitor compreenda do que se trata, e em seguida o seu posicionamento(tese).

Argumento 1. Segundo parágrafo da redação. Todo problema tem um porquê, explicite isso de forma negativa ou positiva de acordo com o que você escolheu argumentar, demonstrando conhecer bem causa e efeito.

Argumento 2. Terceiro parágrafo da redação. Cria-se um trabalho de contradição, com efeito de comparação, para demonstrar conhecimento, do ponto de vista contrário.

Argumento 3. Quarto parágrafo da redação. Trabalhar com exemplos, para tornar o texto mais rico e interessante. Com citações, dados, comparações, e para isso é fundamental ler livros, revistas, artigos, assistir jornais, entrevistas, séries, documentários etc.

Conclusão: Último parágrafo. Retorna-se a tese, com uma síntese geral e propõe uma sugestão para solucionar o conflito, indicando agentes competentes para exercer a proposta. Sempre respeitando os direitos humanos.

• Coesão e Coerência.

A Coesão é a utilização e ligação correta das palavras nas frases, períodos e parágrafos. Colaborando assim, com sua organização por meio de conectivos, em especial, as conjunções.

A Coerência é a relação entre duas ideias, com ligação lógica, harmoniosa, sem isso, fica incoerente.

Ex: Panetone, nozes e peru, mesa pronta para a Sexta feira Santa.

• Interpretação do enunciado do Tema da Redação. Compreender o que se pede no enunciado, qual o questionamento do tema.

• Prática de redação para avaliação. Proposta de redação com tema abrangente para avaliar as diversas linhas de pensamento, domínio da escrita, da estrutura da redação e da coerência.

• Prática de redação (Introdução). Proposta de redação feita em sala de aula, com a prática da construção interativa entre alunos e professor.

• Prática de redação (Desenvolvimento). Prática de redação feita em sala de aula com a prática de construção interativa entre alunos e professor.

• Prática de redação (Conclusão). Prática de Redação feita em sala de aula com a prática de construção interativa entre alunos e professor.

• Estudo de redação nota 1000.

Leitura e observação das redações nota 1000 das várias edições do Enem.

• Simulado de redação em sala de aula.

Valquiria Maria Duarte

Educadora Social

Referências:

Mundovestibular.com.br

Cartilha do Participante 2022

Curso preparatório e Guia do estudante ENEM.

Teoria do Construtivismo de Jean Piaget.

Valquíria Duarte
Enviado por Valquíria Duarte em 16/06/2023
Reeditado em 16/06/2023
Código do texto: T7814890
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.