Informação quântica

Os imãs têm a capacidade de induzir os átomos a ficarem excitados. Performando em campos magnéticos que alinham os átomos que fazem os seus spins, girando e girando num complicado e entrópico balé de lógica. E é justamente nestes spins fortuitos e entregues a uma aleatoriedade fatal que está armazenada, é a informação quântica. E contudo a complexa dança dos átomos constituem-se em um programa de computador calcado na mecânica quântica arcaico.

Então os ímãs e os átomos que são afetados por eles formam o conjunto de um computador quântico primitivo. Como os computadores manipulam as informações, os computadores baseados na quântica manipulam assim a informação quântica, personificando uma extensão dos conceitos ideários de Shannon, e leva em conta as incertezas da mecânica quântica. A informação quântica é muito mais poderosa que a clássica, os bits quânticos têm outras propriedades a mais que não tem disponibilidade nos bits clássicos calcados em 0s e 1s. Há a possibilidade de divisão do bit em vários estados possíveis e teletransportado para um local distinto, além de poder realizar operações contraditórias numa sobreposição de estados alucinante.

É importante destacar que um dos grandes fatores que pesam favoravelmente à informação quântica em detrimento da clássica, do ponto de vista da eficiência, dinamicidade e capacidade. É o aspecto que a informação quântica serve-se a vontade da natureza para processar e armazenar os dados, haja vista que baseia-se em átomos e partículas elementares disponíveis no meio natural. Ao ponto que a informação clássica fica severamente restrita a 0s e 1s, num mundo totalmente artificial e binário. Levando em conta às potencialidades da informação quântica, poderíamos com um computador baseado em mecânica quântica com grande capacidade de processamento e arquitetura de hardware, quebrar todos os códigos criptográficos utilizados na segurança da informação que estão baseados em computação clássica (binária). Isto é uma proeza totalmente impossível para computadores comuns.

A informação quântica personifica-se numa chave importante para desvendar os mistérios do mundo quântico, é um acesso a um reino totalmente estranho e instigante. A informação quântica está associada de forma estreita com as leis fundamentais da física, e pode ser inclusive a chave-mestre para compreender as regras básicas e edificadoras do mundo microscópico, e indubitavelmente tem um funcionamento antagônico do macrocosmo.

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 04/06/2023
Reeditado em 05/06/2023
Código do texto: T7805547
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.