História 2

Na minha infanto juventude frequentei em escola pública o que à época chamavam de Ginásio. Quatro eram os anos de Ginásio, após haver logrado aprovação nos cinco anos que precediam a tal condição e chamada de Primário. Depois eram três anos de Colegial e, para alguns, Faculdade. Pois bem! Na época do Ginásio, uniforme nas escolas era obrigatório e não havia para comprar pronto. Uma costureira elaborava seguindo o modelo estabelecido. Fui com minha mãe na costureira, da qual não esqueci o nome, Loni. Fez-me o uniforme. À época eu já tinha quase o 1,88 metro que tenho de altura hoje e era muito, mas bota muito magro nisso. A calça, por mais que implorasse a ambas para ajustar a largura das pernas, não foi ajustada ao que imaginava seria ideal. Pareceu-me larga demais, verdadeira calça usada em espetáculos por palhaços. Fiquei decepcionado! Mas tinha que encarar as agruras da vida escolar. Óbvio que fui zombado pelos colegas. Tomei uma atitude, que julguei melhroraria a situação. Era inverno! Passei a usar ceroulas por debaixo das calças. Tinha a percepção de haver engordado e a calça não mais parecer tão larga. Tudo ia bem... mas veio a primavera e dias mais quentes. Resisti bravamente! Ai veio o verão. Jesus! Não sei como, mas resisti, desesperadamente, por dois longos meses, até que abandonei as tais ceroulas, pois transpirava tanto que estava emagrecendo e piorando minha situação. Ceroulas... nunca mais!