O facebook e os relacionamentos amorosos

O acaso me levou a explorar o Facebook e através dessa exploração percebi que ele é muito mais do que uma rede social. Entre outras coisas ele é uma vitrine onde as pessoas expõem as suas vidas e os seus problemas. É uma rede de fantasia, de mentiras, de idealização da beleza e da felicidade.

Esta rede tem suas vantagens e desvantagens.

O Facebook aproxima amigos que se encontram do outro lado do Mundo, e isso é gratificante, é uma maravilha incontestável, mas também apresenta o malefício de afastar casais, de causar danos irreparáveis àqueles companheiros quem estão verdadeiramente ao seu lado. A verdade é que todas as redes sociais mostram prejuízos nos relacionamentos, porém o que mostra um número mais elevado de divórcios de acordo com as pesquisas é o Facebook.

Encontrei dados relevantes de pesquisas realizadas que mostram que os casais estão se separando muito mais devido à essa rede social, uma vez que a citam como causa e motivo dessa separação. Os resultados de uma pesquisa realizada pelo site Divorce-Online, por exemplo, mostram que 33% das pessoas que pedem divórcio citam o Facebook como a principal causa do mesmo. E este número vem crescendo, pois este mesmo site, em 2009, apontava uma porcentagem de 20% de pessoas que citavam o Facebook como causa do divórcio. Tudo isto é muito assustador.

Os ex casais, indicam, o comportamento dos cônjuges com o sexo oposto na utilização do Facebook, e o fato destes utilizarem a rede social para fazerem comentários acerca dos seus ex-companheiros como os principais motivos da separação. O site ainda indica que os três agentes principais são: mensagens impróprias enviadas ao sexo oposto; mensagens desagradáveis acerca de ex-companheiros e os comentários dos amigos do Facebook sobre o comportamento do cônjuge.

As redes sociais talvez tenham se tornado a principal ferramenta de comunicação, até mesmo ultrapassando o texto e o e-mail. É notável que se alguém quiser ter um caso ou flirt com o sexo oposto, então é um lugar para o fazer, pois ele oferece as condições necessárias para isso, mas é preciso que se esteja preparado para assumir as consequências, pois ao usar o Facebook para fazer comentários de desabafo ou de agravo para os amigos, acerca de ex-companheiros, as consequências podem ser bem sérias, pois essas mensagens podem ser usadas como disputas financeiras e nos casos guardas dos filhos como uma evidência pelos tribunais.

As redes sociais, surtem um efeito curioso nas pessoas enquanto elas se tornam mais sociáveis online, quando estão off-line a socialização se perde, pois não sabem mais interagir e isso causa um efeito bastante negativo nos casamentos.

As pesquisas realizadas por sites, revistas especializadas e universidades mostram que quanto mais acessos, mais separações. E os resultados ainda pioram quando apontam que o número de pessoas consideradas viciadas em redes sociais que pensam na possibilidade de deixar seu parceiro é duas vezes maior do que nas pessoas comuns, atingindo 32% dos viciados no serviço. E mostram ainda que o outro lado da moeda, quem não utiliza sites do gênero é geralmente, 11% mais feliz com seu casamento.

Então pergunto a você que acabou de ler esse texto. Você já usou as redes sócias para falar mal do seu ex? Já usou as redes sociais para flertar? Está disposto a arcar com as consequências? Vale a pena trocar uma relação verdadeira com alguém que está ao seu lado por uma relação virtual? Pense nisso antes de dar o próximo passo, pois tudo o que você planta, você colhe.

Umbelina Marçal Gadelha