Conheça um pouco da formação da vila de Novo Remanso -AM, a vila maís charmosa do Amazonas

Aspectos Históricos da formação de Novo Remanso.

A ocupação histórica da área parece ter início com a instalação de uma fábrica para exploração de corantes e essências extraídas de espécies vegetais comuns na região, como o pau Brasil. Esse empreendimento chamava-se Usina Brasil, e os vestígios de sua localização e maquinários ainda podem ser encontrados na região.

Em 1963 a Usina foi vendida e o novo proprietário tentou unir à exploração das madeiras, uma extensiva plantação de cana de açúcar, sem lograr sucesso. No início da década de 1970 as atividades da Usina Brasil foram interrompidas.

Por volta de 1976 o empreendimento foi assumido por um grupo de empresários portugueses, que as estas alturas criaram a Cia Agrícola Industrial da Amazônia, conhecida como Ciazônia. A Ciazônia, que atraiu um grande número de pessoas para o local, tendo diversas famílias instaladas na região, acabou por dar nome ao lugar e tinha como objetivo a extração e beneficiamento de madeira. O sucesso do empreendimento não perdurou a longo e já no início dos anos de 1980 a empresa pediu concordata e suas terras e bens foram penhorados pelo Banco do Brasil, até hoje o principal dono das áreas onde a vila foi instalada.

O nome Novo Remanso parece ter surgido entre os anos de 1976 e 1980, por conta de uma particularidade geográfica do local onde está assentada a vila, mesmo se até hoje muitos conhecem a comunidade como “Menino Jesus” e os mais velhos se referem a ela como Ciazônia. tem registro que no ano de 1988 começaram a ser doados lotes de terra pelo senhor Juarez Leal, para que a localidade ganhasse desenvolvimento populacional.

Até 1986 o único meio de locomoção na região era através do transporte fluvial. A ideia era cortar a imensa floresta até chegar na Rodovia Am-010 que liga a capital do Estado, Manaus, ao município de Itacoatiara. Assim, começou iniciaram-se as obras de uma trilha de 42 km mata a dentro, dando acesso à rodovia Am-010 e daí para outras rodovias.

Em 2002 o ramal de acesso à região de Novo Remanso foi entregue às comunidades (Novo Remanso/Engenho/Ramal das Pedras/Fortaleza/Correnteza e arredores). Com a estrada asfaltada, ocorreu um rápido crescimento populacional tanto na zona urbana como na rural facilitando o escoamento da produção.

Hoje Novo Remanso está vivendo uma expectativa de crescimento industrial com a implantação do Terminal Portuário de Novo Remanso que já está em funcionamento, recebendo navios carregados de soja.

A empreiteira Zórtea foi uma das primeiras empresas achegar na localidade depois dos estudos de impacto ambiental e construiu o primeiro galpão dos 4 a serem construidos.

Vem pra vila charmosa.

abraço fraterno do professor Joilson Souza

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 02/05/2023
Código do texto: T7777883
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.