O conceito filosófico de felicidade

A felicidade é um tema central e muito discutido ao longo da história da filosofia. Diversos pensadores tentaram definir o que é a felicidade e qual é o caminho para alcançá-la. Nesta redação, serão apresentadas e analisadas as visões de cinco desses filósofos em relação à felicidade.

Aristóteles foi um dos primeiros filósofos a abordar o tema da felicidade em seu livro "Ética a Nicômaco". Para ele, a felicidade é uma atividade da alma de acordo com a virtude, e envolve a busca pela excelência moral, intelectual e emocional. Segundo Aristóteles, a felicidade não é um estado transitório ou uma sensação de prazer momentâneo, mas uma condição permanente e está associada à contemplação e à atividade virtuosa.

Já Epicuro, em sua obra "Carta sobre a Felicidade", defenderá uma visão bem diferente da de Aristóteles. Para ele, a felicidade consiste na sensação de prazer, e não na atividade da alma. Entretanto, a felicidade para Epicuro não é apenas momentânea, mas um estado duradouro de tranquilidade e paz de espírito que se alcança por meio da busca do prazer moderado e da ausência de dor e sofrimento.

Outro pensador que apresentou a visão de felicidade foi Immanuel Kant. Para ele, a felicidade não é o fim último da existência humana, mas sim uma consequência da realização do dever moral. Segundo Kant, a felicidade pode ser vista como uma recompensa pela virtude, mas não pode ser vista como um objetivo em si mesma. Desse modo, a felicidade não pode ser buscada diretamente, mas sim conquistada por meio da prática do bem.

Por outro lado, o filósofo francês Jean-Paul Sartre apresentou a felicidade como uma busca sem fim, uma vez que o ser humano é um ser aberto e incompleto. Para Sartre, a felicidade não está no fim da estrada, mas sim no caminho percorrido. O coração da felicidade, segundo ele, é a liberdade, pois é por meio dela que o indivíduo se encontra a cada instante, procurando sempre descobrir e inventar a si mesmo.

Por fim, Friedrich Nietzsche apresentou uma visão de felicidade muito peculiar. Para ele, a felicidade está associada à busca pela autenticidade e pela superação de si mesmo. Nietzsche afirmava que a felicidade não pode ser encontrada fora de si próprio, mas deve ser criada a partir da sua própria vontade. Assim, ele defendia que é preciso ter coragem para assumir suas escolhas e assumir a responsabilidade por sua própria vida.

Em conclusão, o tema da felicidade é bastante complexo e envolve diversas abordagens e perspectivas ao longo da história da filosofia. Diferentes filósofos apresentam visões e conceitos distintos a respeito da felicidade, e cabe a cada indivíduo buscar a sua própria definição e modo de alcançá-la. Entretanto, parece claro que a felicidade não é um estado permanente ou uma conquista final, mas sim um processo contínuo de autodescoberta e realização pessoal, que envolve a busca pelo autodomínio, virtude, liberdade, dever moral e autenticidade.

Lorena Borba
Enviado por Lorena Borba em 01/05/2023
Código do texto: T7777117
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.