Aventuras desta vida

Aventuras desta vida

Nem sempre a saudade é ..."palavra triste"...na foto a Serra do Japi, um lugar encantador, 350 Km de Mata Atlântica entre arvores e desfiladeiros, entre animais selvagens e córregos, entre musgos e folhagens, entre arvores e pedra.

Além de estradas sombrias e íngremes, que nos consome de prazeres e canseira, existe sons indescritíveis, quando não dos ventos, os dás chuvas geladas e de pássaros ariscos, que pouco os vemos.

Lembro-me de no meio da mata entre as montanhas, falar gritado com um companheiro no alto de uma outra colina, parecíamos perto, más para nos encontrar, foram horas entre uma vegetação extasiante, é que a primeira vista parecíamos perto, mas o descer e subir é uma tarefa demorada.

Animais silvestre fugindo assustados, pelos nossos cheiro ou barulho, muitas vezes nos assustam pela proximidade e o longo caminho se torna uma grande aventura.

Aí saudade se torna sinônimo de aventura, de felicidade que só os mais jovens podem conquistar, época que sim era um Filho, muito jovem de Jundiaí, com forças para as caminhadas ocasionais, que me dispunha, até em entre outros ecossistema do pais.

Em um paralelo com esta formação, andei pelas terras do Contestado, em Santa Catarina, onde os animais selvagens, como macacos Bugio, em bandos urrava assustadoramente nas geladas manhãs, onde a geografia montanhosa me exigia os mesmos esforços, lá também as chuvas fria, me pegava de surpresa me diminuindo o ritmo entre araucária, xaxim, erva mate etc.

É nem sempre a saudade é ..."palavra triste", como também das lembranças que me chegam, de pouco tempos atrás do cerrado, uma vegetação rica também, com arvores frondosas entre pinhas, macaúba, pitangas, os bichos que pude ver. só diferenciando dá aventura, pelo plano chão que se estende por quilómetros.

Esta sensação de estar nas matas é magica, como talvez, ás mesmas de um índio civilizado, que com lembranças de casa.

É que rios e lagoas, muitos cercados por grande extensão de arvores, nos enche de liberdade, de felicidades sonoras e perfumadas.

Hoje vivendo em ambiente urbano, havido por aventura, vou programando algum passeio que espero ainda ter forças para conhecer.