O que é o assédio? Ou mobbing
É uma forma de violência psicológica, onde o agressor persegui sua vítima através de uma serie de estratégias como falsas acusações, falando mal da vitima diante dos outros, espalhando rumores, desacreditando sua capacidade profissional, atentando contra a privacidade ou empregando linguagem vulgar e agressiva. Ou seja, o agressor coloca em prática todo o tipo de artimanha para minar o estado de espírito da vítima fazendo ela se sentir mal naquele ambiente que ela está.
Com o passar do tempo as pessoas próximas a vítima podem vê-la como uma pessoa estranha e diferente e assim o assediador ganha aliados indiretos em sua estratégia destrutiva, devido a isso a vitima começa a se sentir confusa e aos poucos começa a sofrer psicologicamente, mudando se comportamento no local de trabalho, ela deixa de participar das conversas cotidianas e se isola, levando a um estado depressivo que afeta negativamente sua vida pessoal, profissional e familiar.
A vitima não encontra explicação logica para a situação que ela vive e com isso acaba se sentido culpada, quando ocorre da vitima procurar por ajuda medica profissional acaba sendo diagnosticada com depressão ou alguma fobia, quando na realidade o seu desconforto ocorre por causa do assédio moral o mobbing que sofre no seu local de trabalho.
Há outros tipos de maus-tratos psicológicos, o mobbing é um dos que ocorre no ambiente de trabalho, quando o assedio psicológico ocorre nas escolas é chamado de bullying. Se a intensão do assediador tem finalidade sexual é chamado de assedio sexual, há também o cyberbullying e outras formas de assedio como aquelas praticadas por vizinhos e familiares.
Todos estes tipos de mobbing tem um elemento em comum: as vitimas sofrem distúrbios emocionais, sentem-se humilhadas e podem precisar de algum apoio psicológica para superar determinada situação.