Dramático depoimento contra o comunismo

 

DRAMÁTICO DEPOIMENTO CONTRA O COMUNISMO

Miguel Carqueija

 

 

Na revista católica “Permanência” nº 32, de maio de 1971, que Gustavo Corção e outros abnegados militantes católicos fundaram por volta de 1967, encontramos um valioso artigo assinado por Maria de Loudes Ganzarolli de Oliveira, sob o título “Depoimento”, que traz as denúncias do padre lituano Zeno Ignonis, sobre a verdade que se ocultava na Rússia e seu império, a União Soviética, hoje desfeito (Putin parece estar tentando refazer).

Paradoxalmente, num regime dominado pela mentira, o principal jornal era o Pravda — palavra russa que quer dizer “verdade”.

O sacerdote fala do assustador culto à mentira sob o comunismo: “Se convém dizer que o preto é branco, afirmar-se-á que é branco — e está dito. É impressionante. Chega a ser perturbador”.

Nas escolas ensinava-se o ateísmo. Certo professor dizia que Deus é um mito. Afirmou também que Jesus Cristo nunca existiu. Uma estudante de 20 anos contestou: “a existência de Jesus Cristo está historicamente provada”. Foi proibida de frequentar a escola e, querendo ser médica, fez provas para a faculdade, passou (tendo estudado sozinha) mas foi barrada, por não pertencer ao partido.

Um padre, coagido, declarou aos paroquianos que tudo o que havia ensinado era mentira. Ajoelhou-se em lágrimas diante do sacrário e partiu com alguns homens, e não voltou. Disse que era mentira o que ele sabia ser a verdade.

Tem o caso de certa senhora que levou seu filho, “um rapaz desajeitado e confuso”, até o Padre Zeno, e declarou: “Padre, este é meu filho. Sua professora tirou-lhe a fé. Tem que devolvê-la”.

O padre procurou pela professora que, vejam só, era crente, e ela deu a seguinte justificativa:

— Mas eu fui obrigada. O que posso fazer agora?

— Reze. Reze muito. E diga-lhe que mentiu.

Esta professora rezou, e muito, e confessou ao rapaz que havia mentido.

Deve ser terrível uma pessoa que crê firmemente em Deus, em Jesus Cristo e na Igreja, por medo passar a ensinar que Deus não existe, que Jesus é uma fábula e que a doutrina cristã é uma mentira. É preferível morrer a ceder a esta coação.

Senhor Jesus Cristo, nosso adorável Redentor: livrai-nos de vos renegar por medo aos homens! Pois se assim o fizermos que contas daremos quando chegar o nosso julgamento?

 

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2023.