Heróis especiais, super-heróis e poderes

HERÓIS ESPECIAIS, SUPER-HERÓIS E PODERES

Miguel Carqueija

 

 

Nota em 3/2/2023: este texto que localizei é apenas um esboço que fiz em 2016 ao qual dei uns retoques agora, e trata de um estudo que não cheguei a aprofundar, sobre poderes e habilidades de personagens da ficção.

Esclareço que não se trata de apologia dos super-herois, pois eu até os combato, especialmente os da DC e Marvel e alguns japoneses. Ainda que muitos sejam tradicionais, nas últimas quatro ou cinco décadas foram se tornando parte do culto à violência, feiúra e cinismo.

Segue o texto.

 

Não, eu não sou fã de carteirinha do universo de super-heróis, especialmente os das editoras DC e Marvel, que considero altamente paranoicos e teratológicos. Entretanto há criações interessantes e nem sempre é fácil decidir se este ou aquele personagem se enquadra como “super-herói” ou simplesmente é um herói ou detetive com habilidades especiais.

Tentando uma análise desses arquétipos ou figuras icônicas, tracei um esquema básico que pode servir de subsídio para estudos mais aprofundados. Eis os super-heróis ou heróis especiais, conforme os poderes ou habilidades predominantes que possuem:

 

Poderes pseudo-científicos (Super-Homem, Homem Aranha, Hulk)

Peter Parker foi picado por uma aranha radioativa e ganhou os tais poderes de aranha. O mais provável é que ficasse doente. O Super-Homem ganha seus poderes ao mudar de Sistema Solar – explicação mirabolante.

Poderes tecnológicos (Batman, Homem de Ferro, James Bond)

Batman tem dinheiro, que não deixa de ser um dos seus poderes. Mas quem fabricou o batmóvel e quem instalou o batfone na batcaverna?

Poderes mágicos (Harry Potter, Hermione Granger, Mandrake)

Os dois primeiros utilizam varinhas, o Mandrake limita-se a fazer “gestos hipnóticos” que qualquer um poderia imitar.

Poderes sobrenaturais (Sailor Moon, Ísis)

Em Sailor Moon os milagres realmente acontecem e se fala neles claramente. Ela é muito especial.

Poderes naturais (Tarzan, Sheena, Conan)

O Tarzan sabe até falar língua de gorila.

Poderes humanos (Fantasma, Zorro)

Esses não possuem tecnologia, exceto a pistola do Fantasma. Utilizam basicamente astúcia, disfarces e alguns truques.

Poderes intelectuais (Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Solar Pons)

São os famosos detetives investigativos e dedutivos da ficção policial, cérebros privilegiados.

Poderes misteriosos ou imponderáveis (Arsène Lupin, Hayley Stark)

Ninguém explica o controle dos acontecimentos de Lupin e da Hayley Stark do filme “Hard candy”.

 

Este é um esquema inicial a ser desenvolvido e aperfeiçoado.

 

 

Rio de Janeiro, 30 de maio de 2016/30 de janeiro de 2023.