# Momento Itajubense: Reitor da Unifei, Edson Bortoni participa de reunião com presidente Lula em Brasília/Cientista Itajubense, Ricardo Galvão , é o novo presidente do CNPQ/

Jornal virtual de Itajubá - Sul de Minas Gerais

Quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

O reitor da Universidade Federal de Itajubá-Unifei- Edson da Costa Bortoni, participou , hoje, da reunião geral do presidente Lula com reitores de universidades e diretores de Instituto federais, no Palácio do Planalto em Brasília- Distrito Federal.

A Unifei já havia publicado, antes, em seu portal na internet, nota de repúdio aos atos terroristas praticados por apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro, em Brasília.

Bortoni esteve também, antes, em Brasília , prestigiando a posse dos ministros da Educação, Camilo Santana e de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

O professor Edson da Costa Bortoni foi nomeado , porém, reitor da Unifei, pelo então presidente Jair Bolsonaro. O agora ex-presidente contrariou a eleição do professor e vice reitor, Marcel Parentoni, pela comunidade acadêmica. Bortoni foi o último colocado na eleição com apenas 3 votos contra 36 em Parentoni e José Montevechi com 10.

Ricardo Galvão é nomeado

novo presidente do CNPQ

- O físico Itajubense , Ricardo Galvão, foi nomeado esta semana novo presidente do CNPQ. Ele havia sido demitido da direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe - no governo Bolsonaro , por noticiar o desmatamento da Amazônia.

Galvão pretende aumentar o orçamento do CNPQ em 40% e recontratar técnicos para recuperar o órgão , extremamente desgastado pela gestão Bolsonaro , na opinião do cientista.

-- Vamos lutar para reverter cortes, prometeu. Para se ter uma idéia o quadro de funcionários foi reduzido de 700 para pouco mais de 300 servidores. A destruição foi muito grande, comentou.

Zulcy Borges Editor Jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 19/01/2023
Reeditado em 21/01/2023
Código do texto: T7699189
Classificação de conteúdo: seguro