Acontecimentos no Peru

 

Após a deposição e prisão, mês passado, de Pedro Castillo, presidente do Peru, aquele país vizinho entrou em convulsão social, com distúrbios provocados, segundo as notícias que eu consultei, pelos partidários do governante afastado. Eles querem a saída de Dina Boluarte, a vice que assumiu como titular. E já ocorreram diversas mortes nos confrontos que estão ocorrendo.

Acontece que Castillo havia tentado fechar o Congresso, num golpe de estado, e o tiro saiu pela culatra.

Pesquisei sobre as tendências políticas de ambos: Castillo consta ser de esquerda e Boluarte de centro-esquerda.

Outro dia o Papa Francisco manifestou sua grande preocupação com a situação do mundo. Além da persistente guerra da Rússia contra a Ucrânia e de outras guerras esquecidas pela mídia (mas Francisco sempre as enumera) o Papa também se referiu aos problemas no Brasil, Haiti e Peru.

Uma notícia mais recente diz que o governo peruano proibiu a entrada no país de Evo Morales, ex-presidente da Bolívia (aquele mesmo que tentou dar ao Papa Francisco um crucifixo blasfemo, com a foice e o martelo), por este estar tentando se imiscuir nos assuntos internos peruanos.

Realmente o que é que Evo Morales tem a ver com os problemas do Peru?

Antigamente se fazia muita questão da doutrina da "não-intervenção e autodeterminação dos povos". Em tese cada país deve tratar de seus problemas, só em casos especiais, como catástrofes naturais ou, caso da Ucrânia, uma injusta invasão estrangeira - outras nações devem se envolver.

Lembrei agora de um livro bizarro que li na década de 1960: "O livro das profecias", do conhecido escritor cearense Mozart Monteiro. Há muitos erros de interpretação, mas é interessante o que ele afirma citando alguma fonte: que no tempo do Anticristo, nenhuma nação conseguirá manter a ordem dentro de suas próprias fronteiras.

Já estamos começando a ver isso pelo mundo afora.

O nome "Anticristo", na Bíblia, só se encontra nas Epistolas de São João Evangelista mas é consenso que equivale à Besta do Apocalipse, ao "homem do pecado" e "filho da perdição" da Segunda Epistola aos Tessalonicenses" de São Paulo, e ao personagem Gog, do livro de Ezequiel, no Antigo Testamento.

 

Tenho razões para acreditar que os diversos fatores envolvidos apontam uma situação de caos mundial em 2023. Vejam o que já está acontecendo e ainda estamos na primeira quinzena de janeiro.

Temos de rezar e nos voltar realmente para Deus. Atentem nos avisos incessantes da Virgem Maria em Medjugorje e outros locais, inclusive Anguera no Brasil.

 

 

imagem freepik.com (caos)