Mudança na sociedade!!!

Uma folha em branco, que pode ser cheia de muita coisa, por mim vou gravar nela meus pensamento sobre a sociedade Portuguesa e do que vivo nela.

Selecionar ideias, para não serem como uma torrente de água que vai a deriva a derrubar todo e todos.

Paro e relembro meu passado, minha infância, muita coisa que de certeza que não entendi, nem sei ver se está melhor ou pior, pois a idade assim não me premitia, mas mesmo assim dentro de meu universo pequeno, reparavam em muita coisa que os adultos, não eram corretos entre si, e nem com as crianças, como que fosse uma sapiência e nós crianças, nada sabíamos… é por vezes terrível, achávamos estúpidos e parvos, levando mesmo a verbalizar que não queria ser adulta, mas sabendo que isso não ia ser possível, dizia que nunca iria ser como estes adultos.

Tenho de salvaguardar alguns adultos que nessa fase vivi, como minha Mãe e Avó, que me entendiam e me explicavam pacientemente o porque das coisas, o da mentira que os adultos tanto amam, e prezam em prol de dizerem que é uma mentira piedosa, foi difícil, integrar-me nesse mundo com uns meandros completamente alucinantes.

Inevitavelmente, fiquei adulta… como se acordasse de um semi sono… para este mundo real, que vocês vivem, o mundo da loucura pura.

Como todos os jovens, pelo menos na época, sonhavam em mudar o mundo… debatia-me com muita injustiça, cada vez com mais gravidade, e a revolta se instala em mim. Era algo latente, esta revolta, olhava e voltava a olhar e reparava que as pessoas da minha idade, já estavam também formatados e loucos como os tais adultos…

Andava pelas ruas da cidade, observava, os transeuntes, parecendo robôs, mas com um rosto pseud feliz, era louco… uns felizes, outros faziam que eram e outro eram muito doentes fisicamente, mas nenhum descobriu, penso eu, a realidade de suas vidas, que estavam a ser meros peões desta sociedade feita por nós próprios-

Na época, eu sentia olhares diferente para mim como quando era criança que ficava sentada no recreio a ver as colegas a brincar, e me questionava o porque de tudo a volta ser assim, em regra não tinha comigo colegas e muito menos amigos.

Quando jovem, parecia se repetir o mesmo, mas de forma diferente, pois alguns da minha idade, pareciam entender a minha linguagem e isso me deixava feliz. Só que quase sempre reparei que só eram o que na realidade eles queriam ser, não fazendo sacrifício algum pelo próximo… Não é que se tenha de fazer, mas todos nós sabemos que muitas vezes, mesmo inconscientemente o fazemos, e eles não mesmo. Relembro um jovem com deficiência física que sua postura fazia com que tivesse muitos amigos, mas … que falsidade! OS outros, quando este jovem estava, eram uma coisa, quando esta saia… eram só critica sobre o mesmo… que loucura…. Não eu não quero mesmo ser isto, este tipo de adulto não serei…

Durante a juventude, muita coisa vivida… e sempre a olhar para o outro, sempre a questionar os adultos, mas agora eu também o era e tinha uma responsabilidade maior que os outros, visto os ter criticado durante muito tempo,,, mudar esta sociedade doente…

A ambição escondida de ir para fora. E ser missionaria, e o pensar que tinha de ficar por causa da família, pois precisava de ajuda, para quê ajudar o de fora, se dentro precisam de ajuda, não faz sentido, e isso me demovei dessa ambição.

O tempo passava, e esse sonho acabou por ser mesmo desfeito, dentro de mim. Até que um dia pensei… não deves de matar esse sonho, já que tanto reclamas destes adultos, porque não ajuda-los a ver que estão errados e ao mesmo tempo aprender com eles!?

O choque maior foi quando deparo com velhos, numa sala que viam televisão… parecia tudo normal, mas não era, pois estes não sabiam ler, nem sabiam inglês…então porque estão eles com a televisão ligada!? Como se entretém!? Outra coisa escondida pela própria sociedade, como que guetos de velhos que lhe dão gratuitamente uma sala para estarem a passar os dias como o ar, sem objetivo nenhum. Que pensa esta sociedade sobre os velhos? Arruma-os!? Não prestam!? O que é ser velho!?Estas e muitas outras questões me atormentaram durante certo tempo.

Com o tempo a passar e com tudo isto, conclui que não tenho a capacidade de mudar o mundo, mas… pensei… posso mudar pequenos mundos, sendo estes pessoas, independentemente de idades, para que essa que o querem possam ajudar me a mudar o mundo. Desde aqui, coloquei mãos ao caminho, e sempre que posso falo de como o mundo pode ser bem melhor se conseguirmos olhar não só para nós e os nossos.

Tudo ia bem, o tempo, passou e este não tem culpa e nada, mas… com ele reparo que tudo esta mudado sim, mas a maioria para pior.

OS adultos, não continuam loucos, mas sim completamente alienados de loucura interna, da qual consideram que estão corretos em tudo o que faze, e deixaram de ensinar as coisas básicas as crianças, estando a transformar uma sociedade que ainda não a sei definir…mas estas crianças… que vivem rodeadas de adultos, não sabem viver, mas pensam que tudo vai ser sempre assim, ter coisas, fazer tudo o que querem e não saberem o básico para a sua própria existência…

Atualmente ao conversar com jovem, que outrora lhes chamaram de geração rasca, me dizem que sim, não são preparados para a vida, e estão cada vez mais dependentes dos ditos adultos.

Quase de certo que estais a pensar, e então que fazes tu, para isso não acontecer… Pois bem, eu … não tenho filho e me acusam por eu lidar com as crianças como lido que se deve a não os ter, mas sabem não e necessário ter filhos para saber o certo e errado, pois o amar não é deixar fazer tudo, amar é não tornar o outro dependente de nós e deixá-los voar.

Trabalho com crianças, e observo cada coisa, que me arrepia e por vezes me tira o sono, como o que os encarregados de educação fazes a estas crianças, completamente dependentes deles… e o pior e como fazer ver a uma criança que seus familiares estão errados !? como se faz isso!? E que adultos vão ser estes!?

O tempo irá dizer quem iram eles ser, mas eu, quando me deito no meu leito após um dia, outro e outro, durmo sossegada comigo mesmo, por não ser a adulto que muitos são e sei que contribuo para um mundo bem melhor.

2023/01/10

Margarida Rocha
Enviado por Margarida Rocha em 11/01/2023
Código do texto: T7691763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.