Vantagens de investir em um blog para a sua empresa

O blog é uma ferramenta de comunicação em que são publicados conteúdos online de forma rápida e prática. É uma espécie de site, como se fosse um “diário virtual”, que abrange conteúdos diversos que podem ir desde “dieta para casal emagrecer” até temas envolvendo esportes e atividades culturais, por exemplo. As publicações de conteúdos em blogs são conhecidas

como “posts” e são extremamente importantes para uma boa estratégia de marketing digital.

Por que investir em um blog?

Toda empresa deveria investir em um blog se ela deseja mostrar aos clientes verdadeiramente quem ela é e o que ela faz. Sabe-se que os consumidores mudaram o seu comportamento de uns tempos para cá e passaram a procurar opiniões sobre produtos e serviços em blogs antes de adquiri-los. Um blog empresarial geralmente conta com uma seção de comentários, que abre oportunidade para as pessoas expressarem sua opinião a respeito dos serviços e produtos que a empresa oferece. É para isso que um blog empresarial serve: conversar com seus clientes e divulgar seus produtos e serviços.

Uma boa empresa faz com que seus clientes lembrem-se dela na hora da compra e cria estratégias de marketing a fim de educar seus consumidores.

Antes de contratar um serviço, um consumidor a procura de um oftalmologista para cães, por exemplo, irá fazer uma rápida pesquisa no Google para buscar o melhor veterinário na sua região. Um blog diferenciado irá investir em conteúdos que atraiam a atenção do consumidor, que provoquem curiosidade por meio de imagens e títulos criativos e demonstrem uma real preocupação com os animais. Neste mesmo blog, seria possível criar títulos diferenciados: “como saber se o seu cachorro tem pressão alta”, “como identificar um gato com dor de dente”, entre outros. Contar histórias relevantes para o cliente através do blog é uma forma de fazer com que ele se lembre da empresa com carinho.

Quais os benefícios de possuir um blog dentro da estratégia de Marketing Digital?

São diversos os benefícios de possuir um blog e ele pode ser um grande

aliado dentro da estratégia de Marketing Digital da sua empresa. Enumeramos

uma lista de deles:

1) É uma grande oportunidade de contar histórias relevantes;

2) Otimização de pesquisa nos mecanismos de busca;

3) Uma excelente oportunidade de construir conexão com o cliente;

4) Servir de vitrine para os serviços que oferece;

Em um site comum existem informações gerais sobre a empresa como missão, visão e valores. Em um blog é possível gerar conteúdos que falem sobre assuntos relacionados ao nicho de atuação da empresa. Atualmente pequenas empresas e startups estão incorporando um blog corporativo em seus sites. O fato de o blog estar dentro do site da empresa ajudará a informar o leitor, promovendo crescimento em relação à visibilidade, vendas e faturamento da empresa. Uma empresa que preste serviço de assessoria e consultoria na área de Direito de Trânsito poderá publicar tudo que o cliente precisa saber nessa área e para diversos públicos: motoristas profissionais, de aplicativos, transportadoras, motoristas comuns, entre outros. Uma pessoa que faça a busca: “regularização cnh suspensa” no Google, poderá encontrar diversos blogs explicativos. Se o blog da empresa em questão sempre atualiza matérias relevantes para este público em específico, a empresa será uma autoridade no assunto e poderá aparecer no topo das buscas.. Dessa forma, são inúmeros os resultados que uma empresa que utiliza essa plataforma pode alcançar: desde a construção de uma audiência fiel com seus clientes; o fato dela estabelecer autoridade realçando sua imagem profissional; a construção de um real compromisso e conexão com o público; o fato de estar em aprendizado constante; fazer novas parcerias a partir de contatos profissionais e principalmente por destacar-se diante das outras empresas.