waji: A magia do azul no candomblé
O Waji é um pó azul, muito apreciado pelo povo de santo, utilizado em diversas cerimônias dentro do culto de candomblé, ele é parecido com o nosso anil, mas não é anil! E que isso fique claro, anil é anil, waji é waji.
Um tem propriedades espirituais capazes de abalar a sua vida para a melhor, o outro trabalha a limpeza e a purificação, em especial de ambientes e roupas. Um é cerimonial, o outro pode ser ritualizado, mas não necessariamente pertence ao culto como o primeiro.
O Waji é um produto natural, resultante da mistura de minerais cuja a composição é o sódio, o alumínio e o silicato. já o anil é mais complexo, o anil de antigamente não é o anil de hoje, e o anil de hoje, nunca será o waji de ontem, de hoje e de amanhã.
Os antigos faziam o anil extraindo a tintura natural de diversas folhas, incluindo a Indigofera anil, é uma espécie vegetal da família Fabaceae, também conhecida como anileira, era essa planta que antigamente era usada como a matéria prima do anil. É esse Anil feito da anileira, (hoje muito raro e difícil de se achar), que carrega energias de limpeza e purificação de ambientes. Infelizmente, a globalização e seus processos de facilidade, trouxeram consequências irrevogáveis sobre o anil, que diferente do seu primo o Waji, passou a ser produzido de forma sintética, e diferente do seu primo, o anil se tornou famoso no mundo inteiro, por dar cor as calças jeans. Esse anil produzido hoje, é um produto sem axé, sem força espiritual, e não deve ser usado em lavagens ou banhos com propósitos espirituais. Sua utilidade maior está em clarear roupas, deixar o branco mais branco, e diversos tipos de tingimentos. Nada mais se pode esperar do anil comercializado de hoje em dia.
O Waji, Uáji ou aroquim como o povo de santo costuma chama-lo, por sua vez é um grande receptáculo de axé e força espiritual. Sua utilidade dentro da religião é vasto. Seria difícil expressar a importância que o Waji desempenha dentro do candomblé, ele é indispensável no processo de iniciação do yao, (usado para cobrir as "curas", e como pintura do yao, indo em suas cabeças para proteção, e afastar o espirito da morte das velhas mães bruxas. também é usado em assentamentos, pontos de força de orixá )
O sagrado pó azul é um símbolo da idealização, transformação, da mudança e de vibrações positivas.
seu uso é direcionado para proteger contra todos os males espirituais, materiais e psíquicos, principalmente da negatividade de Iami.
A sua cor azul atua no inconsciente, o uso do waji em banhos, vai pouco a pouco, trabalhando energias de renovação, concentração, purificação e proteção, mudando a cor de nossa áurea para uma intensa cor azul. Sua aura, simplesmente, é um campo oval de luz e vibração, que mostra o estado atual de seu eu físico, mental e espiritual. uma aura azul gera confiança, força diante de obstáculos, e boa sorte. além de abrir nossos olhos para as soluções de problemas até então difíceis.
Ok Adamo, eu entendi que WAJI não é ANIL, e que o WAJI é um forte elemento de poder e transmutação de energias, como utilizar essas forças positivas ao meu favor?
A forma mais eficaz de se beneficiar da magia do azul é através do banho de Waji, ele não possui contra indicações, é um banho de abertura de caminhos e proteção espiritual, devem ser usado com moderação apenas por mulheres e homens que sejam de Ogun, esses devem evitar fazer esse banho em grandes quantidades, e usa-lo na coroa, ori, cabeça, apenas se seu awô ou pai de santo prescrever. Os demais, podem se beneficiar desse banho, tomando ele do pescoço para baixo - para descarregar, e da cabeça para baixo- para ganhar a força e poder do pó.
O Uáji é um elemento fundamental para ajudar na purificação da alma do indivíduo, bem como um excelente aliado na limpeza espiritual de ambientes. E você, já usou waji?
Onde encontrar o verdadeiro waji? : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2750605813-wagi-oage-anil-africano-po-para-limpeza-espiritual-candomble-_JM