A leitura e eu

 

A leitura sempre foi uma constante em minha vida desde que me entendo por gente. Ainda muito pequena, recordo-me de estar na sala da diretora da escola que eu estudava, folheando uma coleção de livrinhos capa dura, os quais eram lidos pelas crianças levadas, que eram encaminhadas à diretoria. Isso mesmo, eu com 5 anos, na alfabetização, já era frequentadora assídua da sala da diretora. Mas era tão bom ficar lá lendo aqueles livrinhos coloridos, cheio de animais. Era mais legal que as tarefas da sala de aula, pois, como, quando fui para a escola eu já sabia ler, minha mãe tinha me ensinado, e, era chato acompanhar àquelas atividades da sala de aula, mesmo a professora sendo uma doçura.  Eu sempre preferia ler, logo, sempre estava aprontando alguma.

Não demorou muito para que mamãe, percebendo o quanto eu gostava de ler, fizesse a assinatura da Turma da Mônica. Nossa! Quando chegava o pacote com as revistinhas, eu e minha irmã  éramos uma alegria só. Líamos e relíamos aqueles gibis. Um dos segredos dessa parte da trajetória, é que minha mãe nunca soube que abríamos os pacotes e líamos as revistas antes que ela nos entregasse. Mesmo assim, fazíamos uma cara de surpresa quando recebíamos e líamos tudo de novo.

Passou um tempo, mamãe virou assinante da revista Veja e do Círculo do Livro. E o repertório de leitura só aumentando. Era legal poder escolher alguns livros no catálogo. E depois, esperá-los ansiosamente por sua chegada. É nítido em minha memória, duas passagens importantes desse período: primeiro, minha irmã pedindo para que eu contasse histórias pra ela até que ela dormisse. E claro que ela sempre dormia antes da história acabar. Segundo, não sei explicar, porque sempre lia a coluna de Roberto Pompeu de Toledo, que assinava a última página da Revista Veja. Anos mais tarde, reencontrei um de seus textos, em uma aula de Cultura Brasileira, na Universidade Federal do Pará, instituição na qual me formei em Letras.

Dessa forma, a leitura enraizou-se mais ainda em minha vida, levando-me a tornar-me uma leitora voraz. Quem me conhece pelo menos um pouquinho, sabe que sou uma devoradora de livros. E que esse é o meu programa favorito de todos os dias. De um bom tempo para cá, eu não sei o que é ficar um dia sem ler alguma coisa. Sempre estou lendo um, dois e até três livros simultaneamente. Esse mundo me pertence e eu pertenço a ele. Por ele viajo e vivo em mundos jamais imaginados, transformando dia após dia a minha realidade.

 

 

Ingrid Mohr
Enviado por Ingrid Mohr em 16/10/2022
Código do texto: T7628998
Classificação de conteúdo: seguro