A DISPUTA ARGUMENTATIVA NO DEBATE FILOSÓFICO

A erística é a arte ou técnica da disputa argumentativa no debate filosófico, empregada com o objetivo de vencer uma discussão e não necessariamente de descobrir a verdade de uma questão. Esta técnica foi desenvolvida principalmente pelos sofistas.

Como diria Arthur Shopenhauer, é a arte de discutir, mais precisamente, a arte de discutir de modo a vencer, e isto (per fas et nefas), isto é, por meios lícitos ou ilícitos. De fato, é possível ter razão objetivamente no que diz respeito à mesma coisa, e não tê-la aos olhos dos presentes ou inclusive aos próprios olhos.

A erística é um tipo de raciocínio que admite saltos lógicos falsos, de maneira que é uma argumentação ilusória. É uma manipulação do discurso, que chega a transgredir as regras da lógica utilizada pelos sofistas. Entende-se que a erística opõe-se a dialética. Através do poder de persuasão, se altera a parte frontal do cortex cerebral para com isso vencer o seu oponente.

ERNESTO COUTINHO JÚNIOR
Enviado por ERNESTO COUTINHO JÚNIOR em 20/09/2022
Código do texto: T7610112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.