O PARTO NECESSÁRIO

Nascer como sujeito adulto e desejante implicam lidar com um certo desamparo e solidão, mas que valem muito a pena.

Abandonar a submissão, deixar de precisar de referendos, aprovações e autorizações para tudo. Aprender a decidir por conta própria, assumindo o risco de errar. Sim, ser adulto é abandonar o mito de perfeição que nos venderam. Somos humanos! Gente  não é máquina, gente erra.

Ninguém acerta sempre, é preciso que saibamos acolher também os nossos erros.

É saber que vamos viver bons e maus momentos, alegrias e tristezas, prazeres e dores. Porque a vida é isso. Dia e noite, claro e escuro, sol, flor, chuva e tempestade.

Não vamos agradar a todos, nem todo mundo vai ressoar conosco, nos entender e gostar de nós. Mas, e daí? Antes de tudo, somos nós que temos que nos acolher, aprovar e qualificar. É preciso, primeiramente, buscar quem se é. E  o próprio sentido. Nesse ponto, precisamos ser saudavelmente egoístas.

Autonomia empodera, traz bem estar.

Ser autônomo é confiar na sabedoria do próprio coração, corpo e percepção.  É entender-se e aceitar-se como é. É aceitar o não saber e a angústia que pode advir disso.

É lidar com o imprevisível. É saber silenciar quando não há nada a dizer. É para de ficar se explicando e justificando por tudo. É saber dizer não. Não sei, não posso, não quero, não sou obrigado (a), não concordo. É saber dizer sim.  É saber ficar e partir. É viver e deixar viver.

Leonardo Alvim

13/09/22