Notícias da guerra

 

Parece que a mídia e a opinião pública, no Brasil, perderam um pouco de vista os acontecimentos da guerra Rússia x Ucrânia, embora o Papa Francisco com frequência continue pedindo orações para que esse absurdo acabe.

Busquei notícias e encontrei na UOL, com data de 25 de agosto, artigo de Will Vernon, da BBC News, que fala no recrutamento que está em andamento na Rússia. Lá não fornecem números mas observadores do Ocidente calculam que os russos perderam 70 a 80 mil soldados em seis meses de conflito. Muitos, creio, além dos feridos, também ficaram doentes pelas privações da guerra.

"É uma mensagem que se repete em todo o país. Nas redes sociais, televisões e"outdoors " os homens são instados a assinar contratos de curto prazo com o Exército para lutar na Ucrânia."

E vão sem experiência.

A notícia acrescenta que oferecem dinheiro e outras recompensas mas os que retornam nada recebem.

Já várias vezes foi dito que o ditador Putin está encurralado. Não pode encerrar a agressão sem a vitória pois estará desmoralizado. E, ao que parece, esse monstro não se importa de arruinar o próprio país para não dar o braço a torcer.

E se não tiver outra saída ele é bem capaz de espalhar a guerra, aliando-se inclusive com a China que ameaça invadir Taiwan.

O mundo está em grande perigo.

 

Imagem da BBC