# Momento Itajubense : Polícia Civil de Itajubá desbarata gangue de estelionatários e traficantes, chefiada por empresário, que agia no município / Senado em Minas: Silveira lidera com apoio de Lula e Kalil*

Jornal virtual de Itajubá - Sul de Minas Gerais

19 de agosto de 2022

Durante o cumprimento dos mandados de busca, a polícia apreendeu seis automóveis, duas armas de fogo, seis motocicletas, grande quantia em dinheiro, cheques, aparelhos celulares, computadores, além de documentos

Polícia Civil prendeu suspeitos de esquema de lavagem de dinheiro

Foram cumpridos 12 mandados de busca na última terça-feira (16)

Participaram da Operação 60 policiais civis, 12 penais e oito guardas municipais

Os cinco suspeitos foram encaminhados ao presídio de Itajubá

- Proprietário de dois mercados, uma empresa de gás e uma empresa de motoboys, inscritas em nome de ‘laranjas’, alguns com passagens por tráfico de drogas - o principal suspeito, de 36 anos, está entre os detidos.

Durante o cumprimento dos mandados de busca, a polícia apreendeu seis automóveis, duas armas de fogo, seis motocicletas, grande quantia em dinheiro, cheques, aparelhos celulares, computadores, além de documentos. Em pelo menos um ano os crimes movimentaram milhões. A Polícia Civil revelou que foi realizado o bloqueio de contas bancárias e a restrição judicial de imóveis.

A investigação começou no final do ano passado, após a prisão de suspeitos envolvidos com tráfico de drogas e integrantes do PCC. Com isso, os policiais identificaram um esquema de lavagem de dinheiro.

--“Essa investigação é pelo crime de lavagem de dinheiro, na qual essa associação que foi presa estaria lavando dinheiro do tráfico de drogas e também da organização criminosa”, explicou o investigador de Polícia Civil, Cássio Poiani Marcello.

A equipe da Delegacia Regional de Itajubá investigava os crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, receptação, associação para o crime e estelionato cometidos por uma organização criminosa.

Participaram da Operação 60 policiais civis, 12 penais e oito guardas municipais. Os suspeitos foram encaminhados ao presídio de Itajubá.

Silveira lidera pesquisa para Senado quando nome é associado a Lula e Kalil

Com o apoio de Lula e Kalil, Alexandre Silveira lidera corrida para o Senado

- Pesquisa de intenção de voto para o Senado, realizada pelo Instituto F5 Atualiza Dados e divulgada com exclusividade pelo Estado de Minas, mostra que o senador Alexandre Silveira (PSD), candidato à reeleição, assume a liderança da disputa quando o seu nome é associado aos candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao governo Alexandre Kalil (PSD).

Com apoio de Lula e Kalil, seus aliados, Silveira tem 28,1% das intenções de voto – mais de 10 pontos à frente do segundo colocado, o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), que tem 18%, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do também candidato ao Palácio Tiradentes, Carlos Viana (PL). O deputado federal Marcelo Aro (PP), apoiado pelo atual governador Romeu Zema (Novo), aparece em terceiro com 9,4%, segundo o levantamento.

Disputa no Senado: veja quem são os candidatos de Minas

- A polarização nacional entre os presidenciáveis Lula e Jair Bolsonaro deve refletir nas eleições mineiras, inclusive na disputa para o Senado, afirmou o diretor executivo do F5, Domilson Coelho. "A polarização nacional deve ocorrer em Minas Gerais também, com os presidenciáveis se envolvendo nas candidaturas regionais", afirmou.

Em outro cenário da pesquisa, quando os entrevistados são estimulados a responder em quem votariam, independentemente dos apoios políticos, Cleitinho tem 16,1% dos votos, enquanto Silveira tem 12%. Com esses números, os dois estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Em seguida aparecem o deputado Marcelo Aro (PP), com 3,3%; Sara Azevedo (Psol), com 3,1%; pastor Altamiro Tavares (PTB), com 2,9%; Bruno Miranda (PDT), com 2,1%; Irani Gomes (PRTB), com 0,9%; e a servidora pública aposentada Dirlene Marques (PSTU), com 0,6%. Os que ainda não decidiram em quem irão votar são 45,2%.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são informados dos nomes dos candidatos, o número de indecisos foi maior que todos os outros candidatos, com 67,5%. A "segunda colocação" ficou com o deputado estadual Cleitinho, que foi lembrado por 8,3%, e com Silveira, que teve 5,1%. Também na espontânea eles estão tecnicamente empatados.

É natural que o número de indecisos seja alto, segundo Domilson, devido ao nível de desconhecimento dos eleitores sobre os candidatos. "A disputa começa agora com uma maior exposição dos candidatos. A cada eleição que passa, as pessoas deixam para definir o voto mais próximo do dia do pleito, isso quando não decidem no próprio dia", disse.

O nível de confiança dos resultados vistos na pesquisa F5/EM é de 95%. Para a obtenção dos números, foram feitas 1.625 entrevistas presenciais entre os dias 15 e 18 de agosto. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-04382/2022 e BR-08433/2022.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 19/08/2022
Reeditado em 19/08/2022
Código do texto: T7585692
Classificação de conteúdo: seguro