# Momento Itajubense - Covardia do ainda presidente / Prefeitura de Itajubá promove curso gratuito de inglês / Zema provoca Lula e Kalil / Bolsonaro e sua turma já estão espalhando mentira sem que a Justiça Eleitoral faça nada *

Jornal virtual de Itajubá-Sul de Minas Gerais

18/08/2022

Chamado de 'tchuchuca do Centrão', Bolsonaro tenta agredir youtuber

Presidente Jair Bolsonaro pegou na gola da camisa e no braço do youtuber que o xingou e provocou

- O presidente Jair Bolsonaro (PL) não gostou de ser provocado e se envolveu em uma confusão nesta quinta-feira (18). O youtuber Wilker Leão estava na saída do Palácio da Alvorada, filmando a si próprio com um celular, e chamando Bolsonaro de “tchutchuca do Centrão”. As imagens foram reveladas pelo portal g1.

Após a divulgação da gravação, o presidente virou alvo de críticas da oposição nas redes sociais.

Entre outros xingamentos, Leão chamou o presidente de “covarde”, “vagabundo” e “safado”, além de fazer outras provocações. Bolsonaro saiu do carro, foi em direção ao youtuber e tentou pegar o celular da mão dele.

Nas imagens, é possível ver Jair Bolsonaro pegando na gola da blusa e no braço de Wilker Leão. Depois, o youtuber foi levado para o lado por seguranças do presidente, que afastaram os dois.

Segundo o portal g1, o presidente conversou com o youtuber por cerca de 5 minutos e falaram sobre orçamento secreto, reforma tributária e outros temas. “Eu preciso aprovar as coisas no Parlamento, certo? Se for para aprovar sozinho, eu sou ditador. Fecha tudo, fecha Supremo, fecha Congresso, fecha tudo e eu resolvo as coisas sozinho. Eu tenho que ter o apoio do Parlamento. Os partidos de centro são quase 300 dos 513 parlamentares. Como vou aprovar um projeto simples de lei dispensando 300 votos?”, disse Bolsonaro, para se justificar sobre aliança com o Centrão.

--“Eu não posso ser um presidente 100%. Vai desagradar um ou outro em alguma coisa, vai desagradar”, declarou.

Depois, Bolsonaro seguiu para a Base Aérea. Ele partiu de Brasília para São José dos Campos, em São Paulo, para fazer campanha eleitoral.

CAPACITAÇÃO: Prefeitura e CVT abrem inscrições para curso gratuito de inglês

Curso é destinado a adolescentes de 12 a 16 anos; vagas serão preenchidas por ordem de inscrição

- A Prefeitura de Itajubá, através do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), está com inscrições abertas até o dia 10 de setembro para o Módulo 1 do curso de “Inglês Nível Básico”. O curso é presencial e visa atender adolescentes de 12 a 16 anos.

Ao todo, 50 vagas estão sendo ofertadas, sendo 25 para o período da manhã (10h às 11h30) e 25 para o período da tarde (14h às 15h30). O curso tem carga horário total de 40 horas e será realizado às terças e quintas-feiras, no período de 13 de setembro a 15 de dezembro.

Para se inscrever, basta acessar o link https://forms.gle/1cxQkpkb8A9v9Qhy6 e preencher a ficha. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Mais informações pelo telefone (35) 9 9917-1271 ou pessoalmente na sede do CVT (Rua Dr. Xavier Lisboa, 308, bairro Porto Velho).

Zema volta a provocar Lula e Kalil em dia de ato dos rivais em Minas

Leonardo Augusto

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), voltou a usar as redes sociais nesta quinta-feira (18) para provocar seu principal adversário na tentativa de reeleição ao governo do estado, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD).

O ex-prefeito e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva farão comício no início da noite desta quinta na praça da Estação, na capital mineira.

--"Tem gente que gosta de gritaria e palanque, mas nós mineiros queremos saber mesmo é de trabalho", postou o governador numa rede social.

Em 15 de junho, mesmo dia de outro ato do ex-presidente Lula e Kalil em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Zema publicou que a cidade receberia reforço policial "para não dar brecha para bandido" e disse que o município ganharia um novo batalhão e mais carros para a polícia.

À época, a assessoria do ex-presidente não comentou a publicação do governador. Já o ex-prefeito disse, durante o ato na cidade mineira, que sentiu vergonha do que o adversário havia publicado.

Zema lidera pesquisa de intenção de voto em Minas, com 48% dos votos. Kalil aparece em segundo lugar, com 21%.

O ato desta quinta-feira em Belo Horizonte será o primeiro de Lula e Kalil juntos depois do início oficial da campanha eleitoral deste ano. Procuradas, as campanhas não comentaram a afirmação de Zema.

Com o governador, que busca a reeleição, com larga vantagem nas pesquisas, as campanhas de Kalil e Carlos Viana (PL) apostam no apoio de Lula e do presidente Jair Bolsonaro (PL) como estratégia para levar a disputa ao segundo turno. Ao mesmo tempo, também buscam intensificar viagens ao interior mineiro.

O plano tem sido seguido à risca sobretudo por Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte e que aparece como segundo colocado nas pesquisas. Desde que a aliança com Lula foi selada, ele tem buscado colar sua imagem à do ex-presidente, seja em entrevistas, debates, hashtags (#LulaeKalil) e slogans.

Um vídeo manipulado pelos seguidores de Bolsonaro circula nas redes sociais com um resultado falso de pesquisa

- A gravação simula uma reportagem do Jornal Nacional e mostra o presidente Jair Bolsonaro à frente no resultado. A pesquisa verdadeira e a reportagem do Jornal Nacional, no entanto, apontaram o ex-presidente Lula na liderança, seguido por Bolsonaro.

Um vídeo de uma reportagem do Jornal Nacional divulgando o resultado de uma pesquisa eleitoral encomendada pela TV Globo ao Ipec mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na liderança com 44% das intenções de voto. A gravação viral, no entanto, se trata de uma montagem.

De fato, uma pesquisa do Ipec foi divulgada no Jornal Nacional na última segunda-feira (15), mas mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira posição, seguido pelo presidente Bolsonaro, diferentemente do que aparece no vídeo viralizado.

Uma busca no Facebook pelas palavras-chave "Bolsonaro Ipec" chegou até uma gravação da matéria sobre a pesquisa do Ipec, publicada no perfil oficial do Jornal Nacional na plataforma.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo ao instituto de pesquisa e seu resultado mostrou Lula em primeiro lugar com 44% das intenções de voto seguido por Bolsonaro, com 32%.

A pesquisa – registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022 – foi realizada com 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Zulcy Borges: editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 18/08/2022
Reeditado em 18/08/2022
Código do texto: T7584975
Classificação de conteúdo: seguro