Passarinhar (Ansiedade)

Hoje, 24/07/22.

Assisti um vídeo que falava sobre "passarinhar", que é, o ato de observar os pássaros.

Uma pesquisa de 2017, mostrou que "passarinhar' diminui a ansiedade (Youtube, JesusCopy Divinamente #2).

Jesus falou a cerca de 2 mil anos atrás "não andei ansiosos (...) observai os pássaros" (MT 6:25-26)

Portanto, fui atrás de observar a natureza acessível para mim. Sentei próximo a um pequeno pé de jurubeba, e um muro com uma proteção de alumínio em cima. Em 1 minuto, notei dois calangos, instantes depois percebi que haviam 3.

Nos próximos 3 minutos, descobri outros 4...

O que era só um exercício de paciência, contemplação e meditação, virou um divertido e lento jogo do ache os 7 calangos.

Pois bem em menos de 10 minutos, observei 7 calangos no meu entorno, eles não estavam fazendo nada demais, estavam quietos, parados, aguardando pacientemente, mesmo que fossem capazes de se mover com extrema rapidez.

Pelo que percebi, da mesma forma que eu os observava, estava sendo observado por todos eles. Talvez seja uma atitude de segurança do bando. Bati em retirada, e fui fazer outra coisa, claramente eles estavam em maior número, iniciar uma briga não seria algo sábio.

Horas depois, ouço vários passarinhos cantando.

Na tentativa de observar passarinhos de verdade, e não só lagartos, me posicionei cuidadosamente, sentado abaixo de uma árvore grande, onde havia ouvido ao menos 2 bem-te-vis.

Não vi nenhum bem-te-vi no começo, mesmo ouvindo-os. Em cerca de 2 minutos, um bando de 5 bem-te-vis voaram violentamente entre os galhos do pé de Jurubeba já mencionado, porém, agora o pé estava a 30 metros de mim.

Eles saíram do pé de Jurubeba e se dispersaram, porém, ao menos 2 voaram para a árvore próxima a mim, para a minha surpresa, eles ficaram dançando e voando próximo a mim, numa coreografia graciosa.

Em poucas batidas de asas, voaram por cima de outro telhado e sumiram.

Ao longe, percebi um chacoalhar nos galhos e folhas de um limoeiro ao longe, cerca de 40 metros, observei até identificar o que podia ser.

Um bem te vi caiu ao chão de uma altura de 60 centímetros, o que me pareceu alto, na proporção da altura do pequeno bem te vi, foi uma cena fantástica e engraçada de se assistir.

O bem te vi levantou rapidamente, chacoalhando a poeira, como quem diz "eu estou bem, estou vivo, não me machuquei, e o mais importante, ninguém viu", - mas eu tinha visto hehe.

Aguardei alguns segundos em silêncio, vendo se algo mais aconteceria.

O bem-te-vi estava sozinho, e logo voou até o pé de Jurubeba, e ali permaneceu.

Meu próximo jogo de observação, acabou sendo um "por quanto tempo o bem-te-vi fica parado no pé de jurubeba?".

Pássaros são criaturas fantásticas, podem voar, caçar, procriar. E evidentemente não se preocupam com o amanhã, acordam, e vasculham o chão em busca de lagartas, insetos, por vezes procuram frutas, e se fartam de todas as frutas disponíveis nas árvores, e claro, o passa tempo mais divertido, evacuar em veículos automotivos, quem os impediria?

Podendo voar de forma frenética para todas as árvores disponíveis, o que aquele bem-te-vi fez? Permaneceu na árvore por cerca de 15 minutos, se movendo muito pouco.

Não sei o que o bem-te-vi pensava, parecia estar descansando, ou poderia estar identificando a presença de outros bem-te-vis, silenciosos.

(Obs: estou editando agora, 2 dias após escrever esse texto, pois precisei lhes mostrar outra teoria.

"O bem-te-vi pode muito bem ter sido empurrado da árvore, de forma dramática, por alguma pretendente, e precisou de 15 minutos de fossa para processar o ocorrido, triste, derrotado e humilhado." Enfim... Meus devaneios dramáticos, voltemos a história, não quero estragar o que já escrevi.)

Eu observei aquele bem te vi pelos 15 minutos que ficou ali, a muitos poderiam facilmente me julgar "tu gastou 15 minutos observando um bem te vi? Não tem o que fazer mesmo".

Não tiro a razão de quem falaria isso, porém, devido a presença de tantos remédios para a ansiedade, e pelo custo que eles tem, sobretudo em forma de tempo trabalhado necessário para a compra do remédio... Gosto de ver os 15 minutos olhando o passarinho como um investimento, um momento de meditação e desaceleração do dia.

Ao término dos 15 minutos, o bem-te-vi simplesmente voou para outro local, sem se despedir, sem caçar nenhum inseto, tão pouco ir atrás de outro bem-te-vi. O curioso, foi que ele escolheu a rota que havia mais árvores, acho que elas representam algum conforto para os pássaros.

Mas porque os pássaros dançaram em cima de mim, e outro ficou parado por muito tempo? Porque eles são livres para isso, porque eles podem. É interessante o quanto nos prendemos dentro da nossa mente, eletrônicos e afazeres, quando poderíamos ser tão livres quanto pássaros, ao separar no mínimo 30 minutos para caminhar todos os dias, como todo o médico que eu conheço recomenda.

Conclui, que tanto os calangos quanto os pássaros, possuem a habilidade de ficar parados por vários minutos.

Habilidade essa que não interfere nem um pouco nas suas habilidades de se moverem incrivelmente rápido quando necessário, com uma precisão cirúrgica.

São habilidades diferentes, mas, se observar bem, elas se complementam.

Em 2022, a cobrança da vida, seja nos estudos, no trabalho, ou outras atividades é tão grande, que é sinal de "virtude" o fato da pessoa se mover rapidamente de um lado para o outro, completamente ocupada, não podendo tirar nem alguns minutos para meditação.

Os pássaros nos ensinam, que momentos de quietude, são vitais para recarregar para próximos voos.

Convivemos com tecnologia, mas não somos máquinas, fazemos parte da natureza. E observa-la, pode ser o caminho mais rápido para entender as dificuldades da nossa própria saúde.

Allandef
Enviado por Allandef em 24/07/2022
Reeditado em 26/07/2022
Código do texto: T7566865
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.