O que Nixon falou do Brasil...

Há mais de 50 anos o então Presidente do Brasil, General Medici, esteve nos Estados Unidos e foi recebido pelo então mandatário daquela nação, Richard Nixon. E este então disse uma frase marcante e que na época obteve grande repercussão.

Eu não estou aqui emitindo juízo de valor sobre esses dois personagens. Quero apenas chamar atenção para essa frase, que a meu ver tem fundamento e que poderia ter sido dita por Kennedy, Obama, Bush, Donald Trump ou Joe Biden.

Mas foi Nixon quem pronunciou esta frase:

"Para onde se inclinar o Brasil, se inclinará toda a América Latina".

Acho que esta afirmação faz sentido, pois o peso do Brasil é muito grande no contexto continental. Somos o país da região com maior área territorial (metade da América do Sul) e população, maior litoral, maior agricultura e pecuária, maior área florestal, maior hidrografia.

Temos também um imenso acervo literário, contribuição científica apreciável e a melhor economia da região.

Pensemos, portanto, que as próximas eleições - presidente, senadores, governadores, deputados - influenciará no destino da América do Sul e da América Central. E se for positivo o saldo dos muitos nomes que serão eleitos ou reeleitos, com verdadeira renovação, poderemos estar exercendo boa influência para os nossos vizinhos. O contrário se dará se o saldo for negativo. Se o Richard Nixon estiver certo... olha a nossa responsabilidade.