# Momento Itajubense - Falece Monsenhor José / Saiba por onde anda o vice-presidente general Mourão / Assalto à Caixa de Itajubá continua sem solução *

Jornal virtual de Itajubá - Sul de Minas Gerais

22/07/2022

- Faleceu nesta quinta-feira, 21 de julho, em Santa Rita do Sapucaí, aos cem anos, Monsenhor José Carneiro Pinto.

Itajubense , Monsenhor José ocupava o cargo de pároco emérito da Paróquia Santa Rita de Cássia de Santa Rita do Sapucaí, tendo completado 75 anos de sacerdócio em dezembro de 2021.

Por onde anda o vice-presidente general Mourão

SEXTA FEIRA - 22/07/2022

Partida de Nova Iorque/Nova Iorque para Forte da França/Martinica

Nova Iorque

09h00

Assalto à Caixa de Itajubá já passa de um mês

mas caso não avança e polícia faz 'jogo de empurra'

- Faz um mês que Itajubá foi tomada por assaltantes tendo como alvo: a agência central da Caixa Econômica Federal - CEF. Uma quadrilha em automóveis atirou contra a sede do batalhão local da Polícia Militar, ateou fogo em um veículo, em frente ao batalhão do Corpo de Bombeiros e fizeram moradores de escudo.

Cinco pessoas ficaram feridas e um estudante de Engenharia terminou morto, dias depois. Ele voltava para casa quando foi atingido para morrer dias depois, vítima de infarto. Um dos policiais precisou passar por cirurgia, depois de atingido por um disparo de fuzil no braço.

Os assaltantes portavam fuzis .50, .556 e 762 - armamento de guerra".

Um mês depois as investigações e as prisões estão paradas. Sabe-se apenas que duas pessoas foram detidas. A Polícia Militar de Minas Gerais informa que respostas estão com a polícia judiciária. E a Polícia Civil diz a competência passou a Polícia Federal.

Retomada

A agência CEF atingida no assalto voltou a funcionar oito dias depois do crime. O atendimento ao público ocorre das 10h às 15h, com exceção dos serviços de avaliação de penhor (um dos alvos destruídos pelos assaltantes) e movimentação de numerário. O serviço de saque com cartão permanece disponível.

Presos

Existem dois presos pelo assalto. Um, capturado ainda durante o crime, em Itajubá. O homem, de 33 anos, teria atuado como "batedor" dos assaltantes. Ele chegou a ter uma decisão de liberdade proferida a seu favor, mas após recurso, a Justiça manteve sua prisão.

O segundo suspeito, de 43 anos, foi preso em São Paulo-Capital, no dia 25 de junho. Ele foi encontrado guardando armas, coletes à prova de balas e outros materiais supostamente utilizados no crime. Alegou que recebera R$ 1.000 para guardar o armamento por alguns dias e confirmou o uso das armas no assalto em Itajubá.

Carros

O bando utilizou ao menos duas rotas de fuga em seis carros roubados - depois localizados em Estiva, Brasópolis e Extrema.

Explosivos removidos

No fim da noite de quinta, um dia após o assalto, a PM divulgou que os quatro explosivos deixados pelos criminosos no interior da agência da CEF haviam sido removidos pelo Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Carro de babá com crianças baleado pela PM

Na perseguição o carro de uma babá, que levava duas crianças de 11 e 6 anos para uma escola, em Santa Rita do Sapucaí, foi atingido por disparos efetuados pela Polícia Militar em perseguição aos assaltantes. O veículo foi confundido com os carros dos criminosos. O pai das crianças denunciou o erro policial.

--"O carro vinha daquela direção, não havia cones. Os policiais estavam escondidos atrás de um caminhão e, na hora que o carro chegou nessa altura, eles atiraram de lá. Não fizeram sinal para parar nem nada, só atiraram sem perguntar nada", acusou.

O tiro disparado acabou acertando a coluna lateral do carro, próximo da altura da cabeça da babá, que sofreu ferimentos causados pelos estilhaços do vidro do veículo.

A assessoria de imprensa da PM confirmou o ocorrido, por nota. A corporação alegou que, por volta das 6h, durante cerco e bloqueio na região de Itajubá, "os militares deram ordem de parada a uma caminhonete, que não acatou, sendo, então, realizado um disparo de arma de fogo, que atingiu o veículo".

"A PMMG esclarece, ainda, que não houve feridos e que foi lavrado um Boletim de Ocorrência para apuração.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 22/07/2022
Reeditado em 22/07/2022
Código do texto: T7565434
Classificação de conteúdo: seguro