# A Crônica do Mahl : pois é, deixa o Brontossaurio falar *

Mahl Crônico

Eu, como sempre um correspondente por semana, mas agora de guerra internacional, nos meus quinhentos anos de correspondência nunca vi nada disto.

Por isto moro, não Moro, em Cuba e não me arrependo.

Bolsonaro diz que está do lado da paz após ser cobrado pelo presidente da Ucrânia

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta (20) que está do "lado da paz", cadê ela, no que diz respeito à Guerra da Ucrânia. (Meu Deus!)

A fala vem um dia após seu homólogo e homÓfago ucraniano, Volodimir Zelenski, cobrá-lo por sua posição de neutralidade no conflito.

--"Eu tô do lado da paz", disse e rededisse Bolsonaro a apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada.

Em seguida, voltou a dizer que, se tivesse como resolver a guerra que se desenrola no Leste Europeu, já teria resolvido.

O mandatário (só se for o seu) comentava que, se dependesse do seu entorno, não teria ido para a Rússia, às vésperas da invasão da Ucrânia, falar sobre a questão dos fertilizantes.

O Brasil importa a maior parte dos fertilizantes que utiliza, e Moscou é um dos principais exportadores a soja é a principal cultura consumidora de fertilizantes.

Aliás sopa de soja é o que não falta em casa.

O timing da visita foi mal recebido por parceiros diplomáticos como os EUA, que tentaram dissuadir o governo brasileiro da viagem por acreditarem que a ida poderia representar apoio às ações do líder russo, Vladimir Putin (putz).

Em entrevista à TV Globo na noite de terça (19), o presidente da Ucrânia criticou diretamente a postura de Bolsonaro a respeito do conflito.

"Não apoio a posição dele de neutralidade; não acredito que alguém possa se manter neutro quando há uma guerra no mundo."

Apesar do posicionamento de neutralidade de Bolsonaro, o Brasil foi crítico a Moscou em fóruns internacionais, como a ONU, desde o começo da guerra, iniciada em 24 de fevereiro.

O país condenou a ação do Kremlin em resoluções da Assembleia-Geral e do Conselho de Segurança ainda que tenha se abstido na votação que suspendeu a Rússia do Conselho de Direitos Humanos.

Zerlenski é mais idiota que Bolsonero:

--"Vamos pensar na Segunda Guerra. Muitos líderes ficaram neutros no começo", disse Zelenski. "Isso permitiu que os fascistas engolissem metade da Europa e se expandissem mais e mais, capturando toda a Europa. Isso aconteceu devido à neutralidade. Ninguém pode ficar no meio do caminho."

Bolsonaro não mencionou aos apoiadores informações sobre a conversa por telefone que teve com Zelenski na última segunda (18). Na véspera, a jornalistas, o presidente disse que apresentaria a solução para o fim do conflito e fez uma referência à Guerra das Malvinas, que completou 40 anos em abril e teve fim quando as forças argentinas se renderam aos britânicos. Não ficou claro se a rendição era a sugestão que o presidente brasileiro faria a seu homólogo ucraniano.

Zelenski, por sua vez, disse ter reforçado a Bolsonaro a importância das negociações para destravar a exportações de grãos do país de forma a, nas palavras dele, "prevenir a crise global de alimentos provocada pela Rússia".

Em um tuíte, o ucraniano disse ter informado Bolsonaro sobre a situação no front. "Convoco todos os nossos parceiros para que se juntem às sanções contra o agressor", escreveu.

Esta foi a primeira vez que os dois líderes se falaram desde o começo da guerra Bolsonaro esteve com Vladimir Putin em Moscou dias antes da invasão à Ucrânia e teve ao menos um telefonema com o russo. O presidente brasileiro e o Itamaraty já fizeram críticas à estratégia de sanções adotada pelo Ocidente para isolar o Kremlin.

Olha , nem James Bond rsolve.

Mahl Crônico, despedido hoje a não ser que reponha R$ 100 e 00.
Enviado por Saskia Bitencourt em 20/07/2022
Reeditado em 27/08/2022
Código do texto: T7563949
Classificação de conteúdo: seguro