# Momento Itajubense : Roubou ônibus e se deu mal / Redução de 5% no preço da gasolina pela Petrobras passa a valer hoje *

Jornal virtual de Itajubá - S ul de Minas Gerais

20/07/2022

Sujeito é preso após invadir garagem e furtar ônibus em Itajubá

- Um sujeito de 27 anos fugia da Polícia Militar Rodoviária de Itajubá, ontem a noite, quando o ônibus que roubara atolou. Ele terminou preso. Familiares informaram que ele teria tido um surto.

O ônibus de uma empresa de transporte e fretes foi encontrado na avenida Poços de Caldas, BR-459, atolado perto de uma ponte com o condutor clandestino.

A Guarda Municipal informou ele invadiu a garagem da empresa , localizada no bairro Jardim Industrial, para furtar o veículo que estava com a chave na ignição.

De acordo com a PM, o sujeito dirigiu até uma ponte no bairro Jardim das Colinas, quando tentou fazer o retorno e o veículo atolou em um monte de areia que havia na lateral de uma construção.

Prefeitura realiza asfaltamento no bairro rural Anhumas

A Prefeitura de Itajubá está realizando o asfaltamento de um trecho da estrada principal do bairro Anhumas, próximo à entrada para o Ilhéus. Além de receber um grande fluxo, o local também é conhecido por ser um ponto de encontro de águas que, em períodos de chuvas, gera grande transtorno aos motoristas, pedestres e moradores das residências próximas.

A Prefeitura também está instalando meio-fio, meia-cana, saída de águas e caixa coletora de águas pluviais em todo o trecho.

A previsão é que as obras sejam finalizadas nos próximos dias.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gasolina vai baixar, será

O preço da gasolina cai R$ 0,20 nas refinarias da Petrobras a partir desta quarta-feira

Por Carolina Riveira

- Passa a valer nesta quarta-feira, 20, a redução de 4,9% do preço da gasolina nas refinarias da Petrobras. O corte foi anunciado ontem pela petroleira, em meio às quedas na cotação do petróleo no mercado internacional.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

O litro de gasolina terá uma redução de R$ 0,20 nas refinarias, passando de R$ 4,06 para R$ 3,86 por litro (o valor final ao consumidor nos postos é maior do que isso, porque inclui ainda outros fatores, como tributos e margens no restante da cadeia).

A redução é a primeira feita pela Petrobras desde 15 de dezembro

Os demais combustíveis, como diesel, GLP (usado no gás de botijão) e gás natural, seguem com os preços atuais.

A Petrobras afirmou em nota que "acompanha a evolução dos preços internacionais de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina".

A estatal disse ainda que "busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio".

No mês passado, em movimento contrário, a Petrobras havia aumentado o preço da gasolina perto dos mesmos 5% em 18 de junho, quando o petróleo estava em alta no mercado internacional.

Agora, a redução acontece em meio à queda do preço do barril de petróleo, com os temores de uma recessão global derrubando o preço da commodity.

O barril do tipo Brent, usado como referência pela estatal brasileira, teve sua primeira queda mensal em junho desde o começo da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro.

O Brent chegou a ficar abaixo do patamar de US$ 100 na semana passada, mas voltou a se recuperar e era cotado perto de US$ 106 no começo da tarde desta terça-feira.

A Petrobras vinha sendo pressionada a reduzir o preço diante da queda internacional do petróleo, mas um desafio segue sendo o dólar, que subiu nas últimas semanas e permanece muito volátil, também impactando os preços dos combustíveis.

A redução no preço da gasolina diz respeito somente ao combustível nas refinarias da Petrobras, que respondem por cerca de 80% da gasolina vendida no Brasil. O restante é vendido por importadores ou refinarias privatizadas, já a preços de mercado.

Para além dos R$ 0,20 cortados pela Petrobras, o preço final ao consumidor na bomba pode ter variações diversas, porque depende ainda de tributos, preço do etanol anidro (misturado à gasolina obrigatoriamente) e margens de lucro ao longo da cadeia de distribuição e revenda.

Nessa frente, o combustível vendido ao consumidor também vem tendo queda nas últimas semanas diante da redução nas alíquotas de ICMS, além de tributos federais zerados para gasolina (e para o diesel anteriormente).

Com as mudanças, o preço médio da gasolina no Brasil fechou a semana encerrada em 16 de julho (sábado) em R$ 6,07, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) em mais de 5 mil postos.

Em quatro semanas, a queda foi de 18%. O preço médio da gasolina há um mês, na semana até 19 de junho, era de R$ 7,39/litro.

O preço do petróleo foi às alturas desde o fim do ano passado com a retomada da economia global após o auge da pandemia e, neste ano, com a guerra na Ucrânia. Assim, a variação internacional fez a Petrobras também ter de subir os preços no Brasil em meio ao preço de paridade de importação (PPI), estabelecida pelo governo brasileiro, como controlador da estatal, a partir de 2016. A medida, no entanto, vem gerando embate entre o governo do presidente Jair Bolsonaro e a diretoria da estatal. Para além do preço da gasolina, a Petrobras deve ser também pressionada a reduzir o preço do diesel, que por ora segue inalterado.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 20/07/2022
Reeditado em 21/07/2022
Código do texto: T7563683
Classificação de conteúdo: seguro