# No Momento de Uruguaiana: Uruguaiana quer criar bolsa de incentivo para médicos / Miss Universo Brasil tem final hoje à noite - Alina Furtado concorre pelo Rio Grande do Sul / Naziazeno expôe no Sesc/Uruguaiana *

Um jornal de atualidade

19/07/2022

- A prefeitura de Uruguaiana apresentou, há uma semana, durante reunião no salão nobre aos vereadores municipais e convidados, o projeto de lei que cria o programa Bolsa Residência para médicos. A intenção, segundo o prefeito Ronnie Mello, é incentivar a permanência ou a vinda de novos profissionais para Uruguaiana.

A iniciativa prevê a destinação de um auxílio mensal de R$ 4 mil aos residentes cadastrados no programa. As especialidades carentes (vagas ofertadas por período) serão apontadas pela Secretaria de Saúde do m município. "Com a faculdade de medicina no município, vimos a possibilidade de suprir ou amenizar carências históricas, como o caso da neuropediatria, cirurgia cardiovascular, reumatologia, por isso a importância da criação de mecanismos que despertem o interesse dos novos profissionais em nossa cidade", disse Mello.

Os beneficiados deverão como contrapartida retornar à Uruguaiana para exercício remunerado de sua especialidade após a sua formação. Este período será proporcional ao tempo em que recebeu o auxílio. "Após a residência, os médicos atuarão no sistema de saúde local. O projeto prevê inicialmente 15 vagas por período, sendo que as inscrições serão feitas por chamamento público", finalizou o gestor. O projeto será analisado pela Câmara de Vereadores.

Final do Miss Universo Brasil 2022 ocorre nesta terça-feira

- Depois das etapas virtuais, cinco participantes chegaram a final do Miss Universo Brasil 2022, que ocorre presencialmente em São Paulo, nesta terça-feira, 19. A transmissão será ao vivo, a partir das 21h, no canal do concurso no YouTube.

Concorrem à faixa que será passada pela cearense Teresa Santos, Miss Universo Brasil 2021: Rebeca Portilho, Miss Amazonas 2022; Luana Lobo, Miss Ceará 2022; Mia Mamede, Miss Espírito Santo 2022; Isadora Murta, Miss Minas Gerais 2022; e Alina Furtado, Miss Rio Grande do Sul 2022. Todas estão confinadas na capital paulista desde a última sexta-feira, 15.

Segundo informações da CNN, para chegar a final, as modelos enfrentaram outras 21 concorrentes de cada estado do País. Durante três semanas de junho, todas passaram por entrevistas e etapas eliminatórias.

Em comunicado, a diretora nacional do evento, Marthina Brandt, destacou que beleza não é o único quesito considerado para consagrar a campeã. "É fundamental que tenha uma personalidade que chame a atenção e se destaque entre as demais, além de ser comunicativa, segura, confiante e que tenha muita clareza em relação ao seu propósito na sociedade e no trabalho que desenvolve como miss", declarou

Além de receber a faixa, a vencedora irá representar o Brasil e concorrer ao título de Miss Universo, que acontece nos Estados Unidos, evento ainda sem data oficial.

..............................................................................................................................................................................................................................................................................................

Augusto Naziazeno expõe seus quadros no Sesc/Uruguaiana

Uma grata exposição de pintura é a de Augusto Naziazeno no Sesc/Uruguaiana.

As telas cubistas fazem referências artísticas e científicas.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 19/07/2022
Reeditado em 19/07/2022
Código do texto: T7562895
Classificação de conteúdo: seguro