# Momento Itajubense - Polícia Civil prende suspeito de estupro em Itajubá em Betim / Midia Bolsonara / Casal Bolsonaro tumultua eleição de Brasília/ UFMG é destaque latino americano*

Jornal virtual de Itajubá - Sul de Minas Gerais

14/07/2022

- O suspeito, de 40 anos, foi preso por ter estuprado a filha de 13 anos em Itajubá no começo do ano . Ele foi detido após investigações da Polícia Civil de Itajubá.

A prisão aconteceu na tarde desta quarta-feira (13). O homem foi localizado pelos policiais em Betim , região metropolitana de Belo Horizonte.

Análise: Mídia de Bolsonaro é poderosa

Outro dia, o presidente Jair Bolsonaro declarou no puxadinho do Planalto: "Eu não tenho mídia". Acredito que ele com isto não queria dizer comédia, mas meios de comunicação. Mentira, além de meios de comunicação nacionais como as Redes Record, SBT, TV Jovem Pan- o presidente conta com a adesão e defesa notória dos jornalistas pesos pesados: Augusto Nunes, J.R.Guzzo, Wiliam Waack, Claudio Humberto, Datena, Alexandre Garcia, mais o apresentador Ratinho e o próprio Silvio Santos. É ou não é uma mídia e imprensa forte.

O senhor J.R.Guzzo é tão defensor de Bolsonaro e seu governo que outro dia chegou a escrever que a economia brasileira vai bem! Claro, ele comparou ela com a da Argentina, só para atacar o governo de "esquerda" argentino. Só que nem na atual situação argentina acontece crianças serem alugadas para mendigar como pode se ler na notícia abaixo deste artigo.

Assim é a mídia e imprensa bolsonara, totalmente parcial e militante contra a "esquerda brasileira" lulista do PT. E muito forte e influente. Acompanhe o noticiário da Record,SBT,Rede TV ou Jovem Pan, entre outros veículos menos conhecidos e verá a omissão diária dos absurdos de Bolsonaro e seu governo, junto com a cobertura de confete e serpentina de qualquer medida considerada positiva de Bolsonaro e seu desgoverno - o que é um trabalho insano. Bolsonaro e seu desgoverno são uma completa calamidade a não ser para o agronegócio, bancos,garimpeiros e outros bandidos.

Crianças são alugadas

para mendigar em Fortaleza

- O juiz Manuel Clístenes, da 5ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), afirmou que crianças estão sendo alugadas na capital cearense para pedir esmolas. As informações são do portal ‘O Povo Online’.

O magistrado denunciou pessoas sem vínculo familiar com as crianças.

--"Tem gente alugando crianças para pedir esmolas em Fortaleza. Muitas dessas pessoas estão identificadas, são adultos que não têm nenhum vínculo familiar com os pequenos e os exploram na hora de pedir", afirma.

Segundo dados do levantamento mais recente da Prefeitura de Fortaleza, em 2021 pelo menos 1.107 crianças e adolescentes viviam pedindo esmolas nas ruas e centros comerciais.

Com a pandemia da Covid-19 e o aprofundamento da situação da miséria em Fortaleza, alguns grupos de pedintes passaram da calçada para o interior dos supermercados e dos shoppings.

O juiz disse ainda que o que torna mais preocupante a situação é ter recebido a informação de que "existe uma cota diária para arrecadar de acordo com o estabelecimento onde estão apurando. No caso de shoppings como Iguatemi e RioMar Fortaleza, a "meta diária seria de R$ 100".

Ainda de acordo com o juiz, em concordância com dados levados por órgãos da Prefeitura de Fortaleza, é possível que exista "um sistema profissional de exploração da mendicância. Eles recolhem, camuflam em um local onde estão pedindo e voltam a pedir a mesma coisa. Como estão pedindo muito leite em pó e fraldas, provavelmente tem alguém por trás desse comércio", supõe o juiz.

As suposições e conclusões sobre o cenário em Fortaleza, foram possíveis depois de uma série de reuniões com órgãos como a Fundação da Criança (Funci), Conselho Tutelar, Ministério Público do Ceará, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado e outras instituições públicas e privadas, para entender a dinâmica da mendicância.

O magistrado destaca ainda que "há quem realmente esteja em situação de vulnerabilidade, mas também há gente se aproveitando do contexto de necessidade extrema para alimentar uma suposta rede de exploração da mendicância.

Eleição em Brasília vira polêmica com Arruda

- O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve definir até a próxima semana quem vai apoiar na eleição para governador do Distrito Federal. As opções são: o atual governador, Antonio Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-governador José Roberto Arruda (PL).

Só que de acordo com a coluna do jornalista Tales Faria, do portal UOL, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, apoia a ex-ministra da Mulher Damares Alves (Republicanos) a concorrer ao Senado em aliança com Ibaneis, tendo como vice a deputada Celina Leão (PP). A chapa foi anunciada na quarta-feira (13).

Bolsonaro, por outro lado, vinha se aproximando do ex-governador José Roberto Arruda, marido da deputada e ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL), ao Senado com o apoio do atual mandatário.

José Roberto Arruda falou que sua prioridade é Flávia Arruda, e que se ela tivesse o apoio de Bolsonaro para o Senado, ele abriria mão de concorrer a governador. Mas com Damares na disputa na Casa, fica difícil a candidatura da esposa de Arruda à mesma vaga.

Por isso, Flávia deve concorrer à reeleição para a Câmara dos Deputados e o marido ao governo do DF.

Além disso, Michelle Bolsonaro estaria irritada com a aproximação entre Bolsonaro e suas ex-mulheres, desejosas de entrar na política.

Universidade Federal de Minas Gerais aparece entre as dez melhores

da América Latina

de acordo com ranking de educação

Times Higher Education (THE).

THE destacou que 'Brasil supera a média latino-americana na maioria das métricas'

THE destacou que 'Brasil supera a média latino-americana na maioria das métricas'

A lista completa é composta por 197 universidades de 13 países.

O Chile tem a primeira colocação, mas o Brasil é o país mais representado no ranking, com 72 universidades. Em seguida, estão Chile (30), Colômbia (29) e México (26).

- Entre as 20 primeiras colocadas, 14 são brasileiras, segundo o levantamento divulgado nesta quinta-feira (14/7). No levantamento do ano passado, 13 das 20 instituições mais bem avaliadas eram brasileiras.

Segundo o Times Higher Education (THE), as universidades são analisadas em cinco áreas: ensino (36%), pesquisa (34%), impacto de citação (20%), participação internacional (7,5%) e receita da indústria (2,5%).

20 melhores universidades da América Latina

1. Pontifícia Universidade Católica do Chile - Chile

2. Universidade de São Paulo (USP) - Brasil

3. Universidade de Campinas (Unicamp) - Brasil

4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Brasil

5. Instituto de Tecnologia de Monterrey - México

6. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil

7. Universidade do Chile - Chile

8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil

9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

10. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Brasil

11. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil

12. Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Brasil

13. Universidade dos Andes - Colômbia

14. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Brasil

15. Universidade de Brasília (UnB) - Brasil

16. Universidade Nacional Autônoma do México -México

17. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Brasil

18. Universidade Nacional da Colômbia - Colômbia

19. Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Brasil

20. Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil

Apesar disso, houve uma pequena queda no número de instituições brasileiras entre as 50 melhores, caindo de 29 para 28, na comparação com o ano passado.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 14/07/2022
Reeditado em 17/07/2022
Código do texto: T7559483
Classificação de conteúdo: seguro