# No Momento de Uruguaiana - Ministério Público requer impugnação da candidatura de Bolsonaro a presidente / Unipampa realiza chamada para estudantes do Ensino Médio*

Um jornal de atualidade

Quinta-feira, 14 de julho de 2022

A denúncia contra a emenda Kamikaze pode levar à impugnação de mandato eletivo

a implementação de benefícios no ano de eleições é proibida pela lei eleitoral

- O Ministério Público requereu, nesta quarta-feira, ao Tribunal de Contas da União - TCU - medida cautelar contra a PEC (proposta de emenda à Constituição) Kamikaze, que prevê a criação e ampliação de vários auxílios, a apenas três meses das eleições.

Para Lucas Rocha Furtado, subprocurador-geral do MP-TCU, o presidente Jair Bolsonaro (PL) "atual mandatário do Poder Executivo Federal, criou, possivelmente de forma deliberada, um estado permanente de frustração do planejamento orçamentário para falsear o cabimento de créditos extraordinários".

Além disso, a avaliação do MP-TCU é a de que Bolsonaro utiliza de uma "suposta 'imprevisibilidade' a ameaçar a segurança alimentar da população brasileira" para justificar a PEC com base em estado de emergência com fins eleitoreiros.

A representação do Ministério Público acusa:

"Existem evidências de que a pretensa situação emergencial teria sido artificialmente fabricada, com o verdadeiro intuito de servir a interesses eleitorais do pretendente à reeleição presidencial, na medida em que resultaria na distribuição de benesses de forma gratuita a determinados segmentos da população, em verdadeiro abuso político e econômico e em atentado ao princípio da anterioridade eleitoral".

O MP-TCU requer , portanto, que TCU examine "a compatibilidade dos atos de gestão que vierem a ser praticados para a realização das despesas previstas na PEC com o teto de gastos e com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)", o que pode resultar em "abuso do poder político e econômico, passíveis de ações de impugnação

UNIPAMPA realiza processo seletivo para chamada por notas do Ensino Médio até 23 de agosto

- A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou na terça-feira, 12, a Chamada por Notas do Ensino Médio para ingresso no segundo semestre de 2022. O processo seletivo regido pelo Edital nº 248/2022 é destinado a qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e que tenha o histórico escolar ou documento em que conste o seu desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A inscrição deve ser realizada pelo/a candidato/a até o dia 23 de agosto, exclusivamente, pelo sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), por meio de preenchimento de formulário eletrônico e envio da documentação conforme o Edital nº 248/2022.

Nesta chamada estão disponíveis 170 vagas para sete cursos presenciais, 80 vagas para o curso de Letras – Português, na modalidade a distância, nos polos Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão e Santana do Livramento, e formação de cadastro de reserva para 20 cursos presenciais. O quadro de vagas remanescentes e a lista das pessoas classificadas para matrícula serão divulgados a partir do dia 9 de setembro de 2022.

Para saber mais, leia atentamente o Edital nº 248/2022 e acompanhe o Portal Ingresso na Graduação.

Eduardo Leite lidera corrida para governo do RS; Onyx Lorenzoni é segundo, diz pesquisa

Levantamento da Paraná Pesquisas mostra

Ana Amélia é favorita para o Senado, à frente de Mourão

POR CARTACAPITAL

- Levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado este mês , mostra o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) líder da corrida eleitoral para o Executivo estadual no Rio Grande do Sul.

De acordo com o instituto, o tucano tem 29,5% das intenções de voto contra 22,1% de Onyx Lorenzoni (PL). Na sequência, aparecem Beto Albuquerque (PSB), com 7,6%, Luís Carlos Heinze (PP), com 6,6%, Edegar Pretto (PT), com 5,3%, Pedro Ruas (PSOL), com 2,5%, Vieira da Cunha (PDT), com 2,2%, Gabriel Souza (MDB), com 2,1%, e Roberto Argenta (PSC), com 1,2%.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 1540 eleitores em 64 municípios entre os dias 27 de junho e 01

de julho. A margem de erro é de 2,5% e o nível de confiança é de 95%.

Cenários de segundo turno também foram pesquisados pelo instituto. Na disputa contra Albuquerque, Leite venceria por 42,3% a 28,7%.

Em uma disputa entre Lorenzoni e Albuquerque, o pré-candidato bolsonarista teria 35,5% e o pessebista ficaria com 31%.

Por fim, Leite derrotaria Lorenzoni por 43,1% x 34,9%.

Senado

Segundo o levantamento, a favorita a ficar com a vaga para o Senado é Ana Amélia (PP) que, nos dois cenários, aparece à frente do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 14/07/2022
Reeditado em 16/07/2022
Código do texto: T7559464
Classificação de conteúdo: seguro