# No Momento - de Uruguaiana: Polícia Civil de Uruguaiana captura chefão do crime da cidade / Câmara aprova novas contratações e verbas adicionais / Congresso aprova salário mínimo de R$ 1.294,00 para 2023 *

Um jornal de atualidade

13/07/2022

- A polícia civil de Uruguaiana prendeu um chefão do crime da cidade, por roubo de armas , na tarde desta terça-feira (12). O meliante participou de assalto com outro parceiro a uma residência situada no Centro de Uruguaiana, no ano passado. Os dois renderam um casal de idosos atrás de armas, uma vez que o idoso é atirador desportivo.

O idoso foi agredido com socos, pontapés e coronhadas e o casal ameaçado de morte . Os assaltantes roubaram seis armas , veículo e objetos pessoais das vítimas, deixadas amarradas na própria residência. Fugiram. Minutos depois as vítimas conseguiram se desamarrar. E seu veículo foi encontrado abandonado em um brete próximo da rodovia BR 472.

A polícia conseguiu identificar um dos suspeitos, responsável por transportar os assaltantes até o local do roubo, bem como o veículo utilizado no crime, além de outros envolvidos.

Na tarde de domingo último, um dos ladrões portando um revólver, calibre .38 e 11 munições, foi preso em flagrante. E na manhã desta terça-feira foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, 4 no bairro Santana e 1 na zona rural de Uruguaiana, sendo apreendendido o veículo utilizado no roubo.

O homem preso nesta terça-feira possui 39 anos e antecedentes criminais por sete roubos, três furtos, receptação, três tráficos de drogas, três associação para o tráfico, organização criminosa armada, duas ameaças, dentre outros crimes.

Por essas acusações já condenado a penas que somam 23 anos de prisão.

Ele estava em liberdade condicional desde março de 2022.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.

As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no crime e encontrar as armas roubadas.

Câmara Municipal de Uruguaiana aprova contratação de vinte visitadores e aberturas de crédito

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou na sua reunião deste 12 de julho cinco projetos de lei de autoria do Poder Executivo. Entre eles a contratação, por tempo determinado, de visitadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde.

Serão até vinte profissionais para atender as demandas do Programa Criança Feliz (PCF) e pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM). A meta é alcançar quatrocentos indivíduos entre gestantes, crianças de 0-3 e crianças de até 06 anos com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Realocação de verbas aprovadas

Os demais projetos autorizam créditos adicional de R$ 8.792.105,35 para Gestão de Pessoal; Secretaria Municipal de Fazenda; Fundo Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação; e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Crédito adicional especial de R$ 1.378.708,00. Destes para a Secretaria Municipal de Educação (R$ 1200.000,00) destinados à aquisição de mobiliário e equipamentos para as Escolas da Rede Pública Municipal; e para Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (R$ 178.708,00) do Orçamento Participativo – Projeto Olho Da Comunidade.

Para Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (aquisição de lombadas onduladas); Secretaria Municipal de Cultura (Feira do Livro); e Secretaria Municipal de Turismo (aquisição de veículo e outros) foi autorizada abertura de crédito no valor de R$ 666.000,00, disposto no PL nº92/22.

O PL nº 93/22 trata de investimento para manutenção e conservação de estradas do interior do município. Fica autorizada pelo legislativo a abertura de crédito adicional especial no Fundestradas no valor de R$ 1.090.924,00.

Novos secretários de Educação e Habitação de Uruguaiana

- A professora Maria Helena Bairros Machado assumiu nesta semana a titularidade da Secretaria Municipal de Educação, onde atuava até então como secretária adjunta. Com a partida prematura do secretário Emerson, Maria Helena dará continuidade à administração até então desenvolvida.

Já na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, cujo secretário era Celso Duarte, assume como titular o policial militar da reserva e pedagogo Luiz Menezes, que respondia pela pasta através da função de secretário adjunto. Menezes também foi secretário adjunto de Desenvolvimento Social durante a gestão 2017/2020. Celso Duarte deixou a Secretaria para assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Aprovado salário mínimo de R$ 1.294

Após passar pelo Plenário do Congresso Nacional,

o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias

do próximo ano segue agora para sanção presidencial

- O Plenário do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (12/7) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO - PLN 5/22) para 2023, com a previsão de salário mínimo de R$ 1.294.

O projeto determina metas e prioridades para os gastos públicos do ano que vem, dando parâmetros para elaboração da Lei Orçamentária de 2023. A proposta segue agora para a sanção presidencial.

O valor estimado para o salário mínimo foi corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) projetado para 2022, de 6,7%. Mas esse valor ainda precisa de uma lei específica para ser definido.

Na votação dos destaques, foram aprovadas sete emendas em plenário. Uma delas estabelece regras para as linhas de crédito das agências oficiais de fomento e para a previsão de recursos à alimentação escolar.

Parâmetros

No projeto aprovado, a estimativa é de um déficit de até R$ 65,9 bilhões nas contas públicas em 2023 e de crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), tanto no ano que vem quanto em 2024 e 2025. Já a inflação prevista para 2023, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 3,3%, com taxa Selic (taxa básica de juros) em 10%.

Esses parâmetros econômicos — como inflação, PIB, salário mínimo, taxas de juros e de câmbio — afetam o desempenho da arrecadação da União e servem de base para a maioria das pro

Ministério da Agricultura atualiza o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura da maçã

Atualização traz aumento da produção no Rio Grande do Sul

- O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa - publicou nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União as Portarias SPA/MAPA nº 266-278 que atualizam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da macieira para as regiões Sul e Sudeste.

A atualização consiste em algumas alterações na Nota Técnica e aumento da área de abrangência, com novas regiões com potencial climático para a produção no Zarc da maçã para o estado do Rio Grande do Sul.

A metodologia utilizada foi a mesma para as demais culturas, na qual a classificação é feita com base na disponibilidade de água e nos índices de temperatura de cada região avaliada, para as diferentes fases da cultura. Os níveis de risco podem variar de até 20%, de 20% a 30%, de 30% a 40% e de mais de 40%. Dentro desta metodologia, as áreas com até 20% de risco são as mais indicadas e as com mais de 40% de risco não são recomendadas para o cultivo de macieira.

Segundo detalhado por Gilmar Nachtigall, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e um dos responsáveis pelo Zarc Maçã, a metodologia envolve a seleção de regiões com acúmulo de frio no período de inverno, condição requerida pela cultura, a partir das informações de temperaturas da base de dados meteorológicos.

A partir deste levantamento, foram estabelecidos três tipos de regiões quanto ao acúmulo de frio hibernal: alto, médio e baixo. Essas definições foram cruzadas com as informações fenológicas da cultura, permitindo definir indicações de cultivo para as diferentes regiões climáticas, aptas ao cultivo da macieira. “Com essas informações, os agricultores e técnicos podem planejar melhor o sistema de produção a ser adotado, a fim de evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases mais sensíveis da cultura minimizando, assim, os riscos de perdas na produção”, explica Nachtigall.

Outro aspecto que o pesquisador destaca é que o Zarc Maçã prioriza o plantio de cultivares de macieira que requerem elevado acúmulo de frio hibernal, como as cultivares do Grupo Gala e Fuji para as regiões com esta condição. Já em regiões que apresentem baixo acúmulo de frio, são indicadas variedades com menores exigências de acúmulo de frio, como as cultivares Eva, Julieta, Princesa e Condessa.

Zarc

O Zarc é uma ferramenta de análise do risco derivado da variabilidade climática e que considera as características da cultura e do solo, indicando as áreas e períodos de menor risco climático no país, definindo as regiões mais indicadas para o cultivo, de maneira a reduzir perdas e garantir rendimentos mais elevados. Além disso, permite aos produtores desses municípios o acesso ao crédito rural, Proagro e ao seguro rural.

Base de dados

A base de dados meteorológicos utilizadas na atualização do Zarc é composta por séries históricas de aproximadamente 30 anos, obtidas a partir das redes de estações terrestres, meteorológicas e pluviométricas, convencionais e automáticas, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do sistema HidroWeb, operado pela Agência Nacional de Águas, e às pertencentes ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), além de redes estaduais mantidas por instituições ou empresas públicas.

Aplicativo Plantio Certo

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar por meio de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOS e Android

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos” e nas portarias de Zarc por estado.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 13/07/2022
Reeditado em 16/07/2022
Código do texto: T7558812
Classificação de conteúdo: seguro