# No Momento - de Uruguaiana : Bolsonaro parte para o tudo ou nada / Ônibus entre Uruguaiana e Paso de Los Libres deve ser reativado *

Um jornal de atualidade

11/07/2022

- O ainda presidente Jair Bolsonaro fez um discurso pró-armas para apoiadores no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, dois dias depois do assassinato de um petista em Foz do Iguaçu. Não satisfeito, voltou a atacar ministros do Supremo Tribunal Federal - STF.

--“Eu entendo que arma é liberdade", disse, "é segurança e é a garantia de uma nação também. O maior exército do mundo é o americano, são seus Cacs também. Aqui nós estamos chegando a 700 mil Cacs. Em três anos e meio, dobramos o número de Cacs no Brasil”, disse Bolsonaro, no Palácio da Alvorada.

Cacs é a sigla de caçadores e coleciondores de armas.

O guarda municipal Marcelo Arruda foi morto a tiros em Foz do Iguaçu (PR) durante a comemoração de seu aniversário de 50 anos. A festa tinha temática do PT e Marcelo era filiado ao partido. O boletim de ocorrência da Polícia Civil local registra que ele foi morto por Jorge José da Rocha Guaranho, agente penitenciário federal e apoiador de Bolsonaro.

Bolsonaro escreveu ainfa na internet : “Dispensamos qualquer tipo de apoio de quem pratica violência contra opositores. A esse tipo de gente, peço que por coerência mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos”.

O ainda presidente disse aos seus apoiadores : “mais importante que a vida é a liberdade” , para em seguida atacar os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo.

--“O TSE convidou as Forças Armadas para participar de uma comissão de transparência eleitoral. Só que eles não entenderam, não sabiam que o chefe supremo sou eu. E eu determinei que as Forças Armadas, junto com seu comando de defesa cibernética, fizesse o trabalho que tinha que ser feito dentro do TSE”.

Continuando:

--“Nós fizemos e apresentamos sugestões. Agora, o TSE, na pessoa do Fachin, não aceita que o nosso pessoal técnico converse com o pessoal técnico deles. Quem age dessa maneira, não tem qualquer compromisso com a democracia. Deixo bem claro: Fachin foi quem tirou Lula da cadeia”.

Linha de ônibus entre Uruguaiana e Paso de los Libres deve ser reativada

- Está certa a retomada da atividade do trânsito vicinal fronteiriço através do transporte coletivo, porém, não há ainda uma data confirmada para esse retorno. Conforme o representante da empresa brasileira, que já tem as autorizações nacionais necessárias, faltam ainda detalhes em torno das liberações de rota para que se possa iniciar o trabalho novamente.

Além disso, se espera também a manifestação de interesse dos responsáveis pela empresa argentina de também se integrar ao processo.

O trabalho de restabelecimento do serviço de transporte entre as cidades vizinhas Uruguaiana e Paso de los Libres vem sendo tratado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Consulado Argentino em Uruguaiana.

Uma nova reunião marcada para a próxima semana

deverá trazer mais novidades sobre o caso

O transporte coletivo entre os dois municípios está inativo desde antes da pandemia, iniciada em março de 2020. Não foi definido valor para a tarifa.

Representando a Prefeitura de Uruguaiana, estiveram os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Santariano e Luciana Reis, e o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Coelho Fernandes. Do lado argentino, o intendente Martin Ascua.

A linha funciona há mais de 60 anos, transportando cerca de mil passageiros por semana. Inicialmente a meta é atender a demanda de usuários com quatro horários saindo do Brasil e quatro horários saindo da Argentina, diariamente. Porém, nada ainda ficou definido.

Também integraram o encontro representantes da Gendarmeria Argentina, Polícia Federal, Consulado Brasileiro em Paso de los Libres, Consulado Argentino em Uruguaiana, Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, Controle Integrado de Fronteira, Administração de Aduana, Delegacia da Receita Federal, Imigração Argentina.

Eduardo Bolsonaro comemora 38 anos com bolo decorado com revólver

FÁBIO ZANINI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No dia em que um militante petista foi morto por outro bolsonarista em Foz do Iguaçu (PR), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comemorou seu aniversário de 38 anos com um bolo decorado com uma arma.

"Feliz 38, meu amor!", escreveu sua mulher, Heloísa, em uma rede social, junto a uma foto em que o casal aparece com a filha de ambos, de menos de dois anos de idade, ao lado do bolo e de uma vela acesa.

O bolo é enfeitado com um revólver calibre 38, referência à idade do deputado, e alguns projéteis. O filho do presidente é defensor de facilitar o acesso a armas para a população, e participou de uma manifestação sobre esse tema na Esplanada dos Ministérios no sábado (9). Ele não se manifestou sobre o crime na cidade paranaense.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 11/07/2022
Reeditado em 11/07/2022
Código do texto: T7557207
Classificação de conteúdo: seguro