# Kalúnia 2022 - Economia fracassada de Paulo Guedes derrete - Bolsa sofre queda recorde, dólar estoura / Ministério da Economia mascara déficit bilionário do país / A inflação do leite*

Um jornal de boatos confirmados

Ibovespa fecha com queda de 2,9% e perde os 100 mil pontos; ações da Petrobras (PETR4) desabam

Ibovespa fechou no menor patamar desde novembro de 2020 , abaixo dos 100 mil pontos

- A queda de 2,9% no pregão desta sexta-feira - menor patamar desde novembro de 2020 e abaixo dos 100 mil pontos acumula perda de 4,7% no ano. Em junho, o índice recua 10,33%; na semana caiu 5,42%.

O dólar comercial, por sua vez, subiu 2,35%, cotado a R$ 5,143 na compra e R$ 5,144 na venda – na máxima do dia esteve valendo R$ 5,149. A alta da divisa americana foi impulsionada por ruídos políticos, com destaque para guerra do governo contra a Petrobras.

Repercussões Fomc e Copom

Na quarta-feira, após o fechamento dos mercados, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, passando de 12,75% para 13,25% ao ano na última quarta quarta-feira (15).

O fato de o Banco Central ter citado no seu comunicado a expressão “para o redor da meta” para a convergência da inflação, mencionado o ano de 2024 na sua análise e deixando a porta aberta para um ajuste de igual ou menos magnitude no encontro de agosto, chamou atenção.

O tom do comunicado foi considerado hawkish (preocupado com a inflação), mas o termo “ao redor da meta” indicaria uma postura dovish (menos preocupada com a inflação).

Na quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, com a B3 fechada, o termômetro do mercado para os investidores migrou para os ADRs (American depositary receipts) negociados nas bolsas dos EUA, e o índice Dow Jones Brazil Titans 20 ADR fechou com queda de 4,48%.

Ações

Entre as maiores baixas por peso, destaque para Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3). As ações da mineradora despencam 5,22%, a R$ 77,41, acompanhando a forte queda do minério de ferro na China.

Já os papéis ordinárias e preferenciais da petroleira recuaram, ao final do pregão, respectivamente, -5,22%, R$ 29,93, e -6,09%, R$ 27,31, mesmo após a estatal anunciar reajuste nos preços dos combustíveis.

Também se destacaram entre as quedas: 3R Petroleum (RRRP3) e Met. Gerdau (GOAU4), recuando, respectivamente, 9,51% e 8,51%, seguidas das ações de PetroRio (PRIO3), com perda de 8%.

Por outro lado, entre as altas, estiveram as ações da CVC (CVCB3) e da Alpargatas ([ALPA4]), avançando, respectivamente, 9,69% e 4,77%, seguidas das ações da Qualicorp (QUAL3), com ganhos de 4,56%.

Repercussão

Para Juan Espinhel, da Invest Consultoria, os ruídos políticos em torno da Petrobras, após anúncio de reajuste nos preços do combustíveis demonstra para investidores que não se pode confiar tanto assim na governança da companhia.

Segundo Espinhel, o mercado já começou a precificar uma nova alta de 0,5 p.p. da Selic em agosto, o que sinaliza uma inflação ainda forte no país. Ele também lembra que a alta de juros afasta o investidor da bolsa brasileira.

Orçamento mascarado

- "O resultado total no período ficou deficitário em R$ 21 bilhões", esta frase relativa ao orçamento do Governo Federal de 2021 se encontra no meio do boletim da Secretaria do Tesouro do Ministério da Economia, que destaca "um superavit orçamentário de R$ 358 bilhões".

Acontece que ao invés de ressaltar a conta receitas de R$ 6,213 trilhões menos despesas de R$ 6,235 , que alcança R$ 22 bilhões negativos, o balanço somou às receitas R$ 8,922 trilhões de valores patrimoniais. Ou seja, um superávit fabricado.

O campeão de gastos foi exatamente o pagamento de títulos públicos, com as despesas com o funcionalismo por último : "a rubrica 'despesas financeiras' apresentou aumento na ordem de R$ 365 bilhões, enquanto a de “perdas com ativos e assunção de passivos” teve alta de R$ 200 bilhões. A rubrica “outras despesas” aumentou em R$ 145 bilhões e a de “pessoal e encargos” foi responsável por um aumento de R$ 45 bilhões.

O Balanço do Setor Público Nacional é uma publicação anual que apresenta as contas consolidadas de toda a federação, abrangendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público e da Defensoria Pública. Contempla tanto a esfera federal como as estaduais, municipais e distrital.

Vale acrescentar que o chamado déficit público, colocado por último no relatório estourou acima de R$ 14,300 trilhões:

"Já o passivo total, valor que representa a soma das obrigações presentes, ficou em R$ 14,344 trilhões. Segundo o balanço, o saldo registrado nesse exercício apresentou aumento de 7,37% , ante aos R$ 13,359 trilhões registrados em 2020.

Esse valor consolidado é composto por R$ 7,998 trilhões em financiamentos na forma de dívida pública mobiliária e contratual; R$ 5,406 trilhões em passivos relacionados aos regimes previdenciários; e R$ 940 bilhões relativos a “outras obrigações”.

Com isso, o passivo descoberto, que representa o patrimônio líquido, está negativo em R$ 5,353 trilhões. Esse valor residual decorre dos ativos dos entes públicos, após serem deduzidos todos seus passivos. “Nesse montante estão incluídos também o resultado do período e os ajustes da exclusão de saldos de transações recíprocas entre os entes da federação”, esclarece o Tesouro Nacional.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Esta é a inflação real

USP detecta que preço do leite ao produtor subiu 14,5% desde o início do ano

- Pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) sobre o preço do leite traz uma notícia preocupante tanto para as famílias brasileiras quanto para os produtores e as indústrias.

Segundo a análise, o preço do leite ao produtor já acumula aumento real de 14,5% nos cinco primeiros meses do ano. E junho pode fechar com nova alta de 5%.

Com isso, a expectativa é de que o preço do leite e de produtos derivados continue subindo. Vale lembrar que, de maio de 2021 a abril passado, o leite longa vida subiu 23,4%, muito acima da inflação do período, que ficou em 12,13%.

Bohn Gass: a culpa não é do produtor

O deputado federal Bohn Gass (PT-RS) concorda com Padilha na responsabilização do atual governo por esse quadro. “O elevado preço para o consumidor não é culpa do agricultor”, garante o parlamentar.

“O agricultor, para produzir, precisa usar diesel, que está caríssimo; precisa adubar a pastagem, e o adubo está caríssimo; precisa comprar sementes, que estão caríssimas. Os insumos todos estão caríssimos e são responsabilidade do governo, porque todos são preços que poderiam ser controlados”, explica.

Ao mesmo tempo, lembra Bohn Gass, os trabalhadores estão com o salário congelado e consomem cada vez menos, o que também ajuda a elevar o preço nos supermercados. E mesmo que o preço do leite pago pela indústria esteja subindo, essa alta não compensa. “Muitos agricultores estão, neste momento, inclusive, deixando de atuar na produção do leite, em razão desses altos custos”, ressalta.

Políticas de segurança alimentar abandonadas

Em entrevista ao Globo Rural, a pesquisadora Natália Grigol, do Cepea/USP, confirma o que diz o deputado. Segundo ela, a produção de leite cru caiu 8,2% desde o começo do ano, e o aumento do preço não foi suficiente para reaquecer a produção.

“Apesar de os gastos com o concentrado terem recuado devido às recentes desvalorizações da soja e do milho, o desembolso do produtor com a alimentação do rebanho segue em patamar elevado”, diz Grigol.

Segundo Bohn Gass, esse quadro que pune tanto os produtores quanto os consumidores, prejudicando especialmente as crianças, é resultado do abandono das políticas de segurança alimentar que existiam nos governos Lula e Dilma.

“A solução seria nós termos custos mais baixos, tanto da energia, dos insumos; juro diferenciado, e aí entra o Plano Safra para ter o juro diferenciado e crédito com esse juro subsidiado; e, ao mesmo tempo, estoques de alimentos para os animais, para que a gente tenha uma equação melhor sobre isso”, observa Bohn Gass.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 30/06/2022
Reeditado em 01/07/2022
Código do texto: T7549391
Classificação de conteúdo: seguro