# No Momento - de Uruguaiana : Presidente da Caixa Econômica Federal - CEF - Pedro Guimarães é acusado de tarado e diz "tenho uma vida pautada pela ética" / Boate Vegas onde Wesley foi morto está coberta de protestos/ Uruguaiana ganha 350 árvores *

Um jornal de atualidade

29 de junho de 2022

(Ao comparecer com a esposa a evento remarcado depois em Brasília, Pedro Guimarães não respondeu às denúncias)

- O presidente da Caixa Econômica Federal - CEF - Pedro Guimarães atacou sexualmente várias funcionárias do banco, uma delas declarou à imprensa ter sido puxada pelo pescoço e ter ficado em choque após o assédio. A funcionária não quis se identificar com medo de retaliação do comando do banco, mas declarou que os assédios de Pedro Guimarães aconteciam diante de todos, dentro e fora da sede da CEF em Brasília - Distrito Federal.

Além da funcionária , existem outras que se queixaram ao Ministério Público Federal. Este abriu investigação.

-- "Não falei antes com medo e vergonha", disse ainda a funcionária, "e agora me sinto culpada porque penso que se tivesse falado antes, outras mulheres não teriam passado pelo que passei, nem por situações piores".

Ela relatou que uma vez, a sós com Pedro Guimarães, ele perguntou se ela "estava com ele". A funcionária entendeu que a pergunta era em relação ao governo. Ela respondeu sim.

--"Aí quando fui sair, ele me puxou pelo pescoço e disse: 'Estou com muita vontade de você'. Saí da sala, em choque e chorandoDepois, em outro momento, ele já passou a mão pela minha cintura e foi abaixando, mas saí antes que piorasse."

A mesma funcionária acusou o presidente da CEF - Pedro Guimarães - de ter o hábito de beliscar mulheres

--"As pessoas aceitam o abuso com medo da retaliação, do poder dele, isso é, perder a função. Ele te tira de uma posição de destaque, que você estudou e tem qualificação para estar lá, para te colocar numa função muito abaixo. Isso da noite para o dia, sem nenhum aviso", disse.

Presidente da Caixa, próximo do presidente Jair Bolsonaro, Pedro Guimarães tentava ser candidato a vice-presidente.

Cinco funcionárias da CEF acusam Guimarães de assédio sexual. Outra delas diz que um assessor de Guimarães perguntou o que faria "se o presidente" quisesse "transar com você?". Ela diz que Pedro Guimarães estava numa piscina --"parecia um boto se exibindo". E funcionárias recebiam chamados para ir no quarto do presidente da CEF.

--"'Tenho uma vida pautada pela ética", diz Guimarães após denúncia de ataques sexuais

- Acusado de atacar sexualmente pelo menos cinco funcionárias da Caixa Econômica Federal - CEF - seu presidente, Pedro Guimarães, declarou, nesta qyarta-feira, que tem "uma vida inteira pautada pela ética" e orgulho de como se portou ao longo da vida.

Guimarães participou, na manhã de hoje (29), de um evento da CEF, inicialmente havia cancelado, depois das denúncias divulgadas nesta terça-feira, acompanhado da mulher.

--"Quero agradecer a presença de todos vocês, da minha esposa. São quase 20 anos juntos, dois filhos e uma vida inteira pautada pela ética. Tanto é verdade que, quando eu assumi o banco, ele tinha os piores ratings [classificações] das estatais. [Foram] dez anos de balanços com ressalvas. E hoje a gente é um exemplo. Então tenho orgulho do trabalho de todos vocês e da maneira como eu sempre me pautei em toda a minha vida" .

Boate em que Wesley Ferreira foi morto está coberta de cartazes de protesto contra impunidade do sargento que o matou

- A boate Vegas, na rua Vasco Alves de Uruguaiana, próxima à ponte para Passo de Los Libres, na frente da qual o estudante Wesley Ferreira da Nova foi morto a tiro por um sargento de Exército local está coberta de cartazes com o nome da vítima, pedindo "Justiça" e acusando o assassinato de mais um de um negro sem punição.

O estudante de Educação Física, Wesley Ferreira da Nova, de 24 anos, foi baleado no estômago, na madrugada de domingo (19).

O atirador, de 26 anos, terceiro sargento do Exército, de 26 anos, estava na companhia da ex-namorada de Wesley. Preso em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil, ele foi encaminhado para uma prisão militar. Ele estava acompanhado por dois outros dois militares,também presos em flagrante. Um deles, por porte ilegal de arma ; o outro por desacato, resistência e lesão corporal contra a brigada militar - polícia militar loca

Legítima defesa

O sargento alegou legítima defesa à polícia civil. Mas testemunhas o desmentiram. A Polícia Civil pediu a decretação de prisão preventiva do militar e aguarda decisão judicial.

O delegado da polícia civil de Uruguaiana - Robson Palomínio disse:

"Foram ouvidas cinco testemunhas que relataram todo o ocorrido, em depoimentos harmônicos e coerentes entre si. Elas afirmaram não se tratar de legítima defesa, ao contrário do que o investigado apontado disse".

A 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército de Uruguaiana, onde estão lotados os militares, emitiu apenas nota declarando: "por não se tratar de um crime militar, a Polícia Civil vem conduzindo as investigações". O sargento seria natural do Pará.

Homenagens

O velório de Wesley foi realizado na noite deste domingo em uma funerária de Urruguaiana. O jovem era jogador de basquete e estudante de Educação Física. Ele deixa os pais e uma irmã.

Ex-estagiário da Prefeitura de Uruguaiana e filho de funcionários públicos, Wesley foi homenageado pela administração municipal:

"No esporte, Wesley cativou a muitos pelo seu jeito espontâneo, sua vontade de viver e a inspiração em manter suas amizades através das brincadeiras. Amante do carnaval e tendo fortes raízes na maior festa popular brasileira, mantinha um grande grupo de amizade oriundo das escolas de samba de Uruguaiana", afirma a nota.

A Universidade Federal do Pampa - Unipampa - também lamentou a morte de Wesley, aluno da instituição. "A Reitoria da Unipampa, estarrecida com essa morte violenta, se soma à dor dos familiares e ao seu apelo por justiça, exigindo a transparência e a celeridade nas investigações", afirma o comunicado.

Leia a íntegra:

Nota da Unipampa:

Na manhã deste domingo, 19, o acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Wesley Ferreira da Nova, faleceu após se envolver, durante a madrugada, em uma discussão com um militar e ser atingido por disparo de arma de fogo. O fato ocorreu na cidade de Uruguaiana. O militar foi indiciado por homicídio e preso em flagrante. A Reitoria da Unipampa, estarrecida com essa morte violenta, se soma à dor dos familiares e ao seu apelo por justiça, exigindo a transparência e a celeridade nas investigações que, neste momento, estão sendo conduzidas pela Polícia Civil. A justiça deve ser feita para que casos como esse jamais se repitam”, assina o reitor da Instituição, Roberlaine Ribeiro Jorge.

Uruguiana ganha mais 350 árvores

Do Jornal da Cidade

- A Rio Grande Energia - RGE - está plantando 350 mudas nas calçadas de Uruguaiana. Além disso, vem sendo realizadas substituições de árvores, para segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana.

As ações ocorrem na avenida Setembrino de Carvalho, praça Anita Garibaldi, bairros União das Vilas, Cabo Luís Quevedo, Cidade Nova e João Paulo. A RGE ampliou os investimentos para 2022 do Programa Arborização + Segura, para R$ 2,2 milhões. Em 2021 foi investido R$ 1,8 milhão nas ações do projeto entre os mais de 26 Municípios que fazem parte do Programa.

A RGE disponibiliza as espécies adequadas as e equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte. Foram priorizadas espécies de menor porte nos locais próximos à rede de energia elétrica, como Ipê Amarelo, Camélia, Canudo de Pito, Quaresmeira Roxa, Extremosa, Manacá da Serra, Ipê da Várzea, Escova de Garrafa e Araçá.

A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada. A RGE ainda alertou para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.

O Programa Arborização + Segura traz, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 28/06/2022
Reeditado em 29/06/2022
Código do texto: T7547861
Classificação de conteúdo: seguro