# Momento Itajubense - Quatro Policiais Militares e aluno da Unifei são baleados em assalto à Caixa Econômica do Centro de Itajubá / Lula está a beira de vencer já no primeiro turno segundo Datafolha *

Jornal virtual de Itajubá -

Sul de Minas Gerais

Polícia Militar informou que quadrilha armada foi surpreendida,

deixando quatro bombas sem detonar na agência da CEF.

Dois policiais militares e um estudante da Unifei baleados

Batalhão da Polícia Militar sofreu tiroteio

Quatro suspeitos foram presos em fuga

Entrada do banco totalmente destruída

PM suspeita de ação de uma quadrilha de doze criminosos

- Dois policiais militares foram baleados no braço e no ombro e um estudante da Universidade Federal de Itajubá- Unifei baleado na perna; durante um assalto à Caixa Econômica Federal-CEF de Itajubá,

na noite de quarta-feira, 22 de junho.

O estudante da Unifeai baleado passou por cirurgia

no Hospital de Clínicas de Itajubá - HCI - mas não corre risco de vida.

O policial militar atingido por um tiro de fuzil no braço passou por cirurgia no Hospital das Clínicas de Itajubá. Outras cinco pessoas ficaram feridas durante a ação do bando de criminosos armados, que roubaram um carro na sua fuga . Quatro suspeitos foram presos e três carros apreendidos fora do município.

O alvo era o cofre de penhor da agência CEF.

A Polícia Militar de Itajubá informou que depois da troca de tiros, os criminosos se dividiram em dois carros: um no sentido de Pouso Alegre e outro no sentido de Maria da Fé.

Os assaltantes deixaram quatro bombas sem detonar dentro da agência bancária.

Moradores relatam pânico durante ataque

O morador, Paulo Sérgio Adani, de 72 anos, vizinho à agência da Caixa Econômica Federal - CEF- relatou momentos de desespero durante o ataque dos assaltantes. Ele estava em seu apartamento, a cerca de 100 metros da ação bandidos.

--“Foi cerca de 100 metros do meu apartamento. Fiquei escondido aqui com minha esposa e meu sogro. Dava para ver eles saindo dos carros com metralhadoras. Assim que começou nos escondemos aqui, foi muito tiro. Fiquei escondido na cozinha. Foram cerca de 40 minutos de tiros”, comentou.

Outra testemunha do assalto - Marcus Vinícius Meireles, que se encontrava em um restaurante próximo, disse que as portas do local foram fechadas e as luzes apagadas quando a ação dos assaltantes teve início no banco.

--“Estava em um restaurante com minha esposa e meus filhos. De repente, o dono do restaurante fechou as portas, pediu pra todo mundo entrar, apagou as luzes e explicou que estava tendo um tiroteio. De repente começamos a escutar os tiros. O barulho era muito alto, era assustador e por causa do eco a impressão era que estava a poucos metros da gente”.

A Polícia Militar suspeita que nada menos do que doze pessoas participram da ação em Itajubá. As buscas estão concentradas em Itajubá e região, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar de São Paulo.

Nicolas Gonçalves teve carro roubado na fuga dos assaltantes

- O motorista Nicolas Gonçalves teve o carro roubado pelos assaltantes da agência da CEF, na noite desta quarta-feira (22). Ele levava a namorada em casa quando foi surpreendido pelos assaltantes.

--"A gente foi abordado na ponte do Ceasa, bem próximo do batalhão, os bandidos jogaram o carro pra cima do meu, me forçando a frear. Em seguida, eles desceram fortemente armados, apontando a arma de grosso calibre na nossa direção. Eu só lembro deles falarem pra gente descer e sair correndo e foi o que a gente fez", disse.

Nicolas relatou, ainda, que se refugiou com a namorada em um posto da Guarda Municipal, onde pediram ajuda. Ele contou que os criminosos estavam em três carros lotados.

--"Depois que eu desci do carro eu tive a dimensão , porque eu tenho certeza que eles não iriam assaltar um carro com vários homens e tantas armas pesadas, eu já imaginei que poderia ser uma coisa bem grande que estava acontecendo aqui em Itajubá".

Nota da Prefeitura de Itajubá informa a prisão do batedor da quadrilha

- "A Prefeitura de Itajubá segue acompanhando as investigações do assalto a banco ocorrido no município na noite desta quarta-feira, 22 de junho. Assim, vem tranquilizar a população e informar que:

– O policiamento está reforçado em toda a região, inclusive com o mapeamento da área rural, contando com o apoio de militares do BOPE, do comando aéreo que apoia a tropa em terra e de militares de outras regiões, fazendo cerco aos criminosos também em outros estados.

– O Cinturão de Segurança, projeto da Prefeitura que instalou câmeras de vídeomonitoramento inteligente nas principais vias de acesso à cidade, está sendo fundamental para a estratégia de cerco aos criminosos.

– Um criminoso já foi preso e identificado como batedor da quadrilha.

– Quatro policiais militares foram feridos na fuga durante o cerco aos criminosos em outras cidades. Um deles passou por cirurgia. Todos encontram-se bem.

– Entre os civis, uma vítima foi ferida. Trata-se de um estudante da Unifei que estava de carro quando cruzou com os assaltantes que, por sua vez, atiraram em direção ao veículo. Um tiro atingiu o estudante na perna. Ele foi atendido no Hospital de Clínicas, recebeu atendimento médico e já teve alta.

– Quatro veículos utilizados na ação criminosa já foram encontrados.

– As forças de segurança seguem nas operações. Elas estão treinadas e preparadas para o combate e enfrentamento aos criminosos.

– Novas informações serão divulgadas ao longo do dia nos canais oficiais da Prefeitura com o apoio da Assessoria de Imprensa da Polícia Militar de Minas Gerais.

– Reforçamos o pedido para que a população compartilhe apenas informações de fontes oficiais e não encaminhe FAKE NEWS.

– Os serviços públicos, comércio e indústria estão funcionando normalmente.

A Prefeitura segue prestando todo o suporte necessário para ajudar as forças de segurança na resolução do caso."

Lula na frente

- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 19 pontos de vantagem à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), marcando 47% das intenções de voto no primeiro turno, no cenário estimulado. O ainda presidente tem 28%. Os resultados são da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 23.

Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes (PDT), com 8%, seguido por André Janones (Avante), que tem 2%. O cenário registrado é semelhante ao da pesquisa passada, realizada nos dias 25 e 26 de maio.

A terceira via, que se uniu em torno da senadora Simone Tebet (MDB) após a desistência de Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB), não alavancou. Mesmo com apoio dos tucanos e com a exibição da propaganda partidária na televisão, Simone Tebet aparece com 1%, um ponto a menos do que na última pesquisa.

Espontânea

O levantamento espontâneo, quando os entrevistados falam em quem vão votar sem serem estimulados por uma lista, reforça a polarização. Lula aparece com 37% na pesquisa espontânea, ante 38% na anterior. Bolsonaro cresceu três pontos, acima da margem de erro de dois pontos percentuais, e saiu de 22% para 25%. Ciro tem 3%.

A pesquisa mostra, ainda, que os indecisos na espontânea somam 27%, ante 29% no levantamento passado.

O instituto entrevistou 2.556 eleitores nos dias 22 e 23 de junho em 181 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-09088/2022.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 23/06/2022
Reeditado em 26/06/2022
Código do texto: T7544181
Classificação de conteúdo: seguro