# No Momento - de Uruguaiana : Rodas de Conversas / Polícia Federal prende ex-ministro da Educação / Noruega volta a custear Amazônia com Lula / Policiais são homenageados em Uruguaiana *

Um jornal de atualidade

22 de junho de 2022

II edição das Rodas de Conversas traz histórias políticas no rádio

- Acontece nesta quinta-feira,23 de junho, às 18h30, a II edição das Rodas de Conversas “Histórias Políticas” promovidas pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó. O evento contará com Egídio Carvalho, vereador no segundo mandato, radialista há 48 anos e também repórter e apresentador de TV; e Carlos Garcez, eleito vereador em 1992 e radialista há mais de 40 anos.

Notícia de última hora:

Ex-ministro sofre prisão preventiva por corrupção envolvendo distribuição de bíblias com recursos federais

- O ex-ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, acusado de corrupção na gestão da pasta, na sua residência em São Paulo - Capital. Houve prisões ainda dos pastores evangélicos Gilmar Santos e Arilton Moura. Os dois não eram funcionários do Ministério da Educação mas agiam como tal, com acesso direto ao ainda presidente Jair Bolsonaro, na liberação de verbas federais. Existem ainda duas outras prisões decretadas.

As ordens judiciais das prisões foram emitidas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal - Brasíoia. A investigação corre sob sigilo. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 5 prisões nos estados de Goiás, São Paulo, Pará, além do Distrito Federal. Outas medidas cautelares diversas, como proibição de contatos entre os investigados e envolvidos, também foram efetuadas.

O crime de tráfico de influência - corrupção - tem pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão. São investigados também fatos tipificados como crime.

Desvio chegou a R$ 9,7 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE

Os pastores criaram um verdadeiro gabinete paralelo no Ministério da Educação de desvio de recursos federais. O gabinete organizava encontros, no Ministério da Educação, dos pastores Gilmar e Arilton com prefeitos para pagamentos e empenhos que alcançaram cerca de R$ 9,7 milhões. Pelo menos dez prefeitos confirmaram ter sido achacados pelos pastores.

Bíblias

O pastor evangélico da Assemblèia de Deus - Arilton Moura - é suspeito de achacar pagamentos em dinheiro e até em ouro em troca da liberação de recursos para compras de bíblias para escolas e creches, conforme denúncia do prefeito de Luís Domingues(MA), Gilberto Braga (PSDB). O prefeito acusa o pastor Arilton Moura de exigir R$ 15 mil antecipados para protocolar demandas da prefeitura e mais um quilo de ouro depois dos recursos liberados.

As bíblias, comentadas e editadas pela editora Cristo para Todos, do pastor Gilmar Santos seriam distribuídas nos municípios pelo ex-ministro, pastor Milton Ribeiro - como chegou a acontecer na cidade paulista de Nova Odessa.

Quem são eles:

Pastor Milton Ribeiro

Ex-ministro da Educação, professor da Universidade Mackenzie e pastor Milton Ribeiro : pastor de uma igreja presbiteriana em Santos (SP), foi o 3º ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro. Chegou ao cargo em julho de 2020 após a demissão de Abraham Weintraub. Sem experiência em políticas públicas, foi escolhido como forma de aceno para a base religiosa que apoia o governo. Saiu do governo em 28 de março de 2022, depois do jornal "Folha de São Paulo" denunciar áudio em que ele priorizava um dos pastores a pedido do ainda presidente Bolsonaro.

Pastor Gilmar Santos

Pastor Gilmar Santos : líder do Ministério Cristo para Todos, um ramo da Assembleia de Deus, com sede em Goiânia. O ministro Ribeiro já pregou no templo, durante culto denominado Ceia Geral. A igreja dele é de pequeno porte se comparada a outros braços da Assembleia de Deus com atuação nacional. Além de Goiás, está presente nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Gilmar dos Santos diz ter mais de 40 anos como pastor. Santos também é presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros de Assembleias de Deus no Brasil Cristo para Todos.

Santos se notabilizou no meio evangélico como um pregador conhecido por frequentar diversas igrejas, para além do meio “assembleiano”. Apesar da amizade pública e do acesso diferenciado ao ministro Milton Ribeiro, o vínculo deles com o governo Bolsonaro é anterior à chegada de Ribeiro à Esplanada dos Ministérios.

Quem abriu as portas do governo para ele e seu braço direito, Arilton Moura -também investigado na operação-, foi o deputado João Campos (Republicanos-GO), pastor da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, ligado à convenção de Madureira, conforme informações de integrantes da bancada evangélica.

Pastor Arilton Moura: Braço direito de Gilmar dos Santos, Moura atua como assessor de Assuntos Políticos da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros de Assembleias de Deus no Brasil Cristo para Todos. Moura é apresentado, em registros oficiais do governo, com o cargo de secretário nacional da entidade. Em 2018, ocupou o cargo de secretário extraordinário para Integração de Ações Comunitárias, no governo Simão Jatene, no Pará.

Noruega está pronta para retomar pagamentos ao Fundo Amazônia com Lula

Por Gwladys Fouche

© Reuters

- A Noruega está pronta para retomar os repasses ao Brasil para a prevenção do desmatamento na Amazônia, se houver uma mudança de governo nas eleições de outubro, como sugerem as pesquisas de intenção de voto, afirmou o ministro do Meio Ambiente e do Clima do país escandinavo.

Os brasileiros vão votar para escolher um novo presidente neste ano, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou vantagem de 16 pontos percentuais em relação ao atual mandatário, Jair Bolsonaro, em pesquisa Genial/Quaest divulgada no dia 8 de junho e que apontou possível vitória do petista em primeiro turno.

Entre 2008 e 2018, a Noruega repassou 1,2 bilhão de dólares para o Fundo Amazônia, que paga o Brasil para prevenir, monitorar e combater o desmatamento, e tem no governo de Oslo o maior doador. As taxas de desmatamento desaceleraram no período em questão.

O fundo, no entanto, foi congelado após as taxas de destruição da maior floresta tropical do planeta dispararem no governo Bolsonaro, que assumiu o poder em 2019 e enfraqueceu a proteção ambiental, justificando que as atividades rurais e o garimpo na região amazônica reduzem a pobreza.

--"Se acontecer como as pesquisas mostram, e houver mudança (no governo) no Brasil, nós temos grandes esperanças em retomar bem rapidamente uma boa e ativa parceria", afirmou Espen Barth Eide, ministro norueguês do Clima e do Meio Ambiente, em entrevista à Reuters.

--"O que eles têm dito na oposição tem sido muito positivo", disse, acrescentando que o trabalho no fundo pode ser retomado "muito rapidamente", em questão de "semanas ou meses", "contanto que a oposição faça o que diz que irá fazer".

O Ministério do Meio Ambiente brasileiro não respondeu imediatamente a um pedido por comentários nesta quarta-feira

O ex-ministro da pasta Ricardo Salles, cético sobre as mudanças climáticas, havia criticado a administração do Fundo Amazônia em 2019, fazendo alegações genéricas sobre irregularidades em premiações concedidas a organizações não-governamentais.

A Noruega disse na época que estava satisfeita com a administração dos fundos, rejeitando as críticas.

O Fundo Amazônia possui atualmente 3 bilhões de reais, segundo as ONGs.

Uma vez reiniciado, o fundo deve ser utilizado para restaurar a governança ambiental desmantelada por Bolsonaro, afirma Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, um grupo que representa 65 organizações não-governamentais brasileiras da área ambiental.

O dinheiro, por exemplo, "deveria ser utilizado para financiar operações de campo das polícias locais e federal para combater crimes ambientais" como o garimpo e a extração ilegal de madeira.

Posteriormente, os pagamentos ao fundo deveriam acontecer de acordo com o desempenho brasileiro para impedir o desacelerar o desmatamento, para estabelecer incentivos para proteger a Amazônia, afirmou Anders Haug Larsen, diretor de políticas da Rainforest Foundation da Noruega.

(Reportagem de Gwladys Fouche em Oslo; reportagem adicional de Gram Slattery no Rio de Janeiro)

Câmara Municipal de Uruguaiama homenageia policiais civis e militares

- Sessão Especial será realizada, sexta-feira, 24 de junho de 2022, às 19h, no plenário do Poder Legislativo, por proposição do vereador Clemente Correa (PDT).

Policiais homenageados Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas - DRACO, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira - 1º BPAF, e do 6º Batalhão de Polícia de Choque - 6º BP Choque :

Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO)em Uruguaiana-RS.

1. Delegado de Polícia Civil Nilson de Carvalho

2. Inspetor de Polícia Roberto de Oliveira

3. Inspetor de Policia Daniel Isaque Riet Cardoso

4. Inspetor de Polícia Alex Sandro Lopes Laguna

5. Inspetora de Polícia Margherita de Cassia Sá Azevedo Lira

6 Escrivão de Polícia José Marçal Cardoso Medeiros

7. Inspetor de Polícia Cristian Salgueiro de Moraes

8. Policial Civil Getúlio Pio de Almeida Cunha

1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira

1. Policial Militar Fernando Ferreira Moraes

2. Policial Militar Carlos Adalberto dos Santos Leal

3 Policial Militar Tatiane Priscila Rodrigues Bicca

4. Policial Militar Luiz Darlan Maier Vargas

5. Policiais Militares Arolto Fernandes Gonçalves

6. Policial Militar Solon Vaz Portes

7. Policial Militar Laudemiro da Silva Soares

8. Policial Militar Yuri Camargo de Moura

9. Policial Militar Cassiano dos Santos da Silveira

10. Policial Militar Aline Zago Baldovino

Policiais Militares do 6º Batalhão de Policiamento de Choque (6º BP Choque):

1. Denis Alexsandro Denis Borges

2. Rafael Cardoso Emann

3. Lucas Giovane Lago

4. Pedro Prado Diniz Gonçalves

5. Marlan Villaverde Araujo

6. Jonathan Fernando Antunes de Moura

7. Willian Camargo Witt

8. Lucas Ledur Rigo

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 22/06/2022
Reeditado em 22/06/2022
Código do texto: T7543338
Classificação de conteúdo: seguro