# Momento Itajubense - Bolsonaro dá novo vexame, agora, na Rádio Jovem Pan/ Praça dos Esportes é da Prefeitura de Itajubá mesmo / Vale Gás não vale nada / Bolsonaristas ameaçam de morte jornalista*

Jornal Virtual de Itajubá - Sul de Minas Gerais

22 de junho de 2022

Notícia de última hora:

- O ainda presidente Jair Bolsonaro abandonou a entrevista que concedia neste início de tarde ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan, quando questionado sobre rachadinha. Bolsonaro saiu em meio a uma confusão entre os apresentadores do programa: André Marinho e Adrilles Jorge.

--"Rachador tem que ir para a cadeia ou não?", perguntou Marinho.

--"Não vou aceitar provocação tua. O teu pai quer a cadeira do Flávio Bolsonaro. Não tem mais conversa contigo", respondeu Bolsonaro, furioso.

O apresentador André Marinho é filho do empresário Paulo Marinho, suplente do senador Flávio Bom Bom Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente.

O outro apresentador - Adrilles Jorge - interrompeu a discussão e passou a elogiar o Jair. Logo depois, André Marinho disse que o PT não poderia voltar ao poder.

--"Por isso, por favor, responda à pergunta", voltou para o presidente.

--"Ou você só quer pergunta de bajulador?", continuou, interrompido por seu colega enquanto o ainda presidente Bolsonaro apagava sua participação virtual na entr entrevista.

O senador Flávio Bolsonaro é acusado pelo Ministério Público de peculato, lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa no caso das "rachadinhas". O termo é utilizado para descrever o desvio de salários de assessores.

Praça dos Esportes passa a ser municipal

- O Itajubá Tênis Clube - ITC - agora é oficialmente da Prefeitura de Itajubá. O prefeito Christian Gonçalves assinou escritura da doação na tarde desta segunda-feira, 20 de junho, em Belo Horizonte. A doação decorre da Lei 23.483/2019, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro.

A popular Praça de Esportes está localizada entre a avenida Paulo Chiaradia e a rua Umbelina Chiaradia - bairro São Vicente. Sua área total alcança de 18 mil m², incluindo complexo aquático, campo de futebol, pista de atletismo e quadras externas.

Ela já estava cedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais para uso da população, mas agora, passa a propriedade do município.

Vale Gás não vale nada - R$ 53,00 é menos da metade do valor médio do botijão em 23 estados e Brasília

- O último levantamento de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP- da semana de 12 a 18 de junho, aponta valor de R$ 53,00, inferior a metade do valor do botijão de 13 kg em 23 estados e Distrito Federal.

Levantamento da ANP mostra um salto no valor médio mensal do botijão em março e abril deste ano e queda em maio e junho, mas ainda se mantendo num patamar de valor elevado. Veja abaixo:

Junho de 2022: R$ 112,58

Maio de 2022: R$ 112,86

Abril de 2002: R$ 113,51

Março de 2022 - R$ 109,31

Fevereiro de 2022 - R$ 102,52

Janeiro de 2022 - R$ 102,41

Dezembro de 2021 - R$ 102,32

Novembro de 2021 - R$ 102,44

Outubro de 2021 - R$ 100,78

Setembro de 2021 - R$ 97,74

Agosto de 2021 - R$ 93,43

Quem tem direito

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal - CadÚnico - com renda familiar mensal igual a meio salário mínimo nacional (R$ 606).

Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada da assistência social - BPC - que prevê um salário mínimo mensal (R$ 1.212) à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem a família;

A lei estabelece que o auxílio será concedido "preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência".

Como é feito o pagamento

Os pagamentos são feitos nos meses pares, nas mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil – que se baseiam no final do Número de Identificação Social (NIS).

Os pagamentos de junho começaram no dia 17. Os primeiros a receber foram os beneficiários que possuem final 1.

Os cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil podem ser utilizados para o recebimento do vale-gás.

O saque pode ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. O benefício pode ainda ser pago em poupança social digital do Caixa Tem.

Bolsonaristas ameaçam de morte jornalista

- O repórter Lucas Neiva, do site Congresso em Foco, foi ameaçado de morte depois de denunciar um fórum anônimo de conteúdo desinformativo em prol do ainda presidente Jair Bolsonaro . Neiva vem recebendo ameaças de morte e teve dados pessoais vazados pelas pessoas que investigou.

--“Acabamos com a vida dele ou ignoramos isso, o meio termo só vai prejudicar o chan. Votem”, dizia uma das publicações no imageboard. O Congresso em Foco e uma de suas editoras também foram alvos de ataques.

Outras respostas no fórum identificavam o profissional de imprensa com nome e perfil no Twitter e divulgavam o seu endereço. Expor dados pessoais em um ambiente hostil configura a prática chamada doxing que, segundo cartilha da Abraji e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra ataques digitais, pode vir a ser considerada como crime de participação em uma campanha de assédio e ameaças on-line.

Imageboards são fóruns virtuais para discussão de tópicos - um usuário levanta um tema, e os outros respondem. Tudo isso sem requerer identificação de seus membros, o que torna difícil responsabilizá-los por suas declarações. “Ataques a movimentos sociais, propaganda de extrema-direita, divulgação de conteúdo declaradamente racista e antissemita, bem como teorias de conspiração ocupam o topo das abas políticas desses sites”, explica a matéria assinada por Neiva.

Ao menos doze usuários com identificações alfanuméricas diferentes se envolveram no debate sobre como reagir à reportagem do Congresso em Foco. Além de citar Neiva, uma publicação expõe o perfil da editora do Congresso em Foco Insider Vanessa Lippelt, chamada no texto de “autista”. Assim como o colega, Lippelt investiga grupos de extrema direita.

O site do Congresso em Foco foi, inclusive, alvo de ataque hacker e chegou a ser derrubado. A equipe de tecnologia do veículo investiga qual a abordagem usada pelos criminosos para tirar o site do ar.

Neiva disse que registrou boletim de ocorrência sobre as ameaças e injúrias na 9ª Delegacia de Polícia de Brasília. Provas entregues às autoridades indicam que os membros do imageboard cogitam a possibilidade de associar conteúdos forjados de nazismo e pedofilia ao jornalista, em uma tentativa de assassinato de reputação.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 21/06/2022
Reeditado em 22/06/2022
Código do texto: T7542405
Classificação de conteúdo: seguro