Jornalismo Tendencioso a Favor de Políticos (trecho)

Muitos de nós sabemos que o Jornalismo deve ser imparcial, que sua missão é informar, privando essas informações de juízos particulares que intentam a manipulação dos indivíduos. Porém há quem se utilize do jornalismo como ferramenta persuasiva a favor de outrem, como políticos, por exemplo.

Segundo preleciona Felipa Cerol Martins, jornalista portuguesa: "Pressupõe que o jornalista se deve reger pelos factos e opiniões recolhidas, não dando ênfase à sua própria opinião sobre a matéria, nem favorecendo particulares." Ela completa exemplificando que se "Caso o jornalista tenha opinião, como de certo terá, deve guardá-la para si e cingir-se ao conteúdo da peça, tentando manter-se neutro e isento de quaisquer comentários que possam revelar a sua posição e influenciar de algum modo a população."

Todavia o jornalismo que algumas entidades têm praticado não segue esse princípio profissional. Pelo contrário, deturpam e corrompem tal princípio para favorecer interesses políticos. Ora, os melhores cabos eleitorais de um candidato político são as mídias: o poder da mídia é indiscutível e sua opinião, de fato, influencia a sociedade. No entanto, geralmente, as intenções de manipular as pessoas não são explícitas, muito pelo contrário, são ocultas, pois, segundo Adorno: "Com efeito, a mensagem oculta pode sem mais importante do que a que se vê, já que aquela escapará ao controle da consciência, não será impedida pelas resistências psicológicas aso consumos e penetrará provavelmente no cérebro dos espectadores." Portanto, mensagens favoráveis a políticos podem estar num tom de voz de um apresentador de telejornal ou estar subentendidas nas entrelinhas de uma matéria etc.

Para frear o uso do jornalismo para tais fins escusos é preciso criar leis que fiscalizem, que monitorem todo o conteúdo informativo, principalmente os de telejornais de audiência volumosa, revistas e jornais impressos de grande circulação. Afinal, a liberdade de imprensa não foi constituída para que fosse utilizada dessa forma desvergonhada. Se a imprensa se vale dessa lei para enganar os cidadãos, então ela deve ser revista.