# Momento Itajubense - Atentado destrói a fogo três ônibus da Valônia/ Ex-prefeito Rodrigo Riera desiste de candidatura a deputado federal *

Jornal virtual de Itajubá - Minas Gerais

Segunda -feira, 20 de junho de 2022

Atentado destrói três ônibus do Expresso Valônia

Veículos ficaram completamente destruídos pelo fogo

- Os ônibus foram queimados em uma garagem da empresa , na madrugada deste sábado (18).

O Corpo de Bombeiros de Itajubá informou que o incêndio, de grande proporções, durou três horas.

Foram utilizados mais de 9 mil litros de água para debelar o incêndio dos dois ônibus e e de um micro-ônibus.

O ex-prefeito Rodrigo Riera, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB - desistiu de sua candiudatura a deputado federal este ano, segundo declarou, semana pasasada, ao jornal 'Itajubá notícias'.

Capitólio: novo acidente deixa vítimas no Lago de Furnas

- Duas pessoas morreram, na noite deste sábado (18), após uma embarcação virar no Lago de Furnas, nos arredores de Capitólio, Sul de Minas Gerais, local de outra tragédia com mortes no começo do ano. Uma lancha com 14 passageiros a bordo apresentou problemas mecânicos e pediu apoio a outra embarcação. O resgate foi feito por uma chalana com dez passageiros que, no momento do transbordo, não suportou o peso e virou. As vítimas são uma mulher de Paraguaçu (MG) e um homem de Guarulhos (SP). A Marinha e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu - foram acionados e as vítimas tentaram ser reanimadas, sem sucesso. Um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades de ocorrência.

Este foi o segundo acidente com vítimas na região em aproximadamente seis meses. No início de janeiro, uma rocha das encostas do cânion do Lago de Furnas desabou sobre um barco. O episódio causou a morte do piloto e de nove turistas que estavam na lancha . Outras vinte e sete pessoas ficaram feridas. Inquérito da Polícia Civil de Minas Gerais acusou a queda do bloco de rocha no lago de Furnas como desdobramento de eventos naturais, sem influência da ação humana. A atração tinha sido parcialmente reaberta no dia 30 de março.

Prefeitura de Itajubá desencadeia turismo rural do município

- Projeto piloto de turismo rural aconteceu neste sábado, 11 de junho, no bairro Peroba quando o prefeito Christian Gonçalves e o vice-prefeito Nilo Baracho realizaram um passeio guiado nas hortas do bairro, além de café e almoço oferecidos pela comunidade local.

--“Existe um potencial enorme para o turismo rural em nossa cidade e nós vamos explorar isso. O objetivo é alavancar a renda dos produtores e a economia da cidade”, destacou o prefeito Christian.

Prefeitura de Itajubá desencadeia turismo rural do município

Os proprietários rurais já estão recebendo o apoio técnico da Emater e Secretaria de Cultura e Turismo. Além de visitas a hortas e gastronomia, eles também poderão explorar outros atrativos como trilhas, cachoeiras e visitas a mirantes.

Entre os diversos benefícios, o turismo rural traz novas experiências e recarrega as energias das famílias que moram nos centros urbanos, contribui para a preservação do meio ambiente e valoriza os produtores e produtos da região, diversificando a renda das comunidades locais.

Bolsonaristas partem para a ignorância em Ubrlândia

Drone despeja líquido malcheiroso

em apoiadores do PT em Minas

-Um drone (mini-helicóptero manipulado) prulverizou uma substância não identificada no público de Lula em Uberlândia, nesta quarta=feira, Três pessoas foram detidas pela polícia para dar explicações.

O crime aconteceu quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu ao de lançamento da chapa com Alexandre Kalil (PSD), pré-candidato ao governo de Minas Gerais.

Testemunhas informaram que o líquido foi jogado antaes do discurso de Lula estava programado para às 18 horas, ou seis horas da tarde.

--“O drone parecia daqueles de pulverizar plantações e muita gente achou que fosse água. Nós só percebemos quando sentimos o cheiro, parecia estrume ou água de banheiro químico”, disse Carlos Alberto, que estava no meio do público.

Uma pessoa foi abordada pela Polícia Militar nas imediações do evento em uma caminhonete como suspeito de ter jogado o líquido nas pessoas. O nome dele não foi divulgado.

Prefeitura de Itajubá distribuiu 7.635 mochilas novinhas para todos os alunos das 22 escolas e 13 creches municipais

- Além das mochilas, todos os alunos de Pré-Escola (Pré 1 e Pré 2) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) das escolas municipais receberam um estojo.

Mãe perde guarda da filha depois de levar ela à macumba

- Uma mãe de Ribeirão das Neves , região metropolitana de Belo Horizonte, denunciou a perda da guarda da filha depois das duas assistirem um ritual de Umbanda na cidade. Liliane Pinheiro, de 37 anos, diz que houve racismo religioso por parte da escola e do Conselho Tutelar do município.

A mãe da adolescente de 14 anos , faxineira, acrescentou que recebeu recomendação médica para que a filha iniciasse tratamento neurológico em 2021, mas vem guardando dinheiro para pagar a consulta.

Ela explica que a filha passou a seguir a religião em um centro de Umbanda de Riberirão das Neves este ano, que ela, Liliane, já frequentava. A decisão da jovem foi descoberta na escola, que chamou e hostilizou a mãe.

A escola acionou o Conselho Tutelar, que deu queixa no Ministério Público de Minas Gerais. E Liliane perdeu a guarda da filha no dia 20 de maio.A menina foi levada para a casa de uma irmã por parte do pai.

Campanha de Lula segue a toda em Minas:

Partido dos Trabalhadores recupera força

no Triângulo Mineiro com visita de Lula

Partido elegeu deputados federais e estaduais

na região desde os anos 90,

mas sequência foi interrompida em 2018

- Depois da aliança entre Lula e Kalil, o ex-presidente Lula foi esta semana, a Uberlândia, no T.riângulo Mineiro.

Candidato à reeleição para prefeito em 2016, ano do impeachment de Dilma Rousseff (PT), Gilmar Machado ficou em terceiro lugar, com apenas 10,2% dos votos. Em 2018, se candidatou a deputado federal, mas ficou como suplente. Pela primeira vez, o PT não elegeu deputados estaduais ou federais no Triângulo Mineiro.

“Nós tivemos um grande problema em 2018, que foi a campanha anti-PT. Todo mundo sofreu e eu sofri também”, disse Machado. “Agora nós nos reorganizamos. Vamos mostrar força e que o PT na região vai fazer de novo parlamentar, tanto federal quanto estadual”.

Em seu discurso, o ex-ministro do Transportes do governo Lula, Anderson Adauto, o único candidato citado nominalmente por Lula. Adauto, ex-prefeito de Uberaba, é pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB.

Vereadora quer mais diversidade na bancada do PT

Já a vereadora Dandara (PT) demonstrou apoio às candidaturas de Lula, de Kalil e de Alexandre Silveira para senador, mas cobrou em seu discurso que o partido tenha mais diversidade em relação aos membros eleitos para cargos públicos.

--“Presidente, quando eu olho aqueles banners lá (com Lula, Kalil e Silveira), eu não vejo o povo que tá aqui embaixo, que são negros, mulheres e jovens. Nós queremos que a política tenha a cara, a cor e a identidade do povo brasileiro”, disse ela.

Ela explicou que o PT teve cotas para as minorias como mulheres e negros antes de haver exigência legal, mas que também é preciso que essas pessoas ocupem os espaços de poder, como a ALMG e a Câmara dos Deputados.

--“Eu respeito a trajetória dos meus companheiros que são deputados federais do PT. Sei da contribuição que eles deram e dão ainda hoje para as lutas, para a resistência, mas não dá para a gente ter uma bancada de deputados federais de sete homens brancos, depois que a Margarida Salomão saiu para ser prefeita de Juiz de Fora”, disse Dandara.

E continuou:

“--Nós vamos votar em todos eles. Vamos ajudar muito a eleger o Lula, o Kalil, o Alexandre”, continuou ela. “Mas nós também queremos ocupar os espaços de poder. Nós queremos nos ver naqueles banners, naqueles cartazes. Não tem democracia sem a maioria da população representada, sem combater o racismo e a violência contra a mulher”, concluiu.

Campanha de vacinação de Itajubá contra a gripe Influenza e contra o sarampo segue até 24 de junho

- A campanha da gripe está atendendo idosos com 60 anos funcionários da Saúde,crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e os grupos prioritários – gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

A campanha do sarampo atende funcionários da Saúde e crianças de seis meses até quatro anos de idade.

UNIDADE HORÁRIO DA SALA DE VACINA DIA

ESF BOA VISTA 9h às 16h 3ª e 6ª feira

ESF VILA ISABEL 9h às 16h 4ª feira

ESF CAIC 8h às 22h 2ª a 6ª feira

UBS SANTOS DUMONT 9h às 13h 2ª feira

ESF JD. DAS COLINAS 9h às 16h 2ª e 5ª feira

ESF PIEDADE 9h às 16h 2ª e 5ª feira

ESF REBOURGEON 8h às 22h 2ª a 6ª feira

ESF SANTA LUZIA 9h às 16h 6ª feira

UBS N. S. DE LOURDES 8h às 19h 2ª a 6ª feira

ESF SANTO ANTÔNIO 8h às 17h 2ª a 6ª feira

ESF AVENIDA 9h às 16h 4ª feira

ESF MEDICINA 8h às 17h 2ª a 6ª feira

ESF CRUZEIRO 8h às 17h 2ª a 6ª feira

POLICLÍNICA DA VARGINHA 8h às 21h 2ª a 6ª feira

ESF SANTA ROSA 8h às 17h 2ª a 6ª feira

ESF N. S. DE FÁTIMA 9h às 16h 3ª feira

UBS SANTA RITA DE CÁSSIA 8h às 19h 2ª a 6ª feira

ESF RURAL 1 8h às 15h 2ª a 6ª feira

ESF RURAL 2 8h às 15h 2ª a 6ª feira

UBS VILA RUBENS 8h às 21h 2ª a 6ª feira

POLICLÍNICA DO MERCADO 8h às 17h 2ª a 6ª feira

Docentes da UNIFEI e da Universidade de Brasília editam

livros sobre Modelos Discretos, Métodos Inversos

e Modelagem de Incertezas em Integridade Estrutural

- O professor Guilherme Ferreira Gomes, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é um dos autores da série de livros intitulada Discrete Models, Inverse Methods, & Uncertainty Modeling in Structural Integrity.

A obra é resultado de um trabalho colaborativo envolvendo profissionais de instituições de pesquisa e da indústria reconhecidas nacional e internacionalmente. Além do docente da UNIFEI, os coautores são os professores da Universidade de Brasília (UnB): Ariosto Bretanha Jorge (editor-chefe), que é também professor aposentado da UNIFEI; Carla Tatiana Mota Anflor e Sérgio Henrique da Silva Carneiro.

Os volumes são em divididos em: Volume I, Model-based and Signal-Based Inverse Methods; Volume II, Fundamental Concepts and Models for the Direct Problem (Parte I, Technologies, Structural Integrity & Material Modeling; Parte II, Discrete Modeling) e Volume III, Uncertainty Modeling: Fundamental Concepts and Models.

Segundo o professor Guilherme, os capítulos de cada volume livro discutem vários métodos diretos, métodos inversos e modelos de incerteza disponíveis para problemas inversos baseados em modelos e baseados em sinais, incluindo métodos numéricos discretos para mecânica do contínuo (Método dos Elementos Finitos, Método dos Elementos de Contorno, Método Mesh-Free, Wavelet etc.).

Ele também explica que os diferentes tópicos abordados incluem aspectos relacionados à modelagem multiescala, modelagem multifísica, métodos inversos (Otimização, Identificação, Inteligência Artificial e Ciência de Dados), Modelagem de Incertezas (Métodos Probabilísticos, Quantificação de Incertezas, Risco e Confiabilidade), Validação e Verificação de Modelos, sendo que cada livro inclui um capítulo inicial com a apresentação dos capítulos de livros incluídos no volume e sua conexão e relação com todo o conjunto de métodos e modelos.

Os livros trazem aplicações da engenharia nacional e internacional nos setores aeroespacial, naval, mecânico, nuclear, eólico e de óleo e gás e têm como público principal engenheiros e alunos de pós-graduação que desejam aprofundar seus conhecimentos em diferentes temas e tópicos da mecânica estrutural.

O projeto recebe apoio da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), da Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC) e da revista internacional Latin American Journal of Solids and Structures (LAJSS).

O Volume I já está publicado em formato aberto (open access) e pode ser acessado pelo seguinte endereço DOI: https://doi.org/10.4322/978-65-86503-71-5. E os volumes II e III têm previsão para publicação ainda no ano de 2022.

Os currículos dos autores da série de livros podem ser conferidos nos seguintes links:

– Guilherme Ferreira Gomes – http://lattes.cnpq.br/4963257858781799

– Ariosto Bretanha Jorge – http://lattes.cnpq.br/3558866397613277

– Carla Tatiana Mota Anflor – http://lattes.cnpq.br/0526742760439036

– Sergio Henrique da Silva Carneiro – http://lattes.cnpq.br/6280300531787552

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 17/06/2022
Reeditado em 20/06/2022
Código do texto: T7539427
Classificação de conteúdo: seguro