# No Momento - de Uruguaiana : Suspeitos confessam assassinato de Bruno e Philips / Carro mata duas pessoas em Uruguaiana / Caminhoneiros voltam a ameaçar greve / Bolsonaro e Lula:pequena diferença em São Paulo / PM atira bala de borracha em torcedor *

Um jornal de atualidade

Quarta-feira, 15 de junho de 2022

Notícia de última hora

Irmãos confessam assassinato de indigenista e jornalista inglês

corpos teriam sido mutilados e incendiados

- Os irmãos Amarildo da Costa de Oliveira e Oseney da Costa Oliveira confessaram o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Don Philips. A confissão aconteceu depois deles serem levados pela Polícia Federal - PF - ao local das buscas.

Antes a Polícia Federal apreendeu cartuchos de armas de fogo e um remo na casa dos dois irmãos.

--"As investigações continuam sendo realizadas de forma técnica, sem que esforços materiais e humanos sejam poupados para a completa elucidação dos fatos", informou comuncado da polícia federal.

Amarildo da Costa Oliveira foi na preso na terça-feira (7), depois de serem encontradas drogas e armas em sua residência.

Desaparecimento

Bruno e Phillips foram vistos pela última vez depois de chegarem na comunidade São Rafael, por volta das 6h do dia 5 de junho. Do local, eles partiram sentido a Atalaia do Norte.

--"Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas", segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari - Univaja.

Acidente na rua Íris Valls termina em dois mortos

- Um automóvel prisma e um motáxi se chocaram na rua Íris Valls, bairro Nova Esperança, de Uruguaiana, na manhã desta segunda-feira (13), matando os dois ocupantes da moto. A motorista do prisma bateu na motocicleta e ainda chocou-se com outro veículo, até parar no muro de uma residencia da rua Íris Valls cruzamento com a General Hipólito.

As vítimas fatais estavam na moto. Populares informaram que a motorista do prisma estava na rua preferencial em alta velocidade, quando o mototaxista atravessou sem respeitar a parada obrigatória.

criminosos haviam sido levados ao local das buscas para obter pistas sobre o paradeiro da dupla

Lula e Bolsonaro dividem eleitorado de São Paulo - Capital

- Em uma eventual disputa de primeiro turno, com recorte feito apenas na cidade de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcança 42%, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) 35% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) tem 6%, e Simone Tebet (MDB), 5%. Os demais nomes pontuaram 1% ou ficaram abaixo disso. Entre os entrevistados da maior cidade do país, 2% dizem que votariam branco ou nulo, e 6% não sabem.

Os números são da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada no dia 8 de junho, em uma simulação de primeiro turno estimulado, em que os nomes são apresentados aos entrevistados.

Foram ouvidas 1.200 pessoas do estado de São Paulo entre os dias 3 e 8 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos nos números gerais, e de seis pontos nos estratos.

Região Metroplotana e ABC

Na Região Metropolitana e ABC de São Paulo, Lula tem 40% das intenções de voto, e Bolsonaro, 33%. A maior vantagem do petista é na Baixada Santista, com 47% para Lula, e 32% para o atual presidente. Bolsonaro aparece com maior vantagem no Vale do Paraíba, com 61% xontra 18% para Lula.

- Notícia de última hora: Eduardo Leite anuncia pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul.

Caminhoneiros voltam a ameaçar greve

- Revoltada com o preço do óleo combustível, a Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores - Abrava - emitiu nota, nesta terça-feira, onde declara : "Qualquer porcentual, de qualquer tributo, que se anuncie retirar do preço de combustível será ineficaz para sua efetiva redução. O que se tem é uma diminuição temporária que, talvez, seja suficiente para reduzir o valor por dois ou três meses, no máximo, sendo que isso, ainda dependerá da frequência de aumentos promovidos pela Petrobras, que está atrelado ao mercado internacional".

A nota assinada pelo presidente da Abrava, Wallace Landim, o Chorão, termina prometendo uma nova greve da categoria: "Mantendo-se essa política cruel de preços da Petrobras, sem a garantia que o caminhoneiro autônomo tenha suas despesas de viagem integralmente ressarcidas, a categoria vai parar. Se não for por greve, será pelo fato de se pagar para trabalhar. A greve, é o mais provável e não demora muito", concluiu.

Contratações temporárias de professores são autorizadas

Prefeitura de Uruguaiana contratará cinquenta e oito novos professores

- O Projeto de lei nº 76/22 que dispõe sobre contratações de professores foi aprovado na reunião do dia 14 de junho de 2022. Trata-se da necessidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em atender a regular oferta de ensino de maneira que se possam cumprir aos duzentos dias letivos e às oitocentas horas-aulas correspondentes ao ano letivo.

O Poder Executivo reitera que as contratações se tornam indispensáveis, mais uma vez, para preencher vagas por afastamentos temporários de professores e vislumbra a conclusão do competente concurso público para o Magistério, conforme o Edital n.º Ed 125, de 5 de maio de 2022, através site www.fundacaolasalle.org.br/concursos, com previsão das provas para o mês de agosto.

A matéria autoriza a contratação de até cinquenta e oito professores, sendo até cinquenta vagas para professores de Educação Infantil, professores de Ensino Fundamental/Anos Finais, professores Coordenadores, professores Orientadores Pedagógicos e professores de Atendimento Educacional Especializado; e até oito vagas para Professores de Ensino Fundamental/Anos Iniciais.

Policial atira em homem rendido dentro de estádio e torcida registra o momento

LANCE!

- Um policial militar foi flagrado por torcedores atirando, com bala de borracha, nas costas de um homem dentro do Estádio Municipal Alício Camões de Araújo, em Goiás, durante o jogo entre Mozarlândia e Aruanã, no último domingo.

A policia militar de Goiás abriu um processo administrativo disciplinar para apurar o fato envolvendo os policiais do Comando do Policiamento Especializado - CPE. O homem foi alvejado com dois tiros, o que causou um ferimento nas costas.

Perseguição: Governo Federal rejeita pedido de anistia de Dilma Rousseff

Ex-presidente da República havia solicitado

indenização de R$ 10,7 mil,

para efeitos de aposentadoria,

por ter sido perseguida, torturada

e presa durante o regime militar

Félix Zucco / Agencia RBS

Dilma Rousseff, ex-presidente da República, teve o pedido de anistia negado

- O governo federal negou o pedido de anistia feito pela ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT). A decisão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União da segunda-feira (13).

A petista havia solicitado uma indenização de R$ 10,7 mil, para efeitos de aposentadoria, por ter sido perseguida, torturada e presa durante o regime militar.

A portaria seguiu a decisão da Comissão de Anistia que negou, em abril, o pedido da ex-presidente. Na época, a notícia foi comemorada pelo atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, e pela então ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

No primeiro ano do governo Bolsonaro, por exemplo, a comissão indeferiu 85% dos 2.717 pedidos de indenização, reconhecendo apenas 388 deles.

TV Globo é condenada a pagar R$ 1 milhão por ataques sexuais de diretor

à jornalista Carina Pereira - assédios aconteciam nos corredores da emissora

- A TV Globo foi condenada a pagar mais de R$ 1 milhão para a jornalista Carina Pereira, esta semana, pela Justiça. A sentença resultou de processo movido pela ex-apresentadora do Globo Esporte de Minas Gerais acusando assédio moral por parte de seu chefe na emissora. O juiz acusou a emissora de sexismo e responsabilizou a Globo pelo fato dos ataques acontecerem nas dependências da TV.

O juiz escreveu na sentença:

-¨ É evidente que em um ambiente marcado pelo sexismo, a postura corporativa da reclamada […] é necessária e elogiável, dada a importância do próprio Grupo Globo, em razão de seu porte e capilaridade social. Contudo, a missão não será cumprida se, à revelia de sua audiência, nos bastidores, estúdios, redações e reportagens, a reclamada não assegurar, de fato, a suas empregadas e a seus empregados, a proteção contra atos ofensivos e discriminatórios, que violam valores tão prestigiados em seus manuais de ‘compliance’ e políticas de promoção da diversidade, como apontado na defesa."

Covid no Pantanal

Cleo Guimarães - Rio de Janeiro

Dira Paes, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira e Gabriel Sater entraram para as estatísticas do coronavírus no país. Os quatro testaram positivo para a Covid-19 na semana em que o Brasil bateu recorde de novos casos - só na última terça (7) foram 80.603 contaminados, maior número desde 25 de fevereiro.

Os atores voltaram a gravar a novela 'Pantanal' in loco em meados de maio e fazem parte do mesmo núcleo. Dira e Marcos interpretam o casal Filó e José Leôncio; Jesuíta é Jove, um dos filhos de Leôncio. Todos moram na mesma fazenda, onde Sater (Trindade), entre outras atividades, trabalha como peão, toca viola e incorpora o Diabo, com quem fez um pacto.

Procurada por F5, a Globo enviou o seguinte comunicado: "Os Estúdios Globo estão acompanhando o desdobramento e os impactos da Covid-19 e, sempre que necessário e de acordo com as melhores práticas das áreas de saúde, revisita e atualiza os protocolos para viabilizar o trabalho nos sets com segurança para todos os envolvidos. No 'Pantanal', as gravações, que já estavam em sua reta final, foram readequadas."

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 15/06/2022
Reeditado em 15/06/2022
Código do texto: T7538211
Classificação de conteúdo: seguro